10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024

Montadoras seguem tentando oferecer preços acessíveis para seus elétricos; saiba quais são os mais em conta no mercado
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04.03.2024 às 14:20
Montadoras seguem tentando oferecer preços acessíveis para seus elétricos; saiba quais são os mais em conta no mercado

Pode-se dizer que em 2023 os carros elétricos finalmente conseguiram atingir de vez o mercado brasileiro. No ano passado foram registrados 19.310 emplacamentos, que representa um aumento de 56,2% nas vendas em comparação a 2022.

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A tendência do crescimento é continuar, já que as marcas seguem trazendo novos modelos de carros elétricos para o mercado – embora o imposto de importação tenha de ser aplicado. Assim, muitos desses veículos são comercializados por preços bem competitivos dentro do mercado, como o recém-lançado BYD Dolphin Mini (R$ 115.800).

Para que fique ligado nesse segmento em ascensão e caso seja de seu interesse saber quais desses veículos saem mais em conta, a Mobiauto separou uma lista com os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil. Confira:

10) Mini Cooper S E - R$ 199.990

O Mini Cooper S E foi um dos elétricos que teve que adequar seus preços com as chegadas em peso de BYD Dolphin e GWM Ora 03 no ano passado. Seu valor foi diminuído em R$ 60 mil e agora o compacto figura entre os carros mais baratos do segmento.

Apesar da motorização diferenciada, o veículo segue com o visual tradicional da Mini. Seu propulsor elétrico dianteiro oferece 184 cv de potência, 27,5 kgfm de torque e uma autonomia elétrica de 161 Km.

9) Seres 3 - R$ 199.990

A Seres é outra fabricante chinesas - talvez a menos conhecida - que chegou ao Brasil nos últimos tempos. O SUV elétrico urbano, Seres 3, é seu produto mais barato presente no mercado nacional.

O design do veículo parece estar um pouco desatualizado em relação aos rivais no segmento, e parece que foi tirado diretamente de um SUV dos anos 2000. Ele tem um motor de 163 cv de potência e torque de 30,6 kgfm. De acordo com Inmetro sua independência elétrica é de 206 km.

8) Hyundai Kona EV -  R$ 189.990

Para quem tem preferência por visuais mais modernos e futuristas, o Hyundai Kona EV parece ser uma boa pedida. O veículo foi lançado pela Hyundai CAOA e parece não ter agitado tanto o mercado ainda, mas é uma opção interessante.

O Kona EV é o primeiro SUV 100% elétrico da montadora e vem com um conjunto elétrico que entrega autonomia de 252 Km, além de um motor com potência de 136 cv e torque de 40,3 kgfm.

7) Peugeot e-2008 - R$ 169.990

O Peugeot e-2008 é mais um dos que teve que adequar os preços à competição ferrenha no segmento. O SUV elétrico que agora sai pelo valor de SUV compacto a combustão, como o VW T-Cross, chegou ao mercado custando mais de R$ 200 mil.

O veículo possui a mesma plataforma e equipamentos do ainda não lançado Peugeot 2008, que é prometido para o nosso mercado e que é vendido na Europa. A configuração vendida aqui no Brasil é a GT, que entrega 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, além de uma autonomia de 234 Km.

6) GWM Ora 03 - R$ 150 mil

A GWM foi uma das marcas que chegou com tudo dentro do segmento em 2023. Após ver o sucesso da BYD com o Dolphin, a empresa decidiu investir suas forças no mercado de elétricos de baixo custo dentro do Brasil e trouxe o Ora 03 para cá.

Com um design um tanto quanto curioso, o veículo se destaca por sua opção de carregamento rápido em 30 minutos. Seu conjunto propulsor oferece autonomia de 232 km, e oferece um desempenho relativamente interessante, com potência de 171 cv e torque de 25,5 kgfm.

5) BYD Dolphin - R$ 149.800

A vinda do BYD Dolphin para o Brasil foi o que mudou o rumo do mercado elétrico no país. O modelo tem carregamento rápido, acabamento interno sofisticado e tecnologias interessantes por um preço acessível, fazendo muitos carros elétricos se reajustarem dentro do mercado.

Sobre o carro em si, ele possui um propulsor que entrega 95 cv de potência e 18,4 kgfm de autonomia. Sua bateria de 44,9 kWh entrega um alcance de 291 km.

4) JAC e-JS1 - R$ 126.900

Já há algum tempo no Brasil, a chinesa JAC foi a primeira a trazer um hatch subcompacto elétrico para o país, o e-JS1. A montadora até adotou a estratégia de ser uma empresa que vende apenas carros elétricos no Brasil tempos atrás, e foi mais uma a reduzir o preço de seu carro para competir no mercado.

Seu relativo pioneirismo dentro do segmento explica talvez sua autonomia elétrica um tanto baixa, 161 km. Além disso, seu motor, quando comparado aos já comentados, talvez fique devendo um pouco, com 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.

3) Chery iCar - R$ 119.990

Abrindo o pódio da lista, o Chery iCar é para quem busca usos estritamente urbanos. O veículo é o menor elétrico presente no Brasil, possuindo 3,20 metros de comprimento, 1,67 m de largura e 1,59 m de altura.

Seus 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque chama atenção por serem baixos, mas soluções como capô e lataria feita de plástico altamente resistente fazem seu peso não ultrapassar uma tonelada e o tornam leve e ágil. Sua velocidade máxima é de 100 km/h e ele pode rodar 197 km sem carregamento.

2) BYD Dolphin Mini - R$ 115.800

Talvez um dos lançamentos mais aguardados do ano, o BYD Dolphin Mini chegou na semana passada para agitar o mercado. Sua pré-venda já está disponível desde o dia 25 de fevereiro, e o seu principal destaque é ser um hatch compacto elétrico com mesma faixa de preço que seus concorrentes a combustão no segmento.

Quanto a sua motorização, ela entrega potência de 75 cv e torque de 13,8 kgfm, além disso possui uma autonomia considerável, de 280 km, graças à bateria de 38 kWh usada no carro. Até o fim do ano a BYD espera emplacar 30 mil unidades do Dolphin Mini, superando rivais como Citroen C3 e Peugeot 208.

1) Renault Kwid E-Tech - R$ 99.990

Mesmo com o lançamento do Dolphin Mini, oRenault Kwidelétrico segue sendo o carro mais barato do Brasil dentro do segmento. Ano passado o subcompacto recebeu redução de preço e até agora não perdeu seu posto de soberania no mercado, saindo por menos de  R$ 100 mil.

Seu design e acabamento são do mesmo nível da sua contraparte a combustão, e seu peso e autonomia são ligeiramente menores que o iCar, de 977 kg e 185 km, respectivamente. Quanto ao rendimento do carro, seu motor fornece 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque.

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