VW Tiguan seguirá passos de Golf e será elétrico já em 2026
O VW Tiguan está na sua terceira geração e já possui versões híbridas na Europa. Agora, a cúpula da fabricante alemã confirmou, durante a divulgação dos resultados de 2023, que o futuro do SUV será 100% elétrico. O caminho do Tiguan é semelhante ao do VW Golf, o qual teve sua última versão à combustão apresentada recentemente.
No final de 2023 o Volkswagen Tiguan em sua terceira geração já estava disponível para o consumidor europeu. Por aqui, apenas tivemos apenas uma versão atualizada da segunda geração do SUV, e nada de opções híbridas, as quais já são uma realidade no velho continente.
Você também pode se interessar:
- VW Golf 2025 pode chegar ao Brasil para brigar com Type R e GR Corolla
- Novo VW Tiguan 2024: o que SUV ganha ou perde em relação ao antecessor
- Exclusivo: novo SUV popular da VW chegará com missão insana a cumprir
- Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido em 2023
Tiguan europeu é sonho distante para os brasileiros
Para início de conversa, o VW Tiguan europeu tem versões híbridas que oferecem 100 km de autonomia somente no modo elétrico, algo somente no imaginário do Tiguan vendido no mercado nacional.
O modelo europeu ainda traz a última geração do sistema Park Assist da fabricante alemã e função massagem para os bancos dianteiros, apenas para citar alguns dos itens. O novo assistente de voz IDA também foi integrado.
Vale dizer ainda que, por lá, o SUV é oferecido em oito configurações. A partir da versão Life, dois itens se destacam no SUV: o ar-condicionado de três zonas e os assistentes de condução. Para se ter uma noção da distância de equipamentos entre os irmãos brasileiros e europeus, as versões topo de linha Elegance e R-Line trazem os seguintes itens:
Elegance:
- Faróis LED Plus incluindo uma faixa horizontal de LED na dianteira e traseira
- Bancos dianteiros com função de massagem
- Abertura elétrica do porta-malas
- Aquecimento dos bancos
- Rodas aro 18
R-Line:
- Todos os adicionais da Elegance e mais
- Para-choque exclusivo
- Spoiler de teto
- Interior exclusivo, inclusive com bancos esportivos
- Rodas aro 19
- Opcional do pacote Black Syle (detalhes em preto nas rodas, frisos das janelas e retrovisores)
Tiguan brasileiro bem distante do europeu
A diferença de visual e equipamentos fica na mesma distância entre o Brasil e a Europa. Outra questão é que no mercado europeu as opções disponíveis são apenas de cinco lugares. Enquanto na Europa se tem o popular Tiguan, no Brasil está à venda somente o Tiguan Allspace R-Line 2024, versão com entre-eixos maior e que comporta até sete ocupantes. Veja alguns dos itens que ele ganhou em relação ao anterior comercializado por aqui.
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sistema de frenagem autônoma para pedestres, tráfego cruzado e vagas de estacionamento
- Carregador de celular por indução
- Controles de estabilidade e tração
- Seis airbags (frontais, laterais e cortina)
- Frenagem automática pós-colisão
- Assistente de partida em rampa
- Controle de pressão dos pneus
- Bloqueio eletrônico do diferencial
- Alerta de ponto cego
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Novo Jeep Commander de 272 cv aparece sem camuflagem e chega em 2024
- Notícias
Os SUVs que mais desvalorizaram em 2023
- Notícias
VW Tiguan seguirá passos de Golf e será elétrico já em 2026
- Novidades sobre carros
Honda CR-V Hybrid 2024 virá 4x4 e com nova data de lançamento. Veja quando
- Novidades sobre carros
Novo VW Tiguan custará R$ 278.990 com motor turbo de 186 cv
- Novidades sobre carros
Novo VW Tiguan europeu tem itens que o nosso 2024 nem sonha
- Novidades sobre carros
Exclusivo: novo VW Tiguan chega às lojas no fim de novembro e já tem fila
- Novidades sobre carros
VW Tiguan 2024 vai voltar ao Brasil e pode até trazer irmão cupê
- Lançamentos
Novo VW Tiguan híbrido está chegando ao Brasil e já tem fila de espera