Avaliação: Pegada esportiva do Fiat Cronos HGT só não pegou o motor

Fiat Cronos HGT é a nova aposta da fabricante italiana para a linha 2020. Confira detalhes na avaliação.
Camila Torres
Por
28.08.2019 às 19:47
Fiat Cronos HGT é a nova aposta da fabricante italiana para a linha 2020. Confira detalhes na avaliação.

A linha 2020 do Fiat Cronos eliminou a opção de câmbio manual combinado com a motorização 1.8, mas manteve o velho conhecido motor E.torQ. A grande novidade é a versão topo de linha HGT com visual esportivado. Trata-se da nova aposta da fabricante italiana para alavancar as vendas do sedan. Confira abaixo a avaliação completa da versão, a começar pela estética.

Confira ofertas do Fiat Cronos aqui

Apelo esportivo é aposta no design 

Agressivo e esportivado, este é o design do Fiat Cronos HGT 1.8 Automático. A agressividade fica por conta dos vincos bem pronunciados presentes em toda carroceria e nos faróis esticados que lembram um olhar genioso. O aerofólio, retrovisores externos e rodas em liga aro 17 com acabamento black piano, juntamente com o teto com pintura em preto (opcional ofertado por R$ 500,00) trazem um visual esportivado ao sedan. 

Espaço: tamanho família

O Fiat Cronos também faz uso de outros artifícios para conquistar o consumidor brasileiro, como por exemplo, as dimensões. O conjunto de espaço interno do modelo é muito acertado. Tanto que mesmo com 2521 mm de entre eixos e 1724 mm de largura é tão cômodo como os rivais maiores Toyota Yaris (2550 mm e 1730 mm) e Volkswagen Virtus (2565 mm e 1751 mm). 

O espaço entre o assento traseiro e o banco dianteiro é o suficiente até para pessoas de estatura mediana cruzarem as pernas. E ainda com os 3 lugares de trás ocupados, as pessoas não ficam espremidas. Além disso, os 1508 mm de altura já cativam de cara o público de maior estatura que não suportam sentir a cabeça quase batendo no teto.

E não é só o espaço interno do Fiat Cronos que é tamanho família, o porta-malas também. São 521 litros de capacidade, exatamente o mesmo tamanho do bagageiro do VW Virtus e 48 litros maior que o do Toyota Yaris (473 L).

Leia também: Avaliação Volkswagen Virtus

Desempenho: a pegada esportiva só não pegou o motor

Agora vamos a pergunta que não quer calar: o Fiat Cronos HGT tem a potência adequada para toda esta carroceria? Ou melhor, faz jus a nomenclatura HGT? A pegada esportiva ficou só para o design mesmo. Pois, o motor desta versão ainda é o E.torQ 1.8 de 4 cilindros e 16 válvulas usado pela fabricante italiana desde 2010. Ultrapassado, com consumo alto e desempenho mediano, principalmente em carros um pouco mais pesados como um sedan. E a Fiat sabe disso, tanto que já prometeu substituir o motor 1.8 de 139 cavalos e 19,3 kgfm de torque por um Firefly 1.3 Turbo. 

É até compreensível a proposta da fabricante de não substituir a atual suspensão por uma com acerto esportivo para não comprometer o conforto, pois, é um carro muito buscado para atender a família. Mas um motor mais forte, potente e econômico, com certeza seria bem-vindo pelo público alvo do sedan. E seria até mais coerente um modelo com uma roupagem tão esportiva entregar além do esperado e ter um desempenho empolgante.

O ponto mais acertado na mecânica da versão HGT é a confiável caixa de câmbio automática de 6 marchas, utilizada em toda linha Fiat Chrysler Automobiles (FCA). No que diz respeito a mecânica, são das aletas atrás do volante que se extrai mais esportividade. 

Consumo: visita mais o posto de gasolina que os rivais

Sabe o motor E.torQ? Ele é um dos responsáveis pela nota ‘D’ do Fiat Cronos 1.8 na Classificação Relativa da Categoria. Enquanto Volkswagen Virtus 1.0 Turbo Automático recebeu nota ‘C’ e Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT ‘B’. A autonomia da versão HGT abastecida com etanol é de 7,2km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada, com gasolina é de 10,3 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada. Como se pode ver, economia de combustível não é ponto forte do modelo.

Segurança: sedan médio só com 2 airbags?

Sim, o Fiat Cronos tem apenas 2 airbags, que aliás, são obrigatórios. Além disso, tem freios com ABS e EBD, controle de tração e estabilidade, isofix, assistente de arranque em subidas (HLA) e só. No teste de colisão realizado em julho de 2019 pelo Latin NCAP, o modelo conquistou 3 estrelas de 5 na segurança de adulto e 4 na de criança. 

Confira a ficha técnica do Fiat Cronos

Versões e valores Fiat Cronos

1.3 Manual: R$ 58.990
Drive 1.3 Manual: R$ 61.990
Drive 1.3 GSR Automatizada: R$ 66.690
Drive 1.8 Automática: R$ 69.990
Precision 1.8 Automática: R$ 75.490
HGT 1.8 Automática: R$ 78.490

Compraria?

O carro não é um dos mais econômicos da categoria. Tem poucos itens de segurança, mas conquistou uma nota entre regular e boa no Latin NCAP. O design esportivado é agradável, principalmente para quem gosta dessa pegada esportiva, mas não pode abrir mão do conforto e espaço de um sedan, lembrando que este último é um dos pontos de destaque do modelo. O desempenho é o esperado de um motor 1.8. Porém, nada empolgante. Para um carro muito usado para atender famílias, o modelo é um bom candidato, para quem não se importa em gastar um pouquinho mais no posto de combustível e não faz questão de sentir uma emoçãozinha ao volante. 

Confira ofertas do Fiat Cronos aqui

Talvez você também se interesse:

Avaliação Volkswagen Virtus
Avaliação Toyota Yaris Sedan
5 Carros que ultrapassam os 400 km/h
10 Carros de Cristiano Ronaldo que vão de 300 mil a 48 milhões

Comentários