4 carros que marcaram o mercado automotivo em 2023

Saiba por que o BYD Dolphin, o VW Polo Track, o Haval H6 e o Ram Rampage foram os 4 carros que fizeram a diferença em 2023
SQ
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02.01.2024 às 17:42
Saiba por que o BYD Dolphin, o VW Polo Track, o Haval H6 e o Ram Rampage foram os 4 carros que fizeram a diferença em 2023

O ano de 2023 teve muitos lançamentos e novidades, porém 4 carros marcaram a temporada. Seja por se transformar em best-seller, por trazer novas tecnologias ou por revolucionar o mercado, 2023 não teria a mesma história sem eles.

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1 - BYD Dolphin

O Golfinho chinês BYD Dolphin foi seguramente o carro que mais balançou o mercado automotivo em 2023. Ao estrear abaixo de R$ 150 mil, com porte, tecnologia e conteúdo muito superiores aos carros elétricos mais baratos do momento, o BYD Dolphin provou que os consumidores estavam ávidos por carros zero emissão; não compravam porque eram caríssimos.

O BYD Dolphin foi sucesso de crítica e de público, corrigiu o irritante barulho que fazia ao rodar, fez os carros elétricos desabarem de preço, passou a concorrer diretamente com veículos a combustão fabricados no Brasil e deixou a Anfavea apavorada. A entidade que representa as montadoras tradicionais correu pedir ajuda do governo e a partir de janeiro o Dolphin será taxado em 10%, subindo para 18% em julho.

O Dolphin também ganhou novas versões, com mais potência e bateria de maior alcance, teve confirmada sua produção nacional na Bahia e vai emprestar o nome para o próximo elétrico barato da BYD, o Seagull, que no Brasil vai se chamar Dolphin Mini.

2 - Volkswagen Polo Track

O substituto do lendário Gol colocou a Volkswagen novamente na briga pela liderança do mercado de automóveis de passeio. Fabricado numa plataforma simplificada do VW Polo, o Polo Track fez uma dobradinha incrível com o Novo Polo, vencendo a corrida de vendas em alguns meses e até ameaçando o título de campeão nacional de vendas da Fiat Strada.

O Polo Track é um carro muito bem resolvido, bom de guiar, com suspensão robusta e excelente adequação aos difíceis pisos das ruas e estradas brasileiras. Inicialmente chegou sem multimídia, focado apenas em frotistas; depois, ganhou a opção de multimídia e liderou as vendas dos hatches, que voltaram a crescer no mercado brasileiro.

3 - GWM Haval H6

Assim como o BYD Dolphin no segmento de elétricos, o chinês Haval H6, da GWM, balançou o mercado de carros, com duas opções muito competitivas em preço. Pela primeira vez o mesmo carro foi oferecido com o sistema híbrido full (HEV), que não precisa carregar na tomada, e com o sistema híbrido plug-in (PHEV), que permite rodar no modo 100% elétrico durante vários quilômetros.

Com essa fórmula vencedora, ótimo porte, muito conforto, equipamentos de alto nível e design agradável, o Haval H6 desbancou nada menos do que o Toyota Corolla Cross Hybrid, que parecia imbatível. E olha que o Haval H6 não é exatamente um primor no comportamento dinâmico. O SUV híbrido da GWM também motivou a Anfavea a pedir socorro ao governo.

Por isso, a partir de janeiro, o Haval H6 pagará 12% de imposto nas duas configurações. Em julho, o imposto de importação do Haval H6 HEV subirá para 25% e o do Havbal H6 PHEV será de 20%. Por isso, a GWM Brasil mudou sua estratégia de industrialização e o Haval H6 será o primeiro carro produzido em Iracemápolis, SP.

4 - RAM Rampage

O quarto carro da lista é uma picape, a Rampage, primeiro veículo da Ram produzido no Brasil. A picape estreou com recordes de venda, superando modelos tradicionais como a ChevroletS10e a Ford Ranger, além da renovado Chevrolet Montana.

A Ram Rampage é a variação da melhor ideia da década passada (Fiat Toro). Usando a mesma plataforma da picape Toro, a Rampage é maior a partir da coluna B, tem um porte mais elevado e supera em tamanho e equipamentos a ótima Maverick, da Ford.

Com três versões muito diferentes (off-road, estradeira e esportiva), a Rampage surfa na onda do status conquistado pelas superpicapes Ram 1500/2500/3500, entrega ótima dirigibilidade, devido à sua caroceria monobloco, tem potência superior e acelera como um bom carro esportivo. É mais uma prova da ousadia e agilidade da Stellantis na tomada de decisões.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

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