Avaliação Toyota Yaris Sedan

Confira aqui detalhes da versão XLS 1.5 Automática na avaliação do Toyota Yaris Sedan.
Camila Torres
Por
21.08.2019 às 20:40
Confira aqui detalhes da versão XLS 1.5 Automática na avaliação do Toyota Yaris Sedan.

O Toyota Yaris está rodando pelas ruas mundo a fora desde 1999 e já teve até versão cupê. Mas chegou as Terras Tupiniquins apenas em 2018 nas categorias hatch e sedan e já na 3º geração. O modelo sedan veio para concorrer com o Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Honda City e no segundo ano no mercado nacional ultrapassou os 2 últimos modelos no ranking de carros mais vendidos no Brasil. O carro está disponível em 5 versões e a escolhida para ser avaliada foi a topo de linha XLS comercializada a partir de R$ 85.990. Confira abaixo, detalhes do design, espaço, desempenho, consumo e segurança na avaliação Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 Automático.

Versões e Valores

XL 1.5 Manual: R$ 68.490
XL 1.5 Automática: R$ 69.990
XL Plus Tech 1.5 Automática: R$ 75.190
XS 1.5 Automática: R$ 80.990
XLS 1.5 Automática: R$ 85.990

Confira ofertas do Toyota Yaris Sedan

Design

O volante do Toyota Yaris Sedan tem 2 pontos negativos, que apesar de não prejudicar o desempenho do carro, causa desconforto para o motorista.

As linhas do capô combinadas aos faróis halogêneos projetores com máscara negra e linha guia em LED e a grade hexagonal de 8 barras com acabamento preto dão uma estética marcante a dianteira do Toyota Yaris Sedan XLS. A lateral do veículo tem traços bem definidos, as maçanetas externas são cromadas e as rodas em liga leve aro 15. O design da traseira é equilibrado e segue uma linha mais clássica, o que chama mais atenção são as lanternas em LED com desenho mais achatado que se estende até o começo da lateral. No geral, a estética é harmoniosa e agradável. Na versão topo de linha, o sedan ainda conta com um item que os seus principais concorrentes não têm: teto solar. 

Espaço 

O volante do Toyota Yaris Sedan tem 2 pontos negativos, que apesar de não prejudicar o desempenho do carro, causa desconforto para o motorista.

O carro tem as dimensões necessárias para acomodar confortavelmente 5 passageiros, mesmo sendo menor que os concorrentes. O porta-malas é a mesma coisa, com 473 litros de capacidade, enquanto Honda City tem 536 litros, Fiat Cronos 525 litros e Volkswagen Virtus 521 litros. Ou seja, no que se trata de espaço, o Toyota Yaris é bom, mas poderia ser melhor. 

Comprimento: 4.425 mm
Entre eixos: 2.550 mm
Largura: 1.730 mm
Altura: 1.490 mm
Porta-malas: 473 litros

Desempenho

O motor 1.5 de 4 cilindros e 16 válvulas é o coração de todas as versões do Toyota Yaris Sedan. O motor entrega 110 cavalos e 14,9 kgfm de torque e casado com o câmbio CVT apresenta um desempenho eficiente, mas não chega a ser um Corolla. Na cidade o carro é bem agradável de dirigir, livre de trancos nas trocas de marcha, ágil tanto nas aceleradas como nas retomadas e quando encara uma ladeira o motorista nem sente. Na estrada o carro também responde bem. Mas não espere emoção ao pisar mais fundo no acelerador se as trocas forem feitas pela transmissão CVT, lembre-se das aletas atrás do volante, pois elas podem deixar a direção mais divertida. 

Há mais 2 pontos relevantes para falar sobre o desempenho do Toyota Yaris Sedan e ambos são negativos. O volante não tem ajuste de altura, deixando os motoristas mais altos em uma posição muito desconfortável. O outro ponto negativo, é que o motorista precisa girar mais o volante para ter a resposta desejada das rodas. Imagina manobrar este carro? O braço fica malhado. 

Leia também: Avaliação Toyota Corolla

Consumo

A autonomia do sedan é satisfatório, se abastecido com etanol faz 9 km/litro na cidade e 10,6 km/litro na estrada, com gasolina faz 13 km/litro e na cidade e 14,5 km/litro na estrada. Na Comparação Relativa na Categoria da Classificação PBE o modelo recebeu nota B. O Toyota Yaris Sedan não é o mais econômico da categoria, mas mais econômico que os rivais: Volkswagen Virtus 1.6, Honda City 1.5 e Fiat Cronos 1.8.

Leia também: Avaliação Volkswagen Virtus

Segurança

No quesito segurança, assim como no consumo o Toyota Yaris Sedan não é o melhor, mas, é muito bom. O carro recebeu 4 de 5 estrelas nas 2 categorias: infantil e adulto no teste de impacto realizado pelo Latin NCAP. A fabricante japonesa também não economizou nos itens de segurança da versão XLS, o modelo conta com: câmera de ré com linhas de distância, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle de tração (TRC), desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina dianteiros e traseiros, freios ABS com EBD e BAS, sistema de alarme perimétrico e volumétrico, sistema de assistência de arranque em subida (HAC), Isofix, airbag de joelho (1) para motorista, airbag frontal (2) e lateral (2) para condutor e passageiro dianteiro e airbag de cortina (2 sistemas com 2 bolsas cada).

Ficha Técnica do Toyota Yaris Sedan

Principais itens de série:

· Ar-condicionado automático

· Banco traseiro rebatível 

· Computador de bordo de alta resolução (TFT) com 16 funções

· Direção eletroassistida progressiva (EPS)

· Espelho retrovisor externo com rebatimento elétrico

· Manopla para troca de marchas localizada no volante (Paddle Shift)

· Controle de velocidade de cruzeiro

· Descansa-braço traseiro com porta-copos 

· Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores nas chaves

· Start Button/Push Start: sistema de partida por botão (sem chave)

· Limpador de para-brisa com sensor de chuva

Talvez você também se interesse:

Avaliação Volkswagen Virtus

Comentários