VW Gol, Voyage, Polo e Virtus matam motor 1.6. Saveiro vira só 16V

Marca reajusta todos os motores do portfólio: Nivus, T-Cross, Taos, Jetta e até Amarok têm mudanças
Renan Bandeira
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09.02.2022 às 14:22 • Atualizado em 21.02.2022
Marca reajusta todos os motores do portfólio: Nivus, T-Cross, Taos, Jetta e até Amarok têm mudanças

A sétima fase do Proconve também afetou a Volkswagen. Para se adequar às novas regras de emissão, a marca alemã fez uma série de ajustes em todos os seus veículos, começando por tirar de linha o motor EA111, 1.6 8V - conforme a Mobiauto antecipou em junho do ano passado.

Com isso, Gol e Voyage perderam todas as versões 1.6, a 8V manual e a automática 16V, e serão oferecidos apenas com a motorização 1.0 MPI a partir deste ano.

No degrau de cima, Polo e Virtus também terão novidades, reduzindo a gama de opções e deixando de lado o propulsor 1.6 MSI para contar apenas com o 1.0 MPI manual nas versões de entrada, o 1.0 TSI automático nas intermediárias e o 1.4 TSI automático na de topo, GTS. Todos seguem flex.

Já a picape Saveiro adotou o motor 1.6 MSI EA211 de 16 válvulas em todas as versões, extinguindo também o 1.6 8V da família EA111.

Nivus, T-Cross, Taos, Jetta e até  a picape Amarok V6 também foram atualizados.

O que mudou? 

De acordo com a VW,  as centrais eletrônicas dos motores foram atualizadas, assim como as de transmissão e ar-condicionado. Isso, junto ao uso de pneus verdes, sistema de combustível e catalisadores renovados, fez os modelos entrarem nos novos limites de emissão. Além disso, a linha VW ganhou algumas novidades, veja:

Voyage e Gol: a dupla perdeu o velho motor EA111 1.6 8v. Agora, Voyage e Gol serão oferecidos em versão única com motor 1.0 MPI e câmbio manual, que receberam novas calibrações no sistema de gerenciamento para atender às normas da sétima fase do Proconve. 

Os motores foram ajustados, mas não ganharam novas especificações, mantendo os 75/84 cv e 9,7/8,4 kgfm (gasolina/etanol) de sempre.

Polo e Virtus: hatch e sedan perderam as versões com motor 1.6 MSI. Assim, o Polo poderá ser encontrado apenas nas opções 1.0 MPI, Comfortline 200 TSI, Highline 200 TSI e GTS 250 TSI, enquanto o Virtus contará com as configurações Comfortline 200 TSI, Highline 200 TSI e GTS 250 TSI. 

Para melhorar a eficiência e entrar nos parâmetros do Proconve L7, Polo e Virtus terão de série o sistema start-stop nas versões Comfortline e Highline. Além disso, as versões de topo Highline terão  ar-condicionado digital e automático. 

Sem novas calibrações nas usinas 200 TSI e 250 TSI, elas mantiveram os mesmos dados de potência e torque. O 1.0 turboflex segue rendendo 116/128 cv e 20,4 kgfm, e o 1.4 turboflex manteve os 150 cv e 25,5 kgfm.

Saveiro: picapinha perdeu o motor 1.6 8V. Agora será oferecida apenas na versão Cross, com motor 1.6 de 16V e 110/120 cv e 15,8 e 16,5 kgfm.

T-Cross e Nivus: o Nivus terá de série agora ACC, AEB e start-stop em todas as versões. Enquanto isso, o T-Cross oferecerá os mesmos itens a partir da opção Comfortline.

Amarok, Taos e Jetta: esses não ganharam novidades, apenas seus motores foram recalibrados.

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