Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Volkswagen descarta ter carros somente elétricos no Brasil

Fabricante segue com plano de eletrificação focado em modelos híbridos no país
Por
16.09.2025 às 11:14
Compartilhe:

O desempenho positivo nas vendas dos BYD Dolphin Mini e Dolphin no Brasil abriu uma janela de oportunidades. Ou não, a depender da visão de cada montadora, como é o caso da Volkswagen, que pensa ter parte do seu portfólio no país formado por modelos eletrificados, mas não totalmente movidos apenas por eletricidade.

No podcast Desmarketize-se, apresentado pelo profissional de Marketing João Branco, o gerente executivo de Comunicação da Volkswagen Brasil, Cláudio Rawicz, foi questionado sobre a estratégia de modelos eletrificados da marca no país:

Você também pode se interessar por:

“A gente acredita que nós vamos ter carros eletrificados no Brasil. Cem por cento elétrico, a gente acredita que não. Existe uma necessidade de uma busca muito grande das marcas por eletrificarem seus carros: é o híbrido”.

Não só isso, Rawicz também apontou que o foco principal da marca está nos veículos com motorização flex, ou seja, o propulsor a combustão, capaz de rodar tanto na gasolina quanto no etanol, a um conjunto elétrico.

“Esse é um caminho interessante no Brasil porque a gente entende que a matriz energética do país ajuda muito na combinação do híbrido, porque você tem hoje no motor a combustão com etanol um combustível zero emissão”, explicou.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen

“Quando você combina com o elétrico [híbrido], entendendo que a nossa matriz energética é muito limpa, é a combinação perfeita. Então, para nós da Volkswagen, a gente entende que o futuro é, sim, híbrido utilizando o motor a combustão flex, claro, com etanol como prioridade”, completou.

Novo motor híbrido flex

Como a Mobiauto revelou em 2023, o novo conjunto híbrido da Volkswagen para o Brasil será fabricado na planta de São Carlos (SP). A inovação no trem de força vai fazer parte da combinação com a plataforma MQB Hybrid, que vai substituir a MQB A0.

O propulsor é o já revelado em outros mercados 1.5 TSI Evo2, uma evolução do 1.4 TSI já usado por aqui nos modelos Virtus, T-Cross e Taos. Uma das possíveis calibrações para o propulsor é continuar ofertando os 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, mas permitir a combinação com sistema elétrico.

Reprodução/Mobiauto

Reprodução/Mobiauto

Além de diminuir o nível de emissões, o conjunto vai ofertar níveis de consumo ainda melhores. Conforme nossa apuração, o Nivus, por exemplo, terá um conjunto híbrido mais simples, no qual o sistema elétrico vai atuar como um auxiliador do motor a combustão.

Já no T-Cross, o sistema híbrido será mais robusto, como um híbrido pleno. Nesse caso, o motor elétrico será mais atuante e ajudará o propulsor a combustão a mover o veículo.

Nova geração de T-Cross e Nivus

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

A dupla de SUVs compactos da Volkswagen será a eleita para estrear os conjuntos híbridos por aqui. Como a Mobiauto trouxe com exclusividade, ambos serão do tipo híbrido pleno, mas com níveis de eletrificação diferentes.

Por conta das mudanças, a dupla chegará na sua segunda geração. No caso do Nivus, muito do esperado já foi antecipado na apresentação do VW T-Roc na Europa. Como o SUV cupê vai ficar maior, tanto no visual como atualizações no interior ficarão próximas do SUV do Golf, como é conhecido.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.