Audi registra controle de tração que “escuta” os pneus para evitar derrapagens

Sistema usa microfones para detectar a perda de aderência por meio do som
GS
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28.04.2025 às 04:15
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Sistema usa microfones para detectar a perda de aderência por meio do som

A Audi registrou na Europa a patente de um avançado sistema de controle eletrônico de tração que utiliza microfones para captar o som dos pneus e, caso algum ruído considerado anormal seja detectado, atuar nas rodas para evitar derrapagens.

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Normalmente, o controle eletrônico de estabilidade e tração usa sensores no sistema antitravamento dos freios (ABS) para aplicar a frenagem na roda que apresenta alguma perda de aderência, combinando a redução da aceleração e da potência do motor para manter o carro em sua trajetória.

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Segundo a patente da Audi, o som dos pneus detectado pelos microfones é enviado para uma central eletrônica, que analisa a amplitude e frequência desse ruído, comparando-o à uma base de dados guardada em sua memória. Após esse sinal ser rapidamente traduzido, o recurso aciona os freios e/ou reduz a aceleração do motor para manter a tração e prevenir a perda de controle do veículo, ao mesmo tempo em que alerta o motorista por meio de sinais sonoros e luzes no painel.

A Audi explica que esse sistema atua mais rapidamente que o controle de tração convencional, mas que ainda necessita de ajustes para entrar em ação discretamente, sem que o motorista do veículo perceba. A marca alemã diz que, se aprimorado, o recurso ainda auxilia em uma discreta economia de combustível – exceto em condições de baixa aderência, como lama e neve, situações em que o sistema atuaria com maior frequência.

Outra limitação é a eficiência dos pneus, que pode ser afetada pelas condições de rodagem, chuva, detritos e até mesmo o ruído do tráfego.

Além disso, o registro de patente da Audi não especifica como esses empecilhos serão resolvidos e o quanto o novo sistema vai custar.

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