BMW iX1 xDrive 30: o que saber antes de comprar um

A versão elétrica do BMW X1, o iX1, é ofertado no Brasil em duas versões; conheça tudo sobre o modelo antes de comprar um
Renan Rodrigues
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24.05.2024 às 17:22 • Atualizado em 29.05.2024
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A versão elétrica do BMW X1, o iX1, é ofertado no Brasil em duas versões; conheça tudo sobre o modelo antes de comprar um

A BMW foi uma das primeiras fabricantes a oferecer um veículo elétrico aqui no Brasil com o i3. Nos últimos anos, com a aceleração da eletrificação das frotas, a BMW aumentou a oferta de elétricos aqui e um dos mais importantes é o iX1, versão elétrica do SUV de entrada.

Por R$ 434.950, o modelo é cerca de R$ 80 mil mais caro que a versão topo de linha do X1. Por esse valor, te mantém longe do posto de gasolina, mas te faz esperar horas para carregar as baterias.

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BMW iX1 xDrive30 – características

1) Motor: Motores elétricos de imãs permanentes; um por eixo. 190 cv e 25,2 kgfm (dianteiro e traseiro); 230 cv e 50,4 kgfm combinados com pico de 313 cv.

2) Dimensões: 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.16 mm de altura e 2.692 mm de entre-eixos. 490 litros de porta-malas. 2.085 kg em ordem de marcha.

3) Preço: R$ 434.950

BMW iX1 xDrive30 - 5 pontos positivos

1) Design convencional – enquanto muitas marcas apostam em visuais disruptivos para elétricos, a BMW aposta em uma semelhança com o modelo convencional, o BMW X1. Dessa forma, não causa estranheza no público-alvo.

2) Dirigibilidade - todos os BMW possuem dirigibilidade afinada, porém, um SUV, mais pesado que o convencional e voltado para a economia, como a maioria dos elétricos, era possível que o prazer ao dirigir ficasse em segundo plano, mas não é o caso do iX1.

3) Desempenho – o BMW iX1 xDrive 30, versão topo de linha do SUV, tem 272 cv e 50,4 kgfm de torque e, em algumas situações, pode chegar aos 313 cv. Com tração integral, o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, mesmo pesando 2.085 kg.

4) Acabamento – como é de se esperar, o acabamento do iX1 é exemplar. Não há rebarbas, sobras ou peças mal encaixadas.

5) Revisão – todas os carros da BMW possuem o programa chamado de BMW Service Inclusive (BSI), que oferece serviços sem custo adicional na rede mundial de concessionários por três anos ou 40.000 km, o que acontecer primeiro.  

BMW iX1 xDrive30 – 5 pontos negativos

1) Espaço no assento do meio e porta-malas - o espaço do banco traseiro é bom, exceto para os joelhos e para quem vai no centro do banco, já que o console central rouba espaço. Outro problema relacionado ao espaço está no porta-malas, já que o estepe não tem lugar definitivo e rouba boa parte dos 490 litros.

2) Rodas de 20 polegadas – se a dirigibilidade é boa, o conforto é comprometido pelo uso de rodas de 20 polegadas. A suspensão, como de costume, já é mais firme que a maioria dos carros, com rodas tão grandes e pneus de perfil baixo, é difícil não perceber os problemas do asfalto brasileiro. 

3) Autonomia – Segundo o Inmetro, o BMW iX1 xDrive 30 tem 303 km, o que não chega a ser ruim. No entanto, a BMW oferece uma versão mais barata, sem tração integral e com 332 km de autonomia.  As baterias possuem 66,5 kWh de capacidade.

4) Estrutura de recarga – obviamente que o comprador sabe que precisa de uma estrutura para recarregar e, nesse público, costuma adquirir o wallbox para carrear em casa, mas a rede de concessionários poderia ser mais solidária. Durante os testes, tentamos carregar em uma concessionária da marca, mas foi solicitado que esperássemos dentro do carro todo o tempo de recarga, o que torna a operação inviável.

5) Ponto cego – apesar de ter centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência, o BMW iX1 não dispões de sensor de ponto cego, algo comum em carros mais baratos.

BMW iX1 xDrive30 – Ficha técnica

Motor: Motores elétricos de imãs permanentes; um por eixo
Potência:
 190 cv e 25,2 kgfm (dianteiro e traseiro); 230 cv e 50,4 kgfm combinados com pico de 313 cv.
Peso/potência: 6,66 kg/cv
Peso/torque: 41,3 kg/kgfm
Tração: Integral
0 a 100 km/h: 5,6 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Autonomia (Inmetro): 303 km

Dados técnicos: direção elétrica; suspensões tipo independente McPherson com mola helicoidal na dianteira, e independente multibraço na traseira; freios a disco ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 205mm; diâmetro de giro, 11,7 m; pneus 245/40 R20.

Dimensões: 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.16 mm de altura e 2.692 mm de entre-eixos. 490 litros de porta-malas. 2.085 kg em ordem de marcha.

BMW iX1 xDrive30 2024 - principais itens de série

  • Volantes M
  • Acabamento do teto em Anthracite
  • Acabamento externo em preto High-gloss
  • Transmissão steptronic com shift paddles
  • Bancos dianteiros esportivos
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos
  • Pacote de equipamentos Professional
  • Acabamento interno em alumínio em Hexacube dark
  • Instrumentos do painel de instrumentos em Luxury
  • Tapetes em veludo
  • Comfort Access
  • Teto solar elétrico panorâmico
  • Rack system em BMW Individual High-gloss Shadow Line
  • Retrovisor interno com função anti-ofuscante
  • Retrovisores externos com função anti-ofuscante
  • Segredo de roda
  • Faróis em LED adaptativo
  • Head up display
  • Assistente de farol alto
  • Driving Assistant Plus
  • Parking Assistant Plus
  • Live Cockpit Professional
  • Chamada de emergência inteligente
  • BMW Teleservices
  • Serviços ConnectedDrive
  • Serviços remotos
  • Smartphone Integration
  • Sistema de som Karman Kardon
  • Connected Package Professional
  • Carregador por indução

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