Avaliação: Toyota Corolla Cross, será que estamos sendo justos com ele?

SUV é alvo de memes e críticas desde o seu lançamento, mas também possui qualidades inegáveis. Daí ser o líder do segmento nas vendas de varejo
LF
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13.04.2022 às 22:44
SUV é alvo de memes e críticas desde o seu lançamento, mas também possui qualidades inegáveis. Daí ser o líder do segmento nas vendas de varejo

“Será que estamos sendo justos com ele?”. A malfadada frase ficou famosa – pelo motivo errado – dez anos atrás, quando a revista Veja São Paulo quis incitar uma provocação ao analisar a gestão do então prefeito de São Paulo (SP), Gilberto Kassab, e sua baixa popularidade junto à população. Os memes foram inevitáveis.

Memes também viraram rotina na vida do Toyota Corolla Cross desde que o SUV compacto-médio foi lançado no Brasil, em meados de 2021. O freio de estacionamento por pedal, a suspensão traseira por eixo de torção e, principalmente, o escapamento com abafador muito aparente são os principais alvos.

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Há outros apontamentos quanto à qualidade do acabamento interno e da central multimídia, soluções que demonstram que a fabricante não teve muito pudor ao conter os custos de produção. 

O resultado gera a sensação de que o Corolla Cross está abaixo de rivais como Jeep Compass e Volkswagen Taos em termos tecnológicos. A frustração aumenta quando vemos que, nos Estados Unidos e na Europa, o mesmo projeto possui suspensão traseira independente, freio de estacionamento elétrico, outro desenho de escape e até tração integral. 

Mas será que estamos sendo justos com ele, dentro da realidade de mercado no Brasil? Em mais um vídeo do Mobiauto Avalia, avaliamos a versão de entrada do SUV, XR, equipada com o esperto e versátil motor 2.0 Dynamic Force flex. 

Lá, explicamos as limitações do Corolla Cross, mas também apontamos quais as suas principais qualidades em relação aos rivais, como a confiabilidade mecânica e o baixo custo de manutenção (para a realidade do segmento). Além disso, na linha 2023, todas as versões, incluindo a de entrada, passam a contar com o pacote ativo de segurança Toyota Safety Sense. 

Confira abaixo quais são os trunfos do Corolla Cross para ser o modelo mais vendido do segmento no varejo, ou seja, para consumidores Pessoa Física, com 8.686 unidades no acumulado do primeiro trimestre de 2022. É mais que o dobro do Compass, que depende muito das vendas diretas (CNPJ) para ser líder no geral.

Leia também: Veja quais carros estão mais caros do que antes da redução do IPI

Ficha técnica – Toyota Corolla Cross XR 2023

Preço: R$ 158.780. Pintura Vermelho Granada: R$ 2.020. Total: R$ 160.800

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção variável entre direta e indireta de combustível, duplo comando variável de válvulas
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 169/177 cv (G/E) a 6.600 rpm
Torque: 21,4 kgfm (G/E) a 4.400 rpm
Peso/potência: 8 kg/cv
Peso/torque: 66,4 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT (continuamente variável) com Direct Shift (engrenagem de arrancada), 10 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,8 s

Consumo Inmetro: 8 km/l (E) e 11,5 km/l (G) na cidade; 9 km/l (E) e 12,8 km/l (G) na estrada.

Dimensões: comprimento, 4.460 mm; entre-eixos, 2.640 mm; largura, 1.825 mm; altura, 1.620 mm; peso em ordem de marcha, 1.420 kg; porta-malas, 440 litros; tanque de combustível, 47 litros.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; tração dianteira; suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; freios dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos sólidos; 11,2 m de diâmetro de giro; Cx não divulgado; 161 mm de vão livre do solo; 21° de ângulo de ataque, 10° central e 36° de saída; 450 kg de carga útil; pneus 225/50 R18. 

Leia também: Como as locadoras poderão salvar as vendas de carros em 2022

https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/revista.mobiauto/Toyota/Corolla+Cross/XR/TOyota+Corolla+Cross+XR+2.0+flex+dianteira.jpg

Toyota Corolla Cross XR 2023 - Principais itens de série

Sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista)
Alarme
Controle de estabilidade e tração
Assistente de subida em rampas
Chave canivete
Assistente de pré-colisão frontal
Frenagem automática emergencial
Assistência de permanência de faixa com alerta de mudança involuntária
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Faróis com luzes diurnas (DRL) de LED, acendimento automático e farol alto automático (AHB)
Faróis de neblina de LED
Lanternas traseiras de LED
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Alerta de não uso do cinto nos bancos dianteiros e traseiro
Cintos dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força
Alerta de oscilação da carroceria
Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático e luzes de seta integradas
Barras longitudinais de teto
Antena tubarão
Rodas de liga leve aro 17 na cor prata
Spoiler traseiro
Cabine em tom predominante preto
Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
Limpador de para-brisa com acionamento automático
Bancos revestidos em tecido
Bancos dianteiros com regulagem manual de altura
Banco traseiro bipartido em 60:40 com duas angulações de encosto lombar, descansa-braço e porta-copos na posição central
Vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento
Quadro de instrumentos com computador de bordo digital de 4,2 polegadas
Ar-condicionado automático digital com saída traseira
Freio de estacionamento por pedal
Central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e AppleCarPlay (via cabo) e tomada USB no painel
Duas tomadas USB para a fileira traseira
Quatro alto-falantes e dois tweeters
Câmera de ré com gráficos dinâmicos de distância

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