VW Gol x VW Polo Track: Como foi o último e o primeiro ano dos hatches

O Volkswagen Gol saiu de linha para dar lugar ao VW Polo Track. Valeu a pena? Veja no comparativo
Vinicius Moreira
Por
23.01.2024 às 09:00
O Volkswagen Gol saiu de linha para dar lugar ao VW Polo Track. Valeu a pena? Veja no comparativo

Carro mais vendido do Brasil por muitos anos, o VW Gol acabou saindo de linha há dois anos, mas não antes de emplacar 71.608 unidades em seu ano de despedida. Para o seu lugar, a Volkswagen colocou no mercado o Polo Track, versão mais barata do hatch, que no seu ano de estreia registrou 47.420 emplacamentos em 2023. Os números são da consultoria Jato.

Com apenas esses números em mãos é fácil dizer que a saída do hatch veterano foi uma escolha ruim da VW, pelo menos no que diz respeito ao compilado de vendas. Mas para além dos dados, a entrada do Polo Track e a saída do Gol mudou o jogo para a Volkswagen. É o que vamos mostrar nesse artigo.

Você também pode se interessar:

Por anos o Volkswagen Gol liderou o mercado, mas na última década o hatch da VW foi sentindo o peso da idade (seu projeto datava de 2008) e perdeu espaço, principalmente para o Chevrolet Onix. Soma-se a isso a alta dos preços dos carros de entrada e o Gol estava com os dias contados.

Nessa esteira, a Volkswagen precisava traçar uma estratégia para voltar a dominar o mercado de veículos leves no Brasil. O plano escolhido foi adotar uma solução caseira, inserir uma versão básica do VW Polo como carro mais barato da marca no país. O hatch da vez foi o VW Polo Track - e teve muitos que torceram o nariz.

De volta ao topo de mais vendidos

Para quem é mais ligado em números, em 2023 o VW Polo Track representou 40% das vendas do hatchback no Brasil. Ao todo, o Polo, somando todas as configurações, vendeu 111.242 unidades, das quais 47.420 eram representadas pela versão Track.

Um olhar um pouco mais profundo revela que, ao lançar o Polo Track, a VW conseguiu não só alavancar as vendas de outras versões dele, como voltar ao topo de veículo leve mais vendido do Brasil em 2023 – no ranking geral a Fiat Strada foi líder. Os dados foram fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Apenas em dezembro de 2023 a entidade registrou 17.999 unidades emplacadas do VW Polo, pouco mais de 7 mil veículos vendidos que o segundo colocado, o Chevrolet Onix.

Com esse cenário, fica difícil de contestar a saída do Gol, que foi líder no mercado nacional por nada menos do que 27 anos no Brasil. Claro que os mais saudosistas sempre vão defender o VW Gol e vão usar o um contra um como justificativa.

As vendas de 2022 do Gol e 2023 do Polo são exemplos disso. Porém, do ponto de vista de marca, a tática adotada pela VW tirou o Gol de cena, mas conquistou o objetivo da montadora. Assim, o Polo passou fácil da marca das 100 mil unidades emplacadas e retomou o primeiro lugar para Volkswagen no segmento de veículos leves. Algo que não acontecia desde 2013, com o próprio VW Gol.

 

Comentários