10 Carros que você não vai querer nem de presente do amigo oculto
A lista carros que você não vai querer nem de presente do amigo oculto está quase virando um clássico de final de ano na nossa redação. Aproveitando o clima de final de ano, nossa fascinação por lista e nosso bom humor, não podíamos deixar essa oportunidade passar.
Inclusive, essa é uma lista para já começar as contendas das reuniões de família, alfinetando seu cunhado ou simplesmente enchendo o saco daquele seu amigo que não deveria ter permissão para comprar carro sozinho.
Além de te fazer dar algumas risadas, essa lista é quase um serviço de utilidade pública, pois é praticamente um alerta. Quem tem um desses carros, sabe o quanto eles são sinônimo de prejuízo e como é difícil vender, eles são capazes até de dar com um laço amarrado. Não aceite, é cilada, Bino.
10 Carros que você não quer nem de presente
1. Qualquer Ford Powershift
Se um dia você ganhar Ford Focus, Fiesta ou EcoSport de presente, antes de sorrir e dizer obrigado, pergunte se o câmbio é Powershift. Amigo, se a resposta for sim, pode preparar o vocabulário para dizer que você agradece, mas não pode aceitar. Esta é uma verdadeira caixa de pandora, com todo respeito ao trocadilho.
Nem o mecânico deve gostar desse câmbio, pois, apesar de ser uma ótima fonte de renda, dá um trabalho descomunal. Os sintomas de que há algum problema são os mais variados: trepidações exacerbadas, ruídos, desacelerações e acelerações repentinas, trancos e travamentos.
A parte mais inacreditável é que, mesmo com a quantidade de problemas que este câmbio já deu, um recall nunca foi convocado, pois não representava um risco à segurança do motorista e de terceiros. A única coisa que a Ford fez na época foi estender a garantia da transmissão.
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2. Chery QQ
Sabemos que quem tem um Chery QQ tem esse pequeno carro quase como um membro da família. Só que um membro problemático. É difícil se desfazer porque é complicado encontrar alguém que queira comprar.
O carro é frágil, quebra por muito pouco e já teve vários problemas. O mais grave deles, no módulo do controle motor, podendo desligar sozinho com o carro em movimento e gerar um grave acidente. Mas na época, foi convocado um recall. Já outros outros defeitos o dono terá que resolver tirando do próprio bolso.
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3. Lifan 530
Nem tudo é ruim no Lifan 530, o modelo é bem equipado e já tinha valor atraente quando era vendido como zero-quilômetro. Porém, os atributos positivos não superam os negativos. O sedan tem plástico para todo lado e isso não seria um grande problema se eles não fossem mal encaixados e barulhentos.
Mas a pior parte está relacionada ao desempenho: falta agilidade e ele não é um carro gostoso de dirigir. Os donos reclamam desde a caixa de direção até a falta de precisão do câmbio. Além disso, por ser um carro chinês e de uma marca que faliu mundialmente, o índice de desvalorização é altíssimo e a revenda, dificílima. Presentão mesmo é encontrar uma peça de reposição original.
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4. Qualquer VW DSG
Quem compra qualquer Volkswagen ou Audi com câmbio DSG pode esperar que uma hora a conta do câmbio vem. Ele só não é mais problemático que o Powershift, mas pode custar até mais caro. Há relatos de proprietários cujo custo do conserto chegou a R$ 40.000!
Os problemas vão desde trancos no câmbio a paradas involuntárias do carro. Nem mesmo os Volkslovers defendem o DSG. Nem os mecânicos devem gostar, apesar de eles serem bem rentáveis. Volkswagen é um ótimo carro para se ganhar, é só não ter a sigla DSG no meio do pacote.
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5. Qualquer SsangYong
É difícil ver essa relíquia na rua. E isso é ótimo. O problema nem é o carro, pois eles usavam até trem de força de origem Mercedes-Benz. O que queima o filme mesmo é a marca, que já tentou duas vezes se estabelecer no Brasil e não conseguiu. Ela é tão conhecida por aqui que muitos acham que ela é chinesa, e não coreana.
E não é só aqui que a SsangYong não deu certo, foi no mundo. Tanto que foi até vendida para indiana Mahindra e, recentemente, pediu concordata. Portanto, parafraseando o ditado, SsangYong não é boa nem aqui, nem na Coreia, nem na China. Se comprar um carro desse, já esteja ciente de que será até que a morte os separe.
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6. Mahindra Scorpio
O Mahindra Scorpio pode até ter um visual simpático, mas talvez você não o conheça, já que não é nada comum vê-los nas ruas. A passagem da marca indiana pelo Brasil, aliás, foi um verdadeiro exemplo de despreparo logístico.
A carroceria vinha da Índia e era transportadas até Pouso Alegre (MG) para ser montadas e pintadas. Depois, era enviadas de caminhão até Belém (PA) e, em seguida, ia de balsa para finalização da montagem na Zona Franca de Manaus (AM).
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7. Chrysler PT Cruiser
O Chrysler PT Cruiser, conhecido por seu estilo de calhambeque retrô e também por ser o carro da Super Nanny, é outro que dificilmente alguém gostaria de ganhar.
Além de já ter deixado de ser produzido há mais de dez anos, apresenta defeitos recorrentes, tem manutenção cara e alto índice de desvalorização. Fora que seu visual inspirado em carros anos 50 está longe de ser unanimidade.
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8. Geely GC2
O design infantilizado do Geely GC2 é um dos fatores que impediram o modelo de cair no gosto dos brasileiros. Além disso, o desempenho com respostas tardias desagrada, mas o pior é o freio dianteiro com discos sólidos ao invés de ventilados, tornando a frenagem borrachuda.
Mas o ponto determinante para não querer esse carro, nem de presente de amigo oculto, é que ele é frágil como o QQ Chery, apresenta defeitos como o PT Cruiser, tem manutenção cara por escassez de peças como os Lifan, já que ficou só dois anos no Brasil, e alta desvalorização, devido à baixa procura. Que combo...
9. Fiat Marea
É até uma ousadia colocar o Fiat Marea nesta lista. Apesar das inúmeras piadas nas rodas de amigos, grupos de WhatsApp e memes nas redes sociais, há vários defensores dessa estimada bomba, inclusive na redação da Mobiauto.
Acontece que não existem muitos defensores de Marea no mundo, e se você ganhar ou comprar um, terá que casar-se com ele. E olha que ele tinha tudo para ser um sucesso por aqui: design moderno, tecnológico e bem equipado.
Porém, um erro no manual do proprietário comprometeu para sempre o sucesso do modelo por aqui. A recomendação era que a troca do fluido do famoso motor 2.4 Fivetech de cinco cilindros e 20 válvulas, deveria ocorrer a cada 20.000 km, como na Europa.
Só que estamos no Brasil, país em que, já nos anos 2000, a gasolina contava com 22% de etanol misturados, o que gerou diversos problemas ao carro e sua fama de que Marea pega fogo.
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10. Lada Laika
E para fechar esta lista da forma mais desesperadora possível, ninguém em sã consciência pode querer um Lada Laika. Esse até lasanheiros de carteirinha passam, e nem vamos entrar em termos estéticos.
Até porque, os principais problemas desse carro são técnicos, pois simplesmente não adaptaram o modelo para a gasolina brasileira, o que gera diversos problemas para funcionalidade do carro. E apesar de ser um carro barato, a manutenção é alta.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.