VW Gol x VW Polo Track: Como foi o último e o primeiro ano dos hatches
Carro mais vendido do Brasil por muitos anos, o VW Gol acabou saindo de linha há dois anos, mas não antes de emplacar 71.608 unidades em seu ano de despedida. Para o seu lugar, a Volkswagen colocou no mercado o Polo Track, versão mais barata do hatch, que no seu ano de estreia registrou 47.420 emplacamentos em 2023. Os números são da consultoria Jato.
Com apenas esses números em mãos é fácil dizer que a saída do hatch veterano foi uma escolha ruim da VW, pelo menos no que diz respeito ao compilado de vendas. Mas para além dos dados, a entrada do Polo Track e a saída do Gol mudou o jogo para a Volkswagen. É o que vamos mostrar nesse artigo.
Você também pode se interessar:
- VW Polo Track 2023 é popular que merecemos a preço que não merecemos pagar
- Avaliação: VW Polo Track fará a festa de motoristas de frota e aplicativo
- Novo VW Polo Track garante três estrelas em teste de colisão do Latin NCAP
- Os 30 carros mais vendidos em dezembro de 2023
Por anos o Volkswagen Gol liderou o mercado, mas na última década o hatch da VW foi sentindo o peso da idade (seu projeto datava de 2008) e perdeu espaço, principalmente para o Chevrolet Onix. Soma-se a isso a alta dos preços dos carros de entrada e o Gol estava com os dias contados.
Nessa esteira, a Volkswagen precisava traçar uma estratégia para voltar a dominar o mercado de veículos leves no Brasil. O plano escolhido foi adotar uma solução caseira, inserir uma versão básica do VW Polo como carro mais barato da marca no país. O hatch da vez foi o VW Polo Track - e teve muitos que torceram o nariz.
De volta ao topo de mais vendidos
Para quem é mais ligado em números, em 2023 o VW Polo Track representou 40% das vendas do hatchback no Brasil. Ao todo, o Polo, somando todas as configurações, vendeu 111.242 unidades, das quais 47.420 eram representadas pela versão Track.
Um olhar um pouco mais profundo revela que, ao lançar o Polo Track, a VW conseguiu não só alavancar as vendas de outras versões dele, como voltar ao topo de veículo leve mais vendido do Brasil em 2023 – no ranking geral a Fiat Strada foi líder. Os dados foram fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Apenas em dezembro de 2023 a entidade registrou 17.999 unidades emplacadas do VW Polo, pouco mais de 7 mil veículos vendidos que o segundo colocado, o Chevrolet Onix.
Com esse cenário, fica difícil de contestar a saída do Gol, que foi líder no mercado nacional por nada menos do que 27 anos no Brasil. Claro que os mais saudosistas sempre vão defender o VW Gol e vão usar o um contra um como justificativa.
As vendas de 2022 do Gol e 2023 do Polo são exemplos disso. Porém, do ponto de vista de marca, a tática adotada pela VW tirou o Gol de cena, mas conquistou o objetivo da montadora. Assim, o Polo passou fácil da marca das 100 mil unidades emplacadas e retomou o primeiro lugar para Volkswagen no segmento de veículos leves. Algo que não acontecia desde 2013, com o próprio VW Gol.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Novo VW Gol será revelado fora do Brasil por meio da Skoda; entenda
- Notícias
Volkswagen Gol G7: os principais problemas, segundo os donos
- Novidades sobre carros
Por que VW Gol será o principal projeto da marca no investimento de R$ 9 bi
- Novidades sobre carros
Chevrolet Celta: o que tem de verdade no possível retorno dele ao Brasil?
- Curiosidades
Este menino de 11 anos trocou seu supercomputador gamer por um Gol 1993
- Notícias
Como participar de leilões de carros da PRF e Receita Federal
- Notícias
VW Gol x VW Polo Track: Como foi o último e o primeiro ano dos hatches
- Novidades sobre carros
VW Polo Track ostenta sozinho mais de 40% das vendas do hatch em 2023
- Notícias
Os carros seminovos e usados mais vendidos em 2023