5 SUVs com tração 4x4 que você pode comprar por até R$ 50.000

Lista tem de SUVs populares a médios com maior requinte para você trafegar na terra ou até pegar uma trilha
Diego Dias
Por
23.11.2023 às 17:15
Lista tem de SUVs populares a médios com maior requinte para você trafegar na terra ou até pegar uma trilha

O mercado de SUVs no Brasil tomou grandes proporções quando o saudoso Ford EcoSport ganhou concorrentes à altura, como Jeep Renegade e Honda HR-V em meados de 2015. Mas como você deve saber, boa parte dos utilitários esportivos hoje não tem grandes aptidões off-road, salva algumas exceções. São essas que trazemos aqui em mais uma lista: a dos SUVs com tração 4x4 com preço de até R$ 50.000.

Evidentemente listamos aqui utilitários esportivos mais antigos, já que os SUVs 0km vendidos atualmente partem de ao menos R$ 100.000. Os veículos que listamos passam por grandes modelos que fizeram sucesso no passado e foram cobiçados, à exemplo do Ford EcoSport 2.0 4WD e Hyundai Santa Fé, como veículos que não são muito lembrados, mas têm muita tradição quando o assunto é 4x4, como o Suzuki Grand Vitara.

Você também pode se interessar por:

Vale sempre relembrar o cuidado ao procurar um veículo usado. Procure saber o histórico de manutenção, ande no carro se possível e até mesmo leve seu mecânico de confiança para dar aquela última checada, afinal, ninguém vai querer ter surpresas no futuro – ainda mais com um SUV de tração 4x4 ou integral. Sem mais delongas, vamos para a lista de SUVs 4x4 que custam no máximo R$ 50.000.

Ford EcoSport 2.0 4WD 2011/2011 – Fipe R$ 39.171

Não podíamos deixar de começar com ele: o Ford Ecosport 4WD. Escolhemos o carro de primeira geração com facelift, pois sabemos o quanto a segunda geração com tração nas quatro rodas não é muita procurada por conta da sua transmissão Powershift. A primeira geração ainda carrega o design icônico do primeiro SUV compacto vendido em massa no Brasil, sem contar que também é o mais barato da lista.

Debaixo do capô traz o motor 2.0 flex de até 145 cv de potência e 19,4 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas, que trabalha sempre com tração 4WD, que neste caso é do tipo integral sob demanda. É mais do que o suficiente para rodar em terrenos irregulares e ter um desempenho fora de estrada razoável.

Suzuki Grand Vitara 2.0 4x4 2010/2011 – Fipe R$ 44.262

Eis aqui um dos utilitários menos lembrados do mercado nacional, mas que é bem competente para o que se propõe: Suzuki Grand Vitara 2011. Assim como o Ford EcoSport, ainda traz aquela antiga filosofia de utilitário da década representada pelo estepe pendurado na tampa traseira, mas ainda assim traz um desenho bonito para os dias de hoje, fruto de linhas mais sóbrias que costumam durar mais tempo.

O modelo japonês também tem um motor 2.0 sob o capô, mas movido somente a gasolina e que entrega 140 cv e 18,7 kgfm de torque. Essa variante que recomendamos traz transmissão manual de cinco velocidades, mas é possível encontrar também unidades com câmbio automático.

A tração 4x4 é do tipo temporária, assim você pode acioná-la por meio de um botão no console central quando for necessário. Pode-se considerar esse sistema uma vantagem, já que com isso você não precisa deixar o sistema 4x4 ativado o tempo todo, reduzindo o consumo de combustível.

Renault Duster Dynamique 2.0 4x4 2013/2013 – Fipe R$ 47.700

Pensou que tínhamos esquecido dele? Pensou errado. O Renault Duster é presença obrigatória em qualquer lista de veículos com capacidade off-road, até mesmo nas versões com tração dianteira, já que o SUV tem boa aptidão nesse sentido por pura questão de projeto – ele faz sucesso no inverno rigoroso da Rússia. Aqui escolhemos um Duster Dynamique 4x4 de 2014, assim você tem a opção de ter um utilitário um pouco mais novo na lista.

Assim como a maioria desta lista, o Duster tem um motor 2.0 naturalmente aspirado. É flex como o EcoSport, mas rende até 142 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, o câmbio é manual de cinco posições. A tração é integral sob demanda, que distribui a força em cada eixo dependendo da necessidade. Além disso, os ângulos de ataque (30º) e saída (35º) fazem do utilitário com origem romena ser mais do que um SUV de shopping.

Mitsubishi Pajero TR4 2.0 4x4 2008/2009 – Fipe R$ 44.021

Não é exagero algum dizer que o Mitsubishi Pajero TR4 é o SUV mais raiz desta lista, afinal, ele é figurinha carimbada nos eventos off-road da marca japonesa Brasil afora. O utilitário é o último da safra com visual de faróis redondos, sendo o menor dessa relação de SUVs até R$ 50 mil e que também traz o estepe na traseira, como manda o figurino.

Mais uma vez temos um motor 2.0 flex, que neste caso gera até 133 cv e 19 kgfm de torque (os modelos pós-2010 já têm 140 cv). O câmbio é manual de cinco marchas e a tração 4x4 permanente, ou seja, funciona todo o tempo. Seu ângulo de entrada e saída ficam em 38 e 41 graus, respectivamente, o que nos faz entender o motivo de ser um dos veículos queridinhos pelos entusiastas de trilha de qualquer dificuldade.

Hyundai Santa Fé V6 GLS 2011/2012 – Fipe R$ 50.907

Temos um SUV médio nesta lista, acredite. É o Hyundai Santa Fé, utilitário que fez muito sucesso no mercado brasileiro na década passada e que tem visual bem acertado até hoje. Além de ser o veículo de maior porte (são 4,67 metros de comprimento total) e o único com 7 lugares, também é o único daqui com motorzão V6.

Ele é equipado com o bom motor V6 3.5 naturalmente aspirado a gasolina, que entrega bons 285 cv de potência e 34,1 kgfm de torque – bons números até os dias de hoje. De toda a lista é o mais cômodo para o dia a dia por conta da transmissão automática de seis posições, que distribui a força dos seis cilindros em “V” para as quatro rodas por meio de um sistema de tração integral sob demanda. Não é o “SUV mais raiz”, mas sem dúvidas vai te levar a destinos com estradas irregulares ou de terra com o maior conforto.

Comentários