VW Amarok SUV: projeto interno tinha sete lugares e seria rival de SW4
A Volkswagen Amarok é um produto global e representante da marca no segmento de picapes médias. O produto está há muito tempo no mercado e em 2011 quase virou um SUV para brigar diretamente com o Toyota SW4. O projeto interno foi mantido em segredo por quase de 15 anos, mas acabou de ser revelado pelo influenciador @marc_pelzer.
Você também pode se interessar por:
- VW Amarok terá motorização híbrida diferente da Ford Ranger que vem ao Brasil
- Segredo: nova VW Amarok terá cara chinesa e deve manter coração de 258 cv
- VW Amarok vende apenas 2 unidades em agosto; veja as picapes mais vendidas
- VW Amarok V6 usada tem potência de sobra a preço de Tera topo de linha 0km
Visualmente, a dianteira é a mesma da Amarok da época. Os faróis possuem um tamanho considerável e são interligados por duas faixas na horizontal que preenchem a grade do modelo, os faróis de neblina ficam posicionados próximo ao para-choque, onde há um acabamento em plástico preto.
Reprodução/@marc_pelzer
Na parte de trás, claro que está o maior diferencial, a ausência da caçamba. A tampa do porta-malas do SUV é reta e isso não é por acaso. Sua abertura é feita de forma horizontal, assim como ocorre no Ford Bronco, há também uma possibilidade de abertura vertical, porém de forma parcial, ou seja, da metade para cima da traseira do modelo.
Reprodução/@marc_pelzer
Assim como os faróis, as lanternas do modelo possuem um tamanho relevante e preenchem tanto uma parte da lateral do modelo quanto da tampa traseira.
No interior, o modelo foi construído na configuração de três fileiras de banco, distribuídos em 2+3+2. Os bancos traseiros são equipados com a tecnologia Isofix e possuem acabamento em marrom, a tonalidade também é encontrada em partes do painel, console central e acabamento das portas.
Reprodução/@marc_pelzer
Entre os demais itens é possível identificar painel de instrumentos, ar-condicionado analógico e central multimídia. Um destaque está na manopla de câmbio que indica que o modelo possivelmente teria transmissão automática.
Sonho da Amarok SUV ainda existe?
Algo que chamou a atenção é um comentário da página @volkswagen_nutzfahrzeuge, dedicada a veículos comerciais na Alemanha, “Mas me diga o que você acha. Deveríamos ter lançado?”. Esse não é o único indício que o sonho ainda possa existir.
Em 2024, Albert Kirzinger, Head of Design dos veículos comerciais da marca publicou em seu Linkedin um conceito de um SUV com o nome Amarok.
Reprodução/Albert Kirzinger
No desenho, o SUV recebe uma proposta mais aventureira. Uma prova está no para-choque robusto e construído em plástico preto, no entanto, não descartado a modernidade, com faróis afilados e interligados por uma barra de LED.
Já na legenda, Kirzinger afirmou: “Explorando ideias de design para a picape Amarok! Nossa fase de pesquisa, lá atrás, nos levou a uma jornada off-road, e aqui está uma prévia com uma renderização que apresenta uma caçamba totalmente fechada. Pronta para aventuras radicais!”
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
