Volvo C40 é SUV cupê elétrico com base do XC40 que resgata aura do C30

Modelo chega cheio de estilo, em pré-venda, por R$ 420.000, para ajudar marca sueca a ser a que mais vende elétricos no Brasil
LF
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08.02.2022 às 20:00
Modelo chega cheio de estilo, em pré-venda, por R$ 420.000, para ajudar marca sueca a ser a que mais vende elétricos no Brasil

Um carro da Volvo com traseira inclinada e laterais do vidro margeadas por lanternas verticalmente prolongadas. Poderíamos estar falando dos extintos hatches C30 e V40, mas não: desta vez, é o C40 Recharge, que faz uma espécie de releitura desse padrão estético na forma de um SUV cupê elétrico, mais condizente com os gostos dos anos 2020.

Concebido desde o princípio como um modelo exclusivamente movido a eletricidade, o C40 Recharge entra em pré-venda no Brasil nesta terça-feira (8), em versão única de acabamento, por R$ 419.950. Serão 200 unidades disponíveis neste primeiro lote, com entrega prevista para o final de março. Depois disso, já se prepare, porque o preço deve subir.

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Irmão de sangue do XC40

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Derivado da plataforma CMA (Compact Modular Architecture) do XC40, o C40 herda do irmão diversos componentes, tendo inclusive uma identidade visual muito parecida. Compartilha, inclusive, a motorização 100% elétrica dotada de dois propulsores com 204 cv de potência cada, totalizando 408 cv e 67,3 kgfm de torque combinados.

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A diferença mais óbvia está na traseira, que no C40 possui um caimento estilo cupê. Curioso é que isso lhe confere apenas 1,5 cm a mais de comprimento (totalizando 4.440 mm), mas gera uma redução de quase 40 litros no volume do porta-malas, de 452 para 413 l. 

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Por não possuir barras longitudinais de teto, o novato é quase 6 cm mais baixo (1.591 mm de altura), mas a largura (1.873 mm) e o entre-eixos (2.702 mm) são praticamente os mesmos. Sua dianteira, apesar de parecida, é exclusiva e não tão musculosa quanto a do XC40, com caimento mais suave do capô e grade menos proeminente. 

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Tomada de ar? Só na base do para-choque: o contorno na parte superior é meramente ilustrativo e reforça que se trata de um veículo 100% elétrico. As rodas de liga leve aro 20 com caráter aerodinâmico também são inéditas. Os faróis com LED pixels são outro componente que faz sua estreia no SUV cupê.

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Aceleração e autonomia

O C40 traz um conjunto de baterias tem 78 kWh de capacidade bruta e 75 kWh líquidos, postado no assoalho. A autonomia declarada é de 418 km no ciclo WLTP (europeu) e 364 km no EPA (americano). Porém, segundo a Volvo, o alcance poderá ser ampliado no futuro através de atualizações e otimizações dos sistemas eletrônicos via “nuvem”.

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A recarga de 80% da energia em um posto ultrarrápido de 100 kW ocorre em 40 minutos. Em wallbox de 11 kW, são necessárias mais de 8h para “completar o tanque”. Já numa tomada convencional de 220 Volts, o processo pode levar de 12 a 24 horas.

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Com todo esse conjunto, o SUV cupê possui tração nas quatro rodas e promete ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, mesmo pesando 2,2 toneladas (fruto dos módulos de bateria). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.

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Sem couro animal

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Por dentro, enxerga-se muito do próprio XC40 no painel do C40, como o volante, o quadro de instrumentos 100% digital de 12,3” e as saídas de ar verticais.Porém, sua central multimídia estilo tablet de 9” possui um sistema operacional mais moderno, desenvolvido em parceria com o Google. 

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Além disso, o couro usado nos revestimentos não é de origem animal. Há muitos elementos em preto brilhante e aço escovado no interior, e todo o assoalho é acarpetado. Destaque para a manopla de câmbio tipo joystick (copiada por SUVs nacionais da Caoa Chery) com miolo vazado, e para os bancos dianteiros finíssimos, mas ainda assim muito confortáveis.

A cabine traz três opções de acabamento: couro sintético todo preto e carpete preto; couro sintético com alcantara e carpete pretos; couro sintético com alcantara pretos e carpete azul. Já as pinturas externas são sete, incluindo o Azul Fjord, cor de lançamento. Fiordes são grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas, muito comuns na Suécia, terra da Volvo.  

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Na parte de segurança, são sete airbags, assistentes autônomos de frenagem e manutenção de faixa, alerta de ponto cego, mitigação de colisão frontal e traseira, proteção contra impactos laterais e contra lesões na coluna cervical, câmera de 360° para auxílio a manobras, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de estacionamento frontal, traseiro e lateral.

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Volvo - marca que mais venderá elétricos no país?

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O C40 Recharge é produzido junto com o XC40 Recharge na fábrica de Gante (Bélgica). Em novembro, a fabricante sueca já havia anunciado que o próprio XC40 passaria a ser vendido somente na configuração Recharge elétrica (o híbrido não atende às normas do Proconve L7).  

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Embora a estratégia pareça ousada demais, o SUV começou 2022 sendo o modelo elétrico mais emplacado no Brasil, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), com 107 unidades registradas em janeiro.

O C40 chega compor com o irmão uma gama forte que visa a tornar a Volvo a marca que mais comercializa carros elétricos no Brasil.

Imagens: Divulgação/Volvo

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