VW Tiguan seguirá passos de Golf e será elétrico já em 2026

SUV já possui versões híbridas na Europa, mas seu futuro será com trem de força completamente movido a energia elétrica - como do VW Golf
Vinicius Moreira
Por
29.01.2024 às 16:45
SUV já possui versões híbridas na Europa, mas seu futuro será com trem de força completamente movido a energia elétrica - como do VW Golf

O VW Tiguan está na sua terceira geração e já possui versões híbridas na Europa. Agora, a cúpula da fabricante alemã confirmou, durante a divulgação dos resultados de 2023, que o futuro do SUV será 100% elétrico. O caminho do Tiguan é semelhante ao do VW Golf, o qual teve sua última versão à combustão apresentada recentemente.             

No final de 2023 o Volkswagen Tiguan em sua terceira geração já estava disponível para o consumidor europeu. Por aqui, apenas tivemos apenas uma versão atualizada da segunda geração do SUV, e nada de opções híbridas, as quais já são uma realidade no velho continente.

Você também pode se interessar:

Tiguan europeu é sonho distante para os brasileiros

Para início de conversa, o VW Tiguan europeu tem versões híbridas que oferecem 100 km de autonomia somente no modo elétrico, algo somente no imaginário do Tiguan vendido no mercado nacional.

O modelo europeu ainda traz a última geração do sistema Park Assist da fabricante alemã e função massagem para os bancos dianteiros, apenas para citar alguns dos itens. O novo assistente de voz IDA também foi integrado.

Vale dizer ainda que, por lá, o SUV é oferecido em oito configurações. A partir da versão Life, dois itens se destacam no SUV: o ar-condicionado de três zonas e os assistentes de condução. Para se ter uma noção da distância de equipamentos entre os irmãos brasileiros e europeus, as versões topo de linha Elegance e R-Line trazem os seguintes itens:

Elegance:

  • Faróis LED Plus incluindo uma faixa horizontal de LED na dianteira e traseira
  • Bancos dianteiros com função de massagem
  • Abertura elétrica do porta-malas
  • Aquecimento dos bancos
  • Rodas aro 18

R-Line:

  • Todos os adicionais da Elegance e mais
  • Para-choque exclusivo
  • Spoiler de teto
  • Interior exclusivo, inclusive com bancos esportivos
  • Rodas aro 19
  • Opcional do pacote Black Syle (detalhes em preto nas rodas, frisos das janelas e retrovisores)

Tiguan brasileiro bem distante do europeu

A diferença de visual e equipamentos fica na mesma distância entre o Brasil e a Europa. Outra questão é que no mercado europeu as opções disponíveis são apenas de cinco lugares. Enquanto na Europa se tem o popular Tiguan, no Brasil está à venda somente o Tiguan Allspace R-Line 2024, versão com entre-eixos maior e que comporta até sete ocupantes. Veja alguns dos itens que ele ganhou em relação ao anterior comercializado por aqui.

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sistema de frenagem autônoma para pedestres, tráfego cruzado e vagas de estacionamento
  • Carregador de celular por indução
  • Controles de estabilidade e tração
  • Seis airbags (frontais, laterais e cortina)
  • Frenagem automática pós-colisão
  • Assistente de partida em rampa
  • Controle de pressão dos pneus
  • Bloqueio eletrônico do diferencial
  • Alerta de ponto cego

 

Comentários