Avaliação: VW Polo, o que precisa melhorar (ou não) na linha 2023
Lançado no Brasil em 2017, o Volkswagen Polo de sexta geração está prestes a ganhar seu primeiro facelift desde que adotou a plataforma MQB. Aliás, a Mobiauto já desvendou praticamente todas as novidades do hatch e foi a primeira publicação a garantir a presença de uma versão mais básica.
Nós já até tivemos contato com o farol do modelo, que agora terá luzes de LED em todas as configurações, mas com mais tecnologia na versão esportiva, a GTS.
No entanto, agora, mais maduro, o que o Polo pode preservar nesse facelift e o que precisa melhorar? A gente te conta mais abaixo, após avaliarmos por uma semana a versão Highline 200 TSI da linha 2022.
Volkswagen Polo Highline 2022 – Preço: R$ 116.990. Prata Tungstênio – R$ 1.585. Total: R$ 118.575
Dirigibilidade afinada
Se tem uma característica que sempre é apontada como ponto alto dos Volkswagen, é a dirigibilidade. Com o Polo isso não é diferente. A plataforma MQB é referência no segmento nesse sentido.
Portanto, não há necessidade de atualização para a dinâmica do Polo 2023. O acerto de suspensão é mais firme que o de um Gol, mas mais macio do que modelos como Jetta e Golf, por exemplo. Isso garante conforto, filtrando bem as imperfeições do solo, além de estabilidade para fazer curvas.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo Multi-link na dianteira e eixo de torção na traseira; freios a disco ventilados (dianteira) e disco sólido (traseira); vão livre do solo, 149 mm.
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Desempenho e consumo
O conjunto mecânico também é algo que pode ser preservado nesse facelift. Aliás, estamos curiosos com a versão 170 TSI de 116 cv com câmbio manual, que será introduzida na linha 2023. O motor 1.0 TSI é um dos mais reconhecidos do mercado e, na futura configuração, será mais voltado à eficiência em consumo.
Aqui, temos a calibração de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, associados ao câmbio automático de seis marchas entregam bom desempenho e consumo comedido de combustível.
A parte negativa vai para os incômodos trancos da caixa AQ 250 fornecida pela Aisin nas reduções para a segunda e, especialmente, a primeira marcha. A VW já havia prometido resolver essa questão com o lançamento do Nivus, mas o comportamento persiste. A ver se desta vez será para valer.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 128/116 (E/G) cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 (E/G) kgfm a 2.000 rpm
Peso/potência: 9 kg/cv
Peso/torque: 56,2 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Consumo Inmetro: Cidade 8,4/12,2 (E/G) km/l – Estrada 10,3/15,1 (E/G) km/l
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Acabamento
Há algum tempo, o acabamento dos Volkswagen é criticado. O Polo não é uma exceção. Desde o seu lançamento, o hatch sempre recebeu reclamações pela qualidade dos materiais utilizados, além da polêmica escolha pelo plástico em um cinza claro.
A tonalidade do painel não ajuda a esconder a baixa qualidade do material. Comparando com um de seus principais rivais da época do lançamento, o Fiat Argo, que também passa longe de ser um exemplo de acabamento, o Polo ficava atrás nesse quesito, apesar de ser um projeto mais moderno.
Se compararmos com os rivais atuais, perde por muito para o Honda City, Peugeot 208 e Hyundai HB20, ambos com materiais melhores e maior contraste de texturas. Esse ponto deveria ser prioridade da Volkswagen na reestilização. A promessa é que haja melhorias, mas a marca ainda não especificou quais.
Conforto e espaço interno
Um dos pontos mais fortes do Polo é seu nível de conforto e ergonomia a bordo. Bancos dianteiros bem construídos, que abraçam o motorista, e posição de dirigir reta, sem comprometer os acessos aos elementos nem do painel, nem do console central.
Além disso, o nível de espaço para pernas e ombros, graças aos 2,56 m de entre-eixos e aos 1,75 m de largura, é bom nas duas fileiras. Isso, claro, em comparação com outros modelos do segmento. O porta-malas de 300 litros está na média do que um hatch compacto precisa entregar. Tudo isso deve seguir inalterado na linha 2023.
Dimensões: comprimento, 4.057 mm; entre-eixos, 2.565 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.468 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros; peso em ordem de marcha, 1.147 kg.
