BYD desiste de vender bizarro Yangwang U8 que virá ao Brasil para exposição

Modelo é um SUV de grande porte, com muito luxo e preparado para tudo
LF
Por
07.03.2024 às 11:07
Modelo é um SUV de grande porte, com muito luxo e preparado para tudo

A BYD chegou no Brasil com a ideia de ser uma marca focada em democratizar o acesso aos carros elétricos no país, o que de certa forma deu certo. Afinal, o mercado como um todo sofreu baixa no preço dos veículos elétricos, e tal decréscimo é justamente o efeito BYD. 

Mas a marca chinesa não quer trabalhar apenas no degrau mais baixo do segmento. O início de sua operação no Brasil, importando Tan e Han – dois modelos grandes e caros – é o que mostra isso. E a BYD queria dar um passo ainda mais adiante nesse sentido e trazer para cá o Yangwang U8, um SUV de grande porte que possui luxo e tecnologias impressionantes.

A Mobiauto já explicou mais sobre o modelo, que você pode conhecer melhor clicando aqui. Mas para se ter uma noção, o U8 possui tecnologias de se impressionar, como o poder de flutuar na água, dirigir 120 km com um pneu furado e até mesmo dirigir de lado em 90, assim como um caranguejo.

O visual é claramente inspirado no Defender, e por isso o modelo possui linhas quadradas. A grade possui diversos pontos cromados, que formam o cinturão de Kuiper, como informado pela fabricante chinesa.

No interior, o luxo é visto pelo acabamento em couro marrom. Além disso, o modelo possui cinco telas multimidias, com direito a uma para o passageiro dianteiro além de duas nas segundas fileiras, cada uma com 23,5 polegadas.

Até mesmo o motor impressiona. O SUV conta com motorização híbrida, que trabalha quatro motores elétricos, um em cada roda, em conjunto com um a combustão. No geral, isso tudo gera 1.150 cv de potência e 103,5 kgfm de torque.

A bateria é que não tem tanto alcance assim. Tanto que, com uma carga, é possível rodar apenas 180 km em modo só elétrico. E é por isso que o motor a combustão entra em ação, já que abastecido por um tranque de 75 litros, consegue fazer o SUV rodar até 1.000 km.

No Brasil, mas sem rodar por aqui

Como dissemos, a BYD havia confirmado que o modelo seria vendido no mercado brasileiro, tal confirmação veio a público em maio de 2023 e reiterada por outros portais em janeiro deste ano.

Contudo, segundo informações apuradas pela Mobiauto, o modelo não deverá ser, de fato, vendido no Brasil. A BYD pretende trazê-lo para cá, porém o modelo deverá ficar em exposições, tanto em concessionárias, quanto em eventos – como uma forma de mostrar a capacidade tecnológica da fabricante chinesa para os brasileiros.

Nas lojas para faturamento, ele não deve estar. E o motivo pode ser até mesmo seu preço. Diferente dos outros veículos da marca, o U8 não tem uma etiqueta tão competitiva. Na China, o modelo é vendido por 1.098.000 yuans, o que em conversão direta sai por R$ 777 mil, e aqui poderia chegar por cerca de R$ 1 milhão. Mas será que teria público para isso?

Comentários