Avaliação Renault Kwid Life, SUV mais barato do Brasil

O Kwid Life é a opção mais atraente do modelo, considerando itens de série inclusos e o valor pelo qual é comercializado.
Camila Torres
Por
21.05.2019 às 21:52 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
O Kwid Life é a opção mais atraente do modelo, considerando itens de série inclusos e o valor pelo qual é comercializado.

O carro mais barato da Renault é um SUV. Parece inacreditável, mas é realidade. A aposta da fabricante francesa de combinar a categoria que está em alta no Brasil a um valor popular foi assertiva. Não é à toa que o Kwid está em 7º lugar no ranking de vendas de 2018. Foram 67.320 unidades comercializadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O modelo apesar de não ter a presença esperada de um SUV foi considerado um utilitário esportivo compacto pelo Inmetro. Pois, de acordo com o instituto, as características necessárias para se enquadrar nesta categoria é ter a distância de 18 centímetros ou mais entre o solo e a carroceria do veículo, ângulo de entrada 24º e saída de 19º no mínimo. O Kwid passou com folga, com altura livre de sob o solo de 18 centímetros, ângulos de entrada de 24º e saída de 40º. Tornando-se assim, o SUV mais barato do Brasil.

Versões Kwid 2019/2020

Life 1.0 SCe: R$ 33.290

Zen 1.0 SCe: R$ 38.790

Intense 1.0 SCe: R$ 41.890

Outsider 1.0 SCe: R$ 43.990

Avaliação Renault Kwid Life 1.0

O Kwid Life é a opção mais atraente do modelo, considerando itens de série inclusos e o valor pelo qual é comercializado. Apesar da versão Life ser mais barata, custando R$ 5.500 a menos, não vem com itens indispensáveis, como ar condicionado. E se a intenção é comprar um SUV 0km 2019 por um bom preço, que seja por menos de R$ 40.000.

Design

Apesar de ter dimensões menores do que de um clássico SUV, os vincos e traços do design externo do modelo são de um utilitário esportivo compacto. A estética poderia ser melhor? Claro. Falta a expressividade e as proporções visuais de um automóvel desta categoria. Não é possível negar que o carro seja um SUV, pois tem ângulos e a estética de um. Mas não se deve colocar tanta expectativa, pois assim como o valor é menor do que o de um utilitário esportivo compacto, o Kwid também oferece menos do que o esperado de um SUV. 

Espaço e Conforto

Apesar de não parecer, o espaço interno do Kwid é bom, acomodando confortavelmente os 5 ocupantes. Poderia ser melhor? Sempre. Poderia ter mais espaço entre os passageiros traseiros, para não ser preciso que as pessoas fiquem tão próximas quando o carro está com sua capacidade máxima de ocupantes. Porém o espaço para as pernas é confortável, as pernas não ficam tão dobradas, nem mesmo por quem vai no assento do meio.

Dirigibilidade, potência e consumo

O Renault Kwid vem com transmissão manual de 5 velocidades, indicativo de mudança de marcha e de estilo de condução. A troca de marchas é muito seca, mas oferece a precisão necessária. A suspensão firme, a carroceria leve do veículo e o motor 1.0 de 70 cavalos e 10 kgfm de torque combinados tornaram a direção do automóvel espontânea, mas não imediata. O carro não responde instantaneamente ao pisar mais fundo no acelerador.

O consumo é ponto forte do modelo da Renault. Já pensou em ter um SUV econômico? O Kwid oferece este prazer ao comprador. O rendimento do Kwid com etanol é de 10,3 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada, com gasolina é de 14,9 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada.

Segurança

O carro além dos obrigatórios airbags frontais, conta com 2 airbags laterais. E não apenas 1, mas 2 isofix. Também está inclusa na versão aviso sonoro e visual para lembrar motorista e passageiro de colocar o cinto de segurança. Porém peca ao não oferecer cinto de segurança de 3 pontos no assento traseiro central. A versão também tem travamento automático das portas a partir de 6 km/h.

Compraria?

Quando pensamos em SUV esperamos potência que não é destaque no modelo. Mas se for considerado que o Kwid tem um consumo baixíssimo e valor inferior à de muitos hatches populares, a compra fica interessante. O design também é atrativo, falta tamanho, mas, mesmo assim é possível enxergar as características visuais de um SUV E se for para rodar em grandes centros urbanos, onde o trânsito mais parte do cotidiano, o modelo oferece conforto e estilo com uma pegada de esportividade. 

 
Talvez você também se interesse:

Comparativo: Renault Kwid x Fiat Mobi
Comparativo Onix x HB20 – Carros mais vendidos do Brasil
6 Carros 2019 de até 50 mil – Hatch
6 SUVs novos de até 70 mil

Comentários