VW Tarok usa carcaça do Tiguan para se esconder e entrega detalhe importante
A Volkswagen Tarok está rodando mais uma vez em testes sem usar sua carroceria final. Desta vez, o Tiguan foi utilizado pela picape como disfarce para novos estudos de engenharia. No entanto, um item interessante chamou atenção no vídeo publicado pela página @placaverde.
Isso porque a “mula” da Volkswagen Tarok – nome que ainda não é oficial – foi flagrada usando eixo rígido e feixe de molas – ou molas semielípticas - na traseira, e não uma suspensão convencional por eixo de torção, como é comum em carros compactos, ou multilink, como é a da Toro.
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A novidade não é surpresa para a reportagem da Mobiauto, que revelou em primeira mão que a Tarok teria suspensão desse tipo em março do ano passado. Para entender melhor seu funcionamento, vale lembrar que esse tipo de agregado de suspensão é comum em picapes médias e veículos pesados de carga.
O conjunto semielíptico com eixo rígido sempre foi um diferencial da Fiat Strada contra as concorrentes. Sim, a picape da Fiat oferece esse tipo de suspensão para poder levar mais carga – atualmente, até 720 kg – que é justamente o objetivo da Tarok com o item.
Outro ponto interessante que o flagra mostra é a geometria do eixo rígido, que tem formato do símbolo Omega Ω – praticamente a letra “U” de cabeça para baixo. Isso ajuda no dia a dia por não ter a barra de eixo baixa, com melhor posicionamento para se livrar de objetos no meio da estrada e passar ileso em terrenos fora de estrada.
A nova picape da Volkswagen será fabricada em São José dos Pinhais (PR), junto de Virtus e T-Cross. Seu objetivo no mercado será brigar com Renault Oroch, Fiat Strada, Chevrolet Montana e Fiat Toro.
Para isso, deve usar o novo motor 1.5 TSI Evo 2, de 150 cv e 25,5 kgfm, que está sendo projetado pela fabricante alemã para ser produzido em São Carlos (SP). Ele já é fabricado fora do Brasil e é uma evolução do atual 1.4 TSI, sendo compatível com novas regras de emissão.
Ponto interessante a ser visto no flagra são as dimensões da picape. Se em um primeiro flagra, vestida de Virtus, ela mostrou o entre-eixos alongado em relação ao sedan compacto, desta vez a medida se encaixou bem na carroceria do Tiguan.
Originalmente, o SUV médio tem 2,79 metros de entre-eixos, e as imagens mostram que a Tarok terá medida parecida com essa, que é bem próxima à da Chevrolet Montana (2,80 m). Além disso, a nova picape da Volkswagen deve ser um pouco mais estreita que o Tiguan, que tem seus 1,83 m de largura.
Aqui, mais uma vez, a Tarok terá medida parecida com a da Montana, que tem 1,80 m. É percebido isso pela bitola dos eixos da picape, que não ficam rentes às caixas de roda.
Ou seja, podemos esperar a VW Tarok como rival absoluta da Chevrolet Montana, em porte e preços, sendo mais interessante pelas capacidades. A nova picape da marca alemã chegará ao mercado entre 2026 e 2027.
Projeções: Kleber SIlva/KDesignAG
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.