Volkswagen Golf GTI: o que esperar da volta do esportivo?
O Volkswagen Golf GTI já tem data oficial para voltar, 22 de agosto, acompanhado do novo Volkswagen Jetta GLI. O hatch retorna depois de cinco anos fora do mercado nacional, mas o que esperar da volta do esportivo? É isso que a Mobiauto conta neste artigo.
A primeira mudança está na troca de geração, quando saiu do Brasil o modelo era na sétima geração (MK7). Agora, evoluído, o hatch está no meio da vida da oitava geração, ou seja, passou por um facelift recente e por isso é conhecido como MK 8,5.
Você também pode se interessar por:
- Novos VW Golf GTI e Jetta GLI já têm data para chegarem ao Brasil
- Volkswagen Golf GTI voltará ao Brasil em 2025
- Volkswagen Golf TSI: os principais problemas, segundo os donos
- Volkswagen Jetta GLI 2025: veja tudo que vai mudar no sedan esportivo
Diego Dias/Mobiauto
Na oitava geração, o Golf GTI ganhou novo desenho de faróis, que ficaram mais afilados. Um dos destaques do visual está no logotipo iluminado da fabricante alemã. Nos demais elementos da dianteira há uma faixa vermelha que interliga os faróis.
Na traseira, o principal elemento é a dupla saída de escape. As lanternas são em LED, além da presença de elementos na cor vermelha. As rodas são de liga leve com aro 19 polegadas.
Diego Dias/Mobiauto
Por dentro, a oitava geração recebeu importantes melhorias no acabamento em relação ao modelo anterior. O painel de instrumentos é digital e a central multimídia é de 12,9 polegadas. O volante é multifuncional, com botões físicos ao invés de comandos sensíveis ao toque. Outro detalhe que chama a atenção é a manopla do câmbio automático no formato joystick.
O que não mudou foi o motor. O propulsor 2.0 turbo foi recalibrado, mas é o mesmo de quando o hatch saiu do mercado. Com ele, o Golf GTI rende 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, o motor trabalha junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem DSG com sete marchas. Vale lembrar que até sair do Brasil, o Golf GTI dispunha de 230 cv, como o Jetta GLI.
Divulgação/Volkswagen
A velocidade máxima do esportivo é de 250 km/h, enquanto a arrancada de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos. Vale ressaltar que para quem deseja mais esportividade, há a possibilidade de troca de marchas usando borboletas atrás do volante, além do modo Sport.
Assim como acontece com o Jetta, o Volkswagen Golf GTI será importado ao mercado brasileiro. A estratégia de precificação ainda é guardada em segredo, no entanto, o hatch esportivo será um produto de nicho e não deverá ser dos mais baratos.
Diego Dias/Mobiauto
Para efeitos de comparação, Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, modelos em que o Golf GTI deverá mirar, são tabelados em R$ 429.000 e R$ 461.990, respectivamente.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
