BYD King chega para desafiar Corolla e dar sobrevida aos sedans

O modelo chinês será o segundo da categoria no Brasil e terá um rival de peso, mas vem com o objetivo de ganhar a preferência dos brasileiros no segmento dos sedans híbridos
LF
Por
22.01.2024 às 17:20
O modelo chinês será o segundo da categoria no Brasil e terá um rival de peso, mas vem com o objetivo de ganhar a preferência dos brasileiros no segmento dos sedans híbridos

Desde 2021, quando a BYD anunciou sua chegada no segmento de automóveis no Brasil, especula-se que a marca trará um sedan médio para o nosso mercado. Essa especulação ganhou força quando a Mobiauto flagrou o Qin Plus noBrasil no ano passado. No entanto, agora os planos se voltam para outro modelo.

Estamos falando do BYD King, sedan de motorização híbrida, que deverá chegar ao Brasil apenas em 2025, como informado pelo site Autoesporte. Esse seria o segundo sedan na marca no território nacional, o primeiro foi o esportivo BYD Seal, que mal chegou e conseguiu bater de frente com o Porsche Panamera.

Você também pode se interessar por:

Voltando para o King, o modelo é um sedan de porte médio, com 4.780 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.710 mm de entre-eixos, medidas semelhantes ao seu rival japonês, o Toyota Corolla.

O design do modelo é arrojado, trazendo um visual moderno, em todas as linhas do sedan. Na dianteira, o BYD King vem com uma faixa de led acima dos faróis, muito semelhante à do BYD Dolphin. O design se repete na traseira, na qual o sedan se inspira nos SUVs e traz lanternas interligadas por uma faixa que percorre todo o porta-malas do modelo.

O visual moderno não fica apenas no lado estético do BYD King, na parte do interior, o modelo tem acabamento macio ao toque, tela multimídia giratória de 15,6 polegadas e cluster digital de 8,8 polegadas.

O “King” da economia

Mas a principal força do BYD King está justamente quando o assunto é economia, seja de combustível ou do bolso do motorista. Apesar da motorização do modelo não ter sido confirmada, o sedan deverá ser equipado com o motor 1.5 DM-i híbrido do SUV Song Plus. Seu sistema de combustão seria o mesmo, 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. No entanto, o motor elétrico se destaca, uma vez que são 179 cv de potência e 33,1 kgfm de torque.

Graças ao conjunto de baterias de 18,3 kWh, fabricado pela própria marca chinesa, o King pode chegara a 100 km de autonomia apenas no modo elétrico, segundo ciclo chinês WLTC. Utilizando o mesmo parâmetro, o alcance poderia superar aos 1.200 km, gerando um consumo de até 26,3 km/l.

O modelo também é basicamente uma evolução do BYD Qin Plus, que foi flagrando em 2023 aqui no Brasil pela Mobiauto , circulando pela Marginal Pinheiros, que poderia facilmente ser uma unidade de testes de componentes.

Vale ressaltar que o nome "King” deverá ser exclusivo do modelo na América Latina, pois sua patente já foi registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), como também revelado pela Autoesporte. Além disso, o sedan já é realidade em outros mercados com o nome BYD Destroyer 05.

Ao questionarmos a fabricante sobre a possível chegada do BYD King ser confirmada ou não, a fabricante chinesa foi evasiva e se limitou a dizer que informará em momento apropriado sobre novos modelos. Confira a nota na íntegra:

“O Brasil é um mercado importante para a operação global da BYD que estuda continuamente quais os melhores modelos para lançar no mercado nacional. No momento apropriado, a BYD comunicará a chegada dos próximos modelos à Mobiauto e à imprensa especializada”.

Comentários