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As falhas do VW Play
A central multimídia VW Play foi muito exaltada e celebrada pela Volkswagen em seu lançamento. A empresa enxergava no sistema um diferencial, uma vez que ele foi desenvolvido no Brasil e permite baixar aplicativos diretamente em sua memória, com acesso aproveitando a internet roteada do smartphone do motorista.
No entanto, em nosso teste sofremos com uma falha cada vez mais relatada por donos do modelo na internet: a central falhou em diversos momentos, fazendo bater aquela saudade do sistema Discovery Media. E não são falhas simples, como um problema no pareamento ou em alguma função específica.
Após pouco tempo de uso com o Apple CarPlay conectado via cabo, a tela começou a esquentar de uma forma incomum e travou em todas as suas funções, tornando a utilização impossível. A imagem chegou a ficar pixelada e com coloração rosa. Geralmente, ela só volta ao normal ao acionar a câmera de ré ou desligar e religar o carro.
Equipamentos e assistências
Quando estreou, o Polo era apontado como um carro bem equipado para o seu segmento. De fato, olhando em retrospecto, o hatch entregava uma boa lista de equipamentos. No entanto, os rivais evoluíram e ele ficou para trás. Agora, precisa urgentemente de uma atualização.
Até o Hyundai HB20, que não era considerado um rival direto, ganhou assistências ativas ao condutor, algo que a plataforma MQB comporta há anos. ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e frenagem automática de emergência são itens presentes em Nivus, T-Cross e Taos, mas ainda não fizeram a estreia em Polo e Virtus.
Acreditamos que ao menos a versão Highline receberá os itens citados. Esperamos também o acréscimo de airbags de cortina, uma vez que estão presentes apenas frontais e laterais, enquanto alguns rivais saem de fábrica com seis bolsas de ar. Na versão esportiva GTS, já sabemos que os faróis de LED terão a tecnologia IQ Light Matrix.
VW Polo Highline 200 TSI - Detalhes
Visual: luz diurna em LED; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 17 polegadas com acabamento preto diamantado.
Conforto e acabamento: chave com sensor presencial; partida do motor por botão; travas elétricas; vidros com função “um-toque” e antiesmagamento; volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade; retrovisor eletrocrômico; ar-condicionado digital automático e bancos revestidos em couro.
Tecnologia: central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; sensores de traseiros e câmera de ré com gráficos.
Segurança: controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; monitoramento de pressão dos pneus e quatro airbags (frontais e laterais);
VW Polo Highline 200 TSI 2022 - Itens de série
· Luzes de condução diurna de LED
· Faróis com acendimento automático
· Ar-condicionado digital automático
· Bancos com revestimento em couro
· Bancos da segunda fileira reclináveis e bipartidos
· Rodas de liga leve aro 17"
· Quadro Digital de instrumentos com tela de 10.25”
· Sistema Multimídia com tela de 10" sensível ao toque
· Câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM)
· Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
· Assistente de partida em rampa (HAC)
· Volante multifuncional revestido em couro
· Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
· Computador de bordo programável com comando no volante
· Console central com descansa-braço, porta-objetos, porta-copos e saída de ar para o banco traseiro
· Console no teto com luzes de leitura
· Encostos de cabeça com ajuste de altura
· Portinhola de combustível com destravamento elétrico interno
· Vidros elétricos
· Retrovisores externos elétricos com repetidores de seta integrados em LED
· Retrovisor interno eletrocrômico
· Botão "Start/Stop" para partida do motor por reconhecimento da chave inteligente
· Freios a disco nas 4 rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
Conclusão
Apesar da proximidade das mudanças, o Volkswagen Polo Highline 2022 é um bom produto. Caso consiga um desconto relevante em cima dos R$ 117 mil pedidos pela fabricante, o hatch é uma boa compra, especialmente pela sua dirigibilidade, além de do desempenho e consumo.
Caso consiga esperar, provavelmente haverá aumento de preços, mas o Polo deverá ganhar acabamento mais refinado e uma lista de equipamentos mais recheada.
Resta ao consumidor colocar a importância das melhorias citadas na balança e escolher entre a versão 2022 com desconto ou aguardar o lançamento do Polo 2023.
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Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
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