Volkswagen estuda produzir um SUV elétrico baseado na nova Amarok
O projeto da Volkswagen de criar um SUV de sete lugares derivado da picape Amarok não é de hoje. A fabricante, inclusive, chegou a desenvolver o protótipo de um modelo derivado da primeira geração da Amarok.
Houve alguns motivos do projeto não ter saído do papel: o primeiro ponto foi o regulamento de emissões, visto que o modelo não conseguia cumprir as rígidas normas para veículos de passeio na Europa.
Outro ponto foi que a fabricante considerou que a procura por um Amarok SUV teria sido baixa. Porém, alguns SUVs como Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Ford Everest, Mitsubishi Pajero Sport e Nissan Terra acabaram mostrando o erro da empresa alemã.
Agora, com a nova leva de SUV elétricos e a parceria com a Ford para produção de uma nova geração da Amarok - esse projeto, infelizmente, não chegará à América do Sul -, a Volkswagen não quer perder a oportunidade e voltará a apostar em um SUV de sete lugares baseado na segunda geração da Amarok.
O veículo vai utilizar o mesmo chassi da nova Ford Ranger e, assim, deve aproveitar a estrutura da nova geração do Ford Everest, aplicando apenas as insígnias e soluções internas da VW.
Leia também: Toyota Hilux indestrutível sobreviveu até a incêndio e implosão de prédio
Carsten Intra, CEO da divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen, confirmou que o chassi está em condições de ser adaptado ao SUV que a VW planeja, mesmo em uma configuração elétrica. O projeto se chama Project ID Ruggdzz, e seria um SUV com três fileiras de bancos.
O projeto ainda está em seu início, na fase atual está acontecendo negociações com engenheiros especializados em picapes da Ford nos Estados Unidos e na Austrália, caso a produção seja confirmada especula se que a montagem seria na base da fabricante americana nos Estados Unidos e África do Sul
Você pode se interessar por:
8 picapes e utilitários que serão lançados em 2023 com preço estimado
Ram 1500 elétrica quer ser pesadelo de F-150 Lightning e Silverado EV
Nova Chevrolet Montana: compare capacidade de carga com Toro, Strada e Oroch
Primeiro GWM nacional será picape híbrida flex mais forte que VW Amarok V6
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.