BYD aposta em baterias de íons de sódio para tornar carro elétrico popular

Produções já devem se iniciar no começo de 2024, com o foco em democratizar ainda mais os preços dos elétricos
LF
Por
23.11.2023 às 16:40
Produções já devem se iniciar no começo de 2024, com o foco em democratizar ainda mais os preços dos elétricos

Quando falamos de carro elétrico, o grande empecilho de compra é justamente o preço. As fabricantes estão procurando formas de reduzir os custos de produção e uma dessas saídas é a utilização de baterias de íon de sódio. Agora, a BYD anunciou a produção em massa desse tipo de componente.

Esse tipo de bateria, além de mais barata, também é mais durável. Em junho desse ano, a Mobiauto revelou que pesquisadores da Austrália desenvolveram uma bateria de sódio-enxofre com uso de água salgada. A durabilidade desse tipo de bateria é maior que as de lítio disponíveis atualmente, para se ter uma ideia, o conjunto produzido pela startup australiano é 4x mais durável que uma bateria tradicional.

Você também pode se interessar por:

Além da durabilidade, a bateria de ions de sódio possui outros pontos positivos, como melhor desempenho em temperaturas frias, maior segurança, além de descarregarem mais lentamente do que as baterias de litio. Porém, nem tudo são flores, em relação as baterias presentes hoje no mercado, a bateria de ions de sódio, carrega mais lentamente, não alcança tensões tão grandes e possui uma densidade de energia mais baixa.

Voltando a falar do contrato da BYD, os valores giram na casa de US$ 1,4 bilhão, cerca de R$ 6,85 bilhões de reais na conversão direta. A fábrica com 310 mil metros quadrados ficará localizada em Xuzhou e produzirá anualmente 30 GWh de baterias, se tornando a maior fábrica de baterias de ions de sódio do mundo, o início da produção está previsto para março de 2024

Com o contrato já firmado, ainda não se sabe quais modelos receberão o novo conjunto de baterias. Durante o salão de Xanghai foi estimado que o BYD Seagull, modelo mais barato da marca e que chegará ao Brasil em breve, pudesse receber as novas baterias, porém, esse rumor foi negado pela marca.

Baterias de ions de sódio em crescimento na China

Outras fabricantes também estão buscando a tecnologia das baterias de ions sódío para os seus carros, a CATL, empresa chinesa focada em produzir baterias veiculares, fez um anúncio em abril dizendo que o Chery Icar receberia a tecnologia, mas nenhuma atualização foi feita desde então.

O primeiro carro EV com baterias de ions sódio foi o Sehol E10X, uma versão do nosso JAC e-JS1. No compacto em questão, o conjunto de bateriam tem 25 kWh de capacidade e autonomia de 250 km, porém, o modelo não passou de um protótipo.

Comentários