5 motivos para comprar a Royal Enfield Himalayan 450 e 5 para não comprar
Que a Royal Enfield Himalayan 450 chegou e elevou o patamar da categoria você já sabe, afinal, com certeza leu o texto de avaliação dessa moto aqui na Mobiauto. Mas se você não leu, vale a leitura clicando aqui.
Mas como toda motocicleta, tem seus pontos que são muito positivos e algumas falhas que precisam ser acertadas aqui ou ali, ou até mesmo algo relacionado ao seu mercado. Portanto, vamos aos cinco motivos para comprar a Royal Enfield Himalayan 450 e os cinco motivos para escolher uma das suas concorrentes.
Você também pode se interessar por:
- Teste: Royal Enfield muda panorama da sua linha trail com a nova Himalayan 450
- 30 motos mais vendidas em julho de 2025
Royal Enfield Guerrilla 450 terá vendas em setembro; pré-cadastro começou - Royal Enfield atualiza segunda moto mais vendida da marca com nova cor
Por que comprar a Royal Enfiel Himalayan 450?
Divulgação/Royal Enfield
1. Motor mais moderno e potente
A Himalayan 450 traz um inédito monocilíndrico Sherpa de 452 cm³ arrefecido a líquido com 40 cv e 4 kgfm de torque. É um salto frente à antiga 411, entregando mais agilidade, retomadas rápidas e maior segurança em ultrapassagens, com consumo declarado pela marca de 27,8 km/l e autonomia de 480 km, graças ao tanque de 17 litros.
2. Vocação aventureira de verdade
Com suspensões de Showa com 200 mm e garfo invertido na dianteira, 200 mm na traseira com ajuste de pré-carga, rodas raiadas de 21” na dianteira e 17” na traseira, além de boa altura livre do solo, a nova Himalayan foi projetada para encarar tanto o asfalto quanto estradas de terra com total tranquilidade, permitindo até algumas estripulias para quem busca diversão.
3. Conforto em viagens longas
Ainda que o assento não seja dos mais macios para longas viagens, seria um absurdo dizer que a moto não é confortável, visto que a posição de pilotagem e a largura do assento permitem uma excelente ergonomia. O para-brisa de série garante tranquilidade para rodar muitos quilômetros, seja no dia a dia ou em viagens.
4. Mais tecnologia embarcada
A Himalayan 450 traz painel TFT colorido, conectividade com smartphone, modos de pilotagem e ABS com desligamento da roda traseira, o que permite fazer off-road com muito mais precisão e diversão.
5. Preço competitivo no segmento
Seguindo a filosofia da Royal Enfield, a 450 chega ao mercado oferecendo bom custo-benefício, sendo uma opção robusta e equipada com valor mais acessível do que concorrentes diretas.
Por que não comprar a Royal Enfield 450?
Divulgação/Royal Enfield
1. Rede de concessionárias limitada
Ainda em expansão, a Royal Enfield ainda conta com poucos pontos de assistência no Brasil, o que pode dificultar revisões e reposição de peças em algumas regiões.
2. Peças originais ainda com preços elevados
O mercado de peças paralelas para as motos da Royal Enfield ainda não é grande e conseguir peças originais para os modelos pode se tornar um inconveniente. Preços elevados, prazos demorados por depender de importação e alguns problemas ainda sem solução.
3. Pesada para trilhas
A Himalayan 450 tem 196 kg em ordem de marcha. Não chega a ser uma moto pesada, mas em trilhas mais técnicas ou terrenos difíceis a tarefa pode ser bem dificultada, exigindo mais esforço do piloto.
4. Cuidado redobrado
No eixo Rio – São Paulo, onde infelizmente o roubo e furto de motos preferencialmente trail é bastante alto, a Himalayan 450 pode ser um problema, por conta de valores de seguro e, principalmente, por tirar a paz dos proprietários que terão que pilotar sempre no estilo “piloto de fuga”.
5. Concorrência forte no segmento
Modelos como a nova Honda NX500, Kawasaki Versys-X 300 e Honda Sahara 300 oferecem alternativas com vantagens distintas, seja em potência, leveza ou rede de assistência, o que pode também dificultar a revenda da Himalayan no futuro.
Vale a pena comprar a Royal Enfield Himalayan 450?
A nova Himalayan 450 é um avanço notável em relação à geração anterior. Mais potente, mais tecnológica e com melhor capacidade aventureira, a moto se destaca como uma das opções mais interessantes da categoria.
Por outro lado, fatores como peso, pós-venda e rede de assistência ainda reduzida podem ser limitadores para determinados perfis de motociclistas.
Em resumo, a Himalayan 450 é ideal para quem busca uma trail versátil, robusta e com preço competitivo.
Por Carlos Mattos
