BYD Seagull será o pesadelo elétrico de Onix, Polo e HB20
A fabricante chinesa BYD (Build Your Dreams) está realmente construindo um sonho no Brasil. Atualmente, a marca possui os três carros elétricos mais vendidos do mercado nacional: Dolphin, D1 e Yuan Plus. Em 2024, mais um modelo da marca deve chegar no país no próximo ano, com âmbito e potencial para superar todos os irmãos em vendas.
Estamos falando do Seagull, um subcompacto elétrico que será o produto de entrada da marca no Brasil. Com dimensões na faixa de 3.780 mm de comprimento, 1.771 mm de largura, 1.540 mm de altura e surpreendentes 2.500 mm de entre-eixos, ele tem tudo para ser o novo carro elétrico mais barato no Brasil.
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Um protótipo do BYD Seagull já foi flagrado em testes por aqui, como nestas imagens divulgadas pelo perfil @janacletos no Instagram e aproveitadas por nossa reportagem. Nelas, é possível ver o Seagull totalmente camuflado, mas com design inconfundível. Inicialmente, o modelo virá importado da China.
Citando o país asiático, por lá o Seagull possui duas configurações de motorização. Aqui, a que deve chegar é a mais básica, que conta 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, sendo um motor basicamente para uso urbano, assim como sua autonomia.
As baterias que devem alimentar o Seagull no Brasil têm uma capacidade de 38,8 kWh, que rendem um alcance de mais de 400 km no ciclo NEDC. No do Inmetro, o número deve ficar em cerca de 315 km.
Apesar de ser um veículo de entrada, o BYD Seagull se destaca nos itens de série, com quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis deLED, assistente de estacionamento com câmera de ré e quadro de instrumentos 100% digital.
Nas versões chinesas mais caras, o hatch chega a possuir ACC (controle de cruzeiro adaptativo), carregador de celular por indução, frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa. Resta sabermos o que disso chegará para nós.
A grande jogada da BYD para esse veículo é justamente o preço. A expectativa é que o Seagull custe por volta de R$ 100.000, tornando-se o elétrico mais barato do Brasil. Além de atingir diretamente compradores de hatchs compactos em configurações intermediárias, como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
A fabricação do BYD Seagull no Brasil, no recente complexo adquirido pela empresa chinesa em Camaçari (BA) ainda não está confirmada. Com isso, o elétrico pode sofrer com o Imposto de Importação de até 35% sobre carros elétricos importados. No entanto, ele seria uma ótima aposta para produção local. Veja mais no vídeo do quadro O Que Vem pra Pista:
Jornalista Automotivo
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