BMW registra volante com manivelas para carros autônomos

Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista
Camila Torres
Por
10.01.2022 às 13:56
Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista

A BMW tenta reinventar a roda ao patentear um volante com manivelas. A imagem pode até parecer um pouco futurista, mas a operação é um tanto quanto arcaica.

As fabricantes de automóveis parecem estar enfadadas do bom e velho volante. Por isso, vêm tentando inovar o equipamento. Porém, as últimas invenções pareceram mais estranhas do que funcionais para a maioria dos consumidores.

Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista

A Apple, por exemplo, está desenvolvendo um carro autônomo sem volantes ou pedais. parece inovador, mas a marca da maçã acabou sendo alvo de piadas. Nas redes sociais, alguns internautas questionaram: “Será que é para cobrar o volante e os pedais à parte, como está fazendo com os fones e carregadores do iPhone?”.

Já a Hyundai, tempos atrás, registrou um volante que incorpora um cluster digital ao centro do próprio volante, para que os consumidores não tenham o incômodo de ter informações do painel de instrumentos encobertas pelo aro do volante em alguma manobra.

Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista

No entanto, parece que os consumidores preferem soluções como o head-up display no para-brisa ou um cluster flutuante. Parece tão futurista quanto, só que mais prático. A Volkswagen já oferece os dois no seu SUV elétrico ID.4

Já a BMW mostra interesse por soluções ainda mais exóticas. Nas imagens, é possível perceber a verdadeira engenhoca que é esse novo volante patenteado pela marca. O autor da descoberta é o site Carbuzz, que também informou que a patente foi registrada pelo grupo BMW dos EUA, Alemanha e China. 

Leia também: Avaliação: carro elétrico mais vendido no Brasil é enorme e sem retrovisor

Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista

O que não quer necessariamente dizer que a BMW de fato pretende comercializá-la. Frequentemente, fabricantes registram patentes que nunca chegam às mãos do consumidor. 

Tudo indica que a ideia seja usar o volante com manivelas em veículos autônomos da marca, e que seria uma opção funcional para pessoas com algum tipo de deficiência física, embora existam sistemas muitos mais usuais para auxiliá-las.

Leia também: Como a chegada do 5G vai transformar os carros no Brasil

Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista

Na primeira imagem, parece que as alças se movem junto ao volante, como o volante de um Fórmula 1, que não possui um aro circular convencional, mas sim duas empunhaduras isoladas nas laterais para que o piloto tenha mais controle, evitando assim escapadas das mãos.

Já o sistema patenteado pela BMW tem um funcionamento um pouco diferente. As duas alças em formato de “L” invertido, que giram em torno do círculo. As imagens são melhores do que qualquer explicação.

Fabricantes seguem firme na corrida de quem apresentará o volante mais revolucionário para carros que não precisam de interferência do motorista

Talvez você também se interesse: 

Carros elétricos retrô se inspiram no passado para ditar o futuro
Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos
Como as mortes ligadas ao Autopilot viraram um risco para a Tesla
Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla

Comentários