10 Carros que você não vai querer nem de presente do amigo oculto

Carros que você não vai querer nem de presente no amigo secreto da firma, mas pode dar sem medo para aquele amigo da onça
Camila Torres
Por
23.12.2022 às 19:00
Carros que você não vai querer nem de presente no amigo secreto da firma, mas pode dar sem medo para aquele amigo da onça

A lista carros que você não vai querer nem de presente do amigo oculto está quase virando um clássico de final de ano na nossa redação. Aproveitando o clima de final de ano, nossa fascinação por lista e nosso bom humor, não podíamos deixar essa oportunidade passar. 

Inclusive, essa é uma lista para já começar as contendas das reuniões de família, alfinetando seu cunhado ou simplesmente enchendo o saco daquele seu amigo que não deveria ter permissão para comprar carro sozinho.

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Além de te fazer dar algumas risadas, essa lista é quase um serviço de utilidade pública, pois é praticamente um alerta. Quem tem um desses carros, sabe o quanto eles são sinônimo de prejuízo e como é difícil vender, eles são capazes até de dar com um laço amarrado. Não aceite, é cilada, Bino. 


10 Carros que você não quer nem de presente

1. Qualquer Ford Powershift

Carros que você não vai querer nem de presente no amigo secreto da firma, mas pode dar sem medo para aquele amigo da onça

Se um dia você ganhar Ford Focus, Fiesta ou EcoSport de presente, antes de sorrir e dizer obrigado, pergunte se o câmbio é Powershift. Amigo, se a resposta for sim, pode preparar o vocabulário para dizer que você agradece, mas não pode aceitar. Esta é uma verdadeira caixa de pandora, com todo respeito ao trocadilho. 

Nem o mecânico deve gostar desse câmbio, pois, apesar de ser uma ótima fonte de renda, dá um trabalho descomunal. Os sintomas de que há algum problema são os mais variados: trepidações exacerbadas, ruídos, desacelerações e acelerações repentinas, trancos e travamentos. 

A parte mais inacreditável é que, mesmo com a quantidade de problemas que este câmbio já deu, um recall nunca foi convocado, pois não representava um risco à segurança do motorista e de terceiros. A única coisa que a Ford fez na época foi estender a garantia da transmissão.

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2. Chery QQ

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Sabemos que quem tem um Chery QQ tem esse pequeno carro quase como um membro da família. Só que um membro problemático. É difícil se desfazer porque é complicado encontrar alguém que queira comprar.

O carro é frágil, quebra por muito pouco e já teve vários problemas. O mais grave deles, no módulo do controle motor, podendo desligar sozinho com o carro em movimento e gerar um grave acidente. Mas na época, foi convocado um recall. Já outros outros defeitos o dono terá que resolver tirando do próprio bolso.

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3. Lifan 530

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Nem tudo é ruim no Lifan 530, o modelo é bem equipado e já tinha valor atraente quando era vendido como zero-quilômetro. Porém, os atributos positivos não superam os negativos. O sedan tem plástico para todo lado e isso não seria um grande problema se eles não fossem mal encaixados e barulhentos.

Mas a pior parte está relacionada ao desempenho: falta agilidade e ele não é um carro gostoso de dirigir. Os donos reclamam desde a caixa de direção até a falta de precisão do câmbio. Além disso, por ser um carro chinês e de uma marca que faliu mundialmente, o índice de desvalorização é altíssimo e a revenda, dificílima. Presentão mesmo é encontrar uma peça de reposição original.

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4. Qualquer VW DSG

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Quem compra qualquer Volkswagen ou Audi com câmbio DSG pode esperar que uma hora a conta do câmbio vem. Ele só não é mais problemático que o Powershift, mas pode custar até mais caro. Há relatos de proprietários cujo custo do conserto chegou a R$ 40.000!

Os problemas vão desde trancos no câmbio a paradas involuntárias do carro. Nem mesmo os Volkslovers defendem o DSG. Nem os mecânicos devem gostar, apesar de eles serem bem rentáveis. Volkswagen é um ótimo carro para se ganhar, é só não ter a sigla DSG no meio do pacote.

