BYD Dolphin Mini estreia na Europa com potência de Taos e nome de esporte

Hatch elétrico se adapta de acordo com o mercado me que atua, inclusive com diferentes níveis de potência e consumo
Vinicius Moreira
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21.05.2025 às 16:24 • Atualizado em 22.05.2025
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Hatch elétrico se adapta de acordo com o mercado me que atua, inclusive com diferentes níveis de potência e consumo

BYD Dolphin Mini, esse é nome do carro elétrico mais vendido no Brasil em 2024 e até o momento em 2025. Mas para fazer sucesso em outros mercados, a marca chinesa não tem o menor pudor em mudar o que for preciso no subcompacto, principalmente quanto ao seu nome ou desempenho.

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Na China, o elétrico é chamado de BYD Seagull (gaivota em inglês). Agora, o Dolphin Mini chega à Europa, onde será chamado de BYD Surf. Isso mesmo, um carro elétrico terá o mesmo nome da modalidade que tem sido dominada por surfistas brasileiros nos últimos anos.

Divulgação/BYD

Divulgação/BYD

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Essa não é a única diferença. No Velho Continente, o hatch elétrico chegará em três versões:

Dolphin Surf Active

  • Bateria: 30 kWh
  • Autonomia: 220 km (WLTP)
  • Potência e torque: 88 cv
  • Velocidade máxima: 150 km/h

Dolphin Surf Boost

  • Bateria: 43,2 kWh
  • Autonomia: de 322 km (WLTP)
  • Potência: 88 cv
  • Velocidade máxima: 150 km/h

Dolphin Surf Comfort

  • Bateria: 43,2 kWh
  • Autonomia: de 310 km (WLTP)
  • Potência: 156 cv
  • Velocidade máxima: 150 km/h

Aqui no Brasil, o Dolphin Mini foi lançado inicialmente na versão com quatro lugares, para só depois ter a opção com cinco assentos. Ambas as versões têm uma bateria de 30 kWh para uma autonomia de 280 km no padrão do Inmetro. O motor elétrico dianteiro oferta até 75 cavalos de potência e 13,6 kgfm de torque. A potência de 156 cv do BYD Surf é superior até ao que entrega um VW Taos, vendido no Brasil atualmente com motor 1.4 turbo flex de até 150 cv.

Reprodução/BYD

Reprodução/BYD

As medidas do hatch elétrico vendido na Europa são semelhantes ai que vimos no Dolphin Mini. O entre-eixos é o mesmo de 2,50 metros com diferença mais significativa no comprimento, com 3,99 metros para o europeu e 3,78 m no vendido aqui.

Divulgação/BYD

Divulgação/BYD

Na segurança, o BYD europeu já vem com central multimídia de 10,1 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência em faixa, itens que o Dolphin Mini não oferta aqui no Brasil.
Seja com nomes marítimos (surf e golfinho) ou que voam (gaivota), a BYD quer mesmo é ter o maior número de unidades do compacto rodando em terra firme pelo mundo.

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