VW Gol Last Edition já é revendido a preço de T-Cross

Ágio do modelo supera a de versões clássicas, como a GTi, e configuração de despedida já custa o mesmo que SUVs como o Jeep Renegade
Renan Bandeira
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27.12.2022 às 15:40 • Atualizado em 10.08.2023
Ágio do modelo supera a de versões clássicas, como a GTi, e configuração de despedida já custa o mesmo que SUVs como o Jeep Renegade

O VW Gol deixou as linhas de montagem e não será mais fabricado pela marca alemã em Taubaté (SP) após 42 anos, assim como o irmão sedan Voyage. 

Diferentemente do três-volumes, que deixou o mercado pela segunda vez usando a porta dos fundos, o hatch ganhou uma série especial de despedida, chamada Last Edition, a fim de celebrar o fim de seu ciclo com mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas por aqui. É o carro mais popular na história do Brasil.

Mesmo com preço oficial de R$ 95.990 e motor 1.0 aspirado, a edição final do Gol parece ter feito sucesso. Tanto que suas 649 unidades destinadas ao Brasil foram vendidas em um dia - a Volkswagen ficou com uma, que completa as 650.

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O problema é que boa parte dos exemplares comercializados foi obtida por revendas independentes, que aproveitaram a oportunidade para fazer sua própria história. No caso, oferecer o Gol Last Edition quase zero-quilômetro a preços que chegam a espantosos R$ 150.000 - apenas R$ 2.100 mais barato que um T-Cross Comfortline, que é a versão mais completa do SUV com motor 1.0 TSI.

Só nos classificados da Mobiauto encontramos dois anúncios. O primeiro, um pouco mais “em conta”, por R$ 130.000, no Rio Grande do Sul. O segundo, chegando aos já mencionados R$ 150.000, no Distrito Federal. E já não há mais nenhuma opção anunciada pelo valor anunciado durante o lançamento da versão.

Vale lembrar que, no início deste mês, a própria VW leiloou o último Gol Last Edition, de plaqueta 042/1000, por R$ 154.000. Na ocasião, o novo dono levou no pacote um cartão em NFT do veículo feito por José Carlos Pavone, chefe de design da fabricante na América do Sul.

Foram apenas 1.000 unidades fabricadas dessa configuração, sendo que 350 foram exportadas para outros países da América Latina. Em todas elas, o Gol mantém o motor 1.0 MPi de três cilindros e 12V, que rende 84 cv e 10,3 kgfm.

Com o mesmo pacote de equipamentos da versão MPi convencional dotada do pacote opcional Urban Completo, o Gol Last Edition se apega ao visual, com itens que rememoram características dos VW Gol do passado.

Pintura Vermelho Sunset com teto e capas dos retrovisores em preto brilhante, rodas aro 15 escurecidas, faróis e lanternas com máscaras negras, adesivos decorativos e o desenho de rodas orbitais nas colunas C são exemplos de estilização exclusiva da série especial. 

Leia também: VW Polo Track: o que ele perde para ser mais barato que o novo Polo MPI

Gol Last Edition não é o último Gol

A marca apresentou a variante Last Edition do Gol em novembro, mas a última unidade fabricada do modelo foi uma convencional também com motor 1.0. Curiosamente, ela poderá ser dirigida por qualquer pessoa, afinal, seu destino é uma das lojas da Localiza.

A história do modelo se encerrou na última sexta-feira (23), após 42 anos, sete meses e 15 dias, como a Mobiauto já contou neste outro artigo. Nesse período, o hatch teve 7 milhões de unidades vendidas em nosso mercado.

Sua última foto, feita por funcionários da linha de montagem de Taubaté (SP), mostra a pintura Cinza Platinum e as rodas de aço com calota do último exemplar.

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