BYD Dolphin Mini chega ao Uruguai custando menos que um Chevrolet Onix

Hatch subcompacto é aguardado para ocupar o posto de elétrico mais barato do Brasil
Renan Rodrigues
Por
09.01.2024 às 08:13
Hatch subcompacto é aguardado para ocupar o posto de elétrico mais barato do Brasil

Confirmando para o Brasil, o BYD Dolphin Mini já chegou às lojas do Uruguai. O hatch subcompacto será vendido em duas versões no país vizinho. Com isso, agora é possível imaginar o preço praticado em nosso mercado.

As versões EV 300 e EV 400 são vendidas por US$ 21.990 e US$ 23.990, ou por R$ 108 mil e R$ 118 mil, respectivamente, em conversão direta. O Dolphin, modelo já vendido no Brasil com preços a partir de R$ 148.990, é comercializado pelos vizinhos por U$S 32.990, cerca de R$ 160 mil em conversão direta.

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Para efeito de comparação, um Chevrolet Onix RS com motor 1.0 turbo e câmbio manual é vendido por US$ 22.690 (R$ 110 mil) no país vizinho.

Portanto, conforme esperado, é provável que o BYD Dolphin Mini chegue ao mercado brasileiro na casa dos R$ 100 mil, talvez um pouco abaixo como estratégia de lançamento. Vale lembrar que o nome do modelo na China, onde teve volume de vendas maior que a Fiat Strada no Brasil, é Seagull, que significa Gaivota.

Como é o BYD Dolphin Mini

Posicionado abaixo do Dolphin, o Dolphin Mini será o modelo de entrada da marca. Este é o quarto elétrico da BYD por aqui. Além dos dois, são ofertados Yuan Plus e D1, vendido exclusivamente para a 99.

Para efeitos de comparação, enquanto o Dolphin 4.290 mm de comprimento e entre-eixos de 2.700 mm (equivalente a um Toyota Corolla), o novo BYD Dolphin Mini será menor com seus 3.780 mm de comprimento, 1.771 mm de largura, 1.540 mm de altura e surpreendentes 2.500 mm de entre-eixos.

No mercado asiático, o Dolphin Mini conta com duas configurações de motorização. No Brasil, espera-se que a versão mais básica, que entrega até 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, seja a escolhida.

Por falar em alcance, o novo BYD Dolphin Mini, deverá contar com uma bateria de 38,8 Kwh de capacidade. No ciclo NEDC sua autonomia declarada supera os 400 km, mas na homologação do Inmetro esse número deverá cair para os 315 km – o que ainda é muito bom.

Entre os equipamentos, o Dolphin Mini tem quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de LED, assistente de estacionamento com câmera de ré e quadro de instrumentos 100% digital. Nas variantes de topo conta até com ACC (controle de cruzeiro adaptativo), carregador de celular por indução, frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa. A dúvida é se esses itens também irão chegar para o modelo que será vendido no Brasil.

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