BMW registra embreagem que deixa híbridos mais econômicos e rápidos
A BMW registrou no Escritório Alemão de Patentes uma embreagem desenvolvida especificamente para carros híbridos. O sistema desacopla o motor a combustão do propulsor elétrico para favorecer o desempenho e aumentar a eficiência do veículo quando necessário. Com essa tecnologia, a marca alemã tenta tornar os modelos híbridos mais atraentes entre os usuários que ainda hesitam em aderir aos carros elétricos.
A função principal dessa embreagem é eliminar a perda de energia que ocorre quando o motor elétrico precisa movimentar os componentes da unidade a combustão enquanto traciona o veículo, condição que afeta o desempenho e o consumo de eletricidade, comprometendo a eficiência.
Você também pode se interssar por:
- Novo BMW X3 M50 2025: veja 5 curiosidades do SUV
- BMW troca diesel por óleo de cozinha para abastecer seus carros; entenda
- BMW X5 é o carro mais potente já fabricado na história do Brasil
- BMW confirma X5 como 1º híbrido plug-in nacional e investirá R$ 1,1 bilhão no Brasil
Para sanar essa limitação, um mecanismo faz o desacoplamento mecânico entre os motores elétrico e a combustão, porém, utilizando uma unidade secundária movida a eletricidade para auxiliar na propulsão do veículo e na partida do motor a gasolina.
No entanto, o sistema permite que os motores a combustão e elétrico operem de maneira independente ou em conjunto (como já acontece com os híbridos atuais), a depender da demanda por desempenho ou economia de combustível e carga da bateria.
A BMW diz no documento que os benefícios são perceptíveis, uma vez que o motor elétrico auxiliar é capaz de tracionar o veículo e realizar sutilmente a transição entre as fontes propulsoras, favorecendo a performance e aumentando a autonomia ao reduzir o consumo de combustível e eletricidade.