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5.  Qualquer SsangYong

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É difícil ver essa relíquia na rua. E isso é ótimo. O problema nem é o carro, pois eles usavam até trem de força de origem Mercedes-Benz. O que queima o filme mesmo é a marca, que já tentou duas vezes se estabelecer no Brasil e não conseguiu. Ela é tão conhecida por aqui que muitos acham que ela é chinesa, e não coreana. 

E não é só aqui que a SsangYong não deu certo, foi no mundo. Tanto que foi até vendida para indiana Mahindra e, recentemente, pediu concordata. Portanto, parafraseando o ditado, SsangYong não é boa nem aqui, nem na Coreia, nem na China. Se comprar um carro desse, já esteja ciente de que será até que a morte os separe. 

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6. Mahindra Scorpio

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O Mahindra Scorpio pode até ter um visual simpático, mas talvez você não o conheça, já que não é nada comum vê-los nas ruas. A passagem da marca indiana pelo Brasil,  aliás, foi um verdadeiro exemplo de despreparo logístico. 

A carroceria vinha da Índia e era transportadas até Pouso Alegre (MG) para ser montadas e pintadas. Depois, era enviadas de caminhão até Belém (PA) e, em seguida, ia de balsa para finalização da montagem na Zona Franca de Manaus (AM). 

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7. Chrysler PT Cruiser

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O Chrysler PT Cruiser, conhecido por seu estilo de calhambeque retrô e também por ser o carro da Super Nanny, é outro que dificilmente alguém gostaria de ganhar. 

Além de já ter deixado de ser produzido há mais de dez anos, apresenta defeitos recorrentes, tem manutenção cara e alto índice de desvalorização. Fora que seu visual inspirado em carros anos 50 está longe de ser unanimidade. 

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8. Geely GC2

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O design infantilizado do Geely GC2 é um dos fatores que impediram o modelo de cair no gosto dos brasileiros. Além disso, o desempenho com respostas tardias desagrada, mas o pior é o freio dianteiro com discos sólidos ao invés de ventilados, tornando a frenagem borrachuda.

Mas o ponto determinante para não querer esse carro, nem de presente de amigo oculto, é que ele é frágil como o QQ Chery, apresenta defeitos como o PT Cruiser, tem manutenção cara por escassez de peças como os Lifan, já que ficou só dois anos no Brasil, e alta desvalorização, devido à baixa procura. Que combo...


9. Fiat Marea

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É até uma ousadia colocar o Fiat Marea nesta lista. Apesar das inúmeras piadas nas rodas de amigos, grupos de WhatsApp e memes nas redes sociais, há vários defensores dessa estimada bomba, inclusive na redação da Mobiauto. 

Acontece que não existem muitos defensores de Marea no mundo, e se você ganhar ou comprar um, terá que casar-se com ele. E olha que ele tinha tudo para ser um sucesso por aqui: design moderno, tecnológico e bem equipado. 

Porém, um erro no manual do proprietário comprometeu para sempre o sucesso do modelo por aqui. A recomendação era que a troca do fluido do famoso motor 2.4 Fivetech de cinco cilindros e 20 válvulas, deveria ocorrer a cada 20.000 km, como na Europa. 

Só que estamos no Brasil, país em que, já nos anos 2000, a gasolina contava com 22% de etanol misturados, o que gerou diversos problemas ao carro e sua fama de que Marea pega fogo.

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10. Lada Laika

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E para fechar esta lista da forma mais desesperadora possível, ninguém em sã consciência pode querer um Lada Laika. Esse até lasanheiros de carteirinha passam, e nem vamos entrar em termos estéticos. 

Até porque, os principais problemas desse carro são técnicos, pois simplesmente não adaptaram o modelo para a gasolina brasileira, o que gera diversos problemas para funcionalidade do carro. E apesar de ser um carro barato, a manutenção é alta.


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