Criticado pelo preço, Dolphin Mini já é o elétrico mais vendido do Brasil
O BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil no mês de março. O elétrico chinês superou seu irmão Dolphin e acumulou 2469 emplacamentos no terceiro mês deste ano. Somando as vendas de Dolphin e GWM Ora 03 não chegam ao número de unidades comercializadas do subcompacto.
A chegada do Mini da BYD ao Brasil foi cercada de expectativa, com direito a lançamento feito pelo apresentador Luciano Huck. Esperava-se que o modelo viesse como o elétrico mais barato do Brasil. No entanto, o anúncio do preço em R$ 115.800 frustrou alguns e as críticas começaram.
Você também pode se interessar:
- BYD Dolphin Mini terá no Brasil pacote de itens que o irmão maior não oferece
- O que o BYD Dolphin Mini tem que falta nos carros de até R$ 115 mil
- Novo BYD Dolphin Mini carrega item que o Fiat Uno popularizou
- BYD Dolphin Mini é lançado no Uruguai com nome de ave e mais barato que Kwid
Mas é difícil brigar com os números. O Dolphin mais velho em seu primeiro mês de vendas registrou apenas 7 unidades. Com o resultado divulgado Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Dolphin Mini mal estreou e já assumiu a ponta.
Com uma proposta urbana, o Dolphin Mini supera o parente maior por vir equipado com algumas funcionalidades a mais, como carregamento de celular por indução. Em contrapartida, o Dolphin maior é homologado para cinco lugares, o que só deve acontecer futuramente para o subcompacto. O Dolphin Mini tem uma autonomia de 280 km, enquanto o Dolphin oferece 291 km e 427 km na versão Plus.
Esse último ponto talvez seja uma das cartas na manga do subcompacto. Ter apenas 11 km de autonomia a menos, mas com quase R$ 35 mil de diferença no preço ajudam a explicar o sucesso.
Outro ponto passível de comparação é que o rival direto do Dolphin Mini, o Renault Kwid E-Tech acumulou apenas 112 unidades em março. Isso porque atualmente o modelo francês é o elétrico mais barato do Brasil por R$ 99.800. Mais um ponto para BYD.
Apesar dos bons números, quando comparado ao todo, os números do Dolphin Mini ainda são discretos. Para se ter uma ideia. Os 15 elétricos mais vendidos somam 5.891 emplacamentos, isso é o equivalente pouco mais do que as vendas do VW T-Cross com 5.462 no mesmo período.
A BYD também já confirmou que o Dolphin Mini deixará de ser importado e vai ser fabricado aqui no Brasil ainda este ano. O elétrico pode ser um dos modelos da montadora produzidos na unidade de Camaçari (BA). Com isso, existe a possibilidade de o custo final do carro ficar mais em conta, pois a fabricante não entraria nas novas regras de tributação para carros elétricos importados. Mas tudo isso ainda é uma incógnita, o certo é que o elétrico mais vendido do país é um subcompacto que acaba de ser lançado.
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Como a Caoa Chery abriu espaço para que BYD e GWM fizessem sucesso no Brasil
- Novidades sobre carros
Os 17 carros chineses que chegarão ao Brasil em 2024
- Novidades sobre carros
Jaecoo e Caoa Chery podem vender carros iguais no Brasil; entenda
- Novidades sobre carros
Honda City Touring: detalhes da versão mais completa do sedan em 38 fotos
- Novidades sobre carros
Novo Honda WR-V: o que estão falando do SUV que será feito no Brasil
- Novidades sobre carros
Novo Toyota Corolla Cross 2025: quais itens o SUV ganhou
- Novidades sobre carros
Chery Tiggo 9 PHEV é revelado na China e indica chegada ao Brasil
- Novidades sobre carros
Conheça o Toyota Vitz, rival do Renault Kwid que não será vendido no Brasil
- Novidades sobre carros
BYD revela esportivo com jeitão de Dolphin bombado