Veja quais carros de entrada ganharam controle de estabilidade em 2024

De subcompactos de entrada a carros com bom tempo de mercado, confira quais receberam o sistema de segurança ativa
Diego Dias
Por
15.01.2024 às 09:01
De subcompactos de entrada a carros com bom tempo de mercado, confira quais receberam o sistema de segurança ativa

Começou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2024 a nova lei que obriga todos os carros produzidos ou importados comercializados no Brasil a contarem com o controle eletrônico de estabilidade. Assim, qualquer carro 0km vendido por aqui passa a contar obrigatoriamente com o item de segurança, que é bastante útil para evitar acidentes.

A boa notícia é que o controle de estabilidade deixa de ser um item de segurança voltado somente para carros intermediários e mais equipados, passando assim a equipar também até mesmo veículos de entrada.

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Com isso, o até então carro mais barato do Brasil, o Fiat Mobi (seu preço subiu para R$ 71.990 e assim perdeu o título para o rival Renault Kwid, que sai por R$ 71.190), passa a contar com o recurso de segurança ativa. Abaixo, confira os carros que passaram a contar com o controle de estabilidade como item de série.

Fiat Mobi

Como já adiantamos no início deste texto, o Fiat Mobi passa a ser um dos veículos a contarem com o controle de estabilidade na sua lista de equipamentos de série. Comercializado agora por R$ 71.990 (antes saía por R$ 69.990), o Fiat Mobi Like acabou ficando mais caro por ganhar o recurso agora obrigatório. Caso sirva de alento, o subcompacto recebeu também itens como controle de tração, assistente de partida em rampa, faróis com luzes diurnas, alerta de frenagem de emergência (aciona o pisca-aleta automaticamente em caso de frenagem busca) e alerta de uso de cinto segurança – aquele que emite um som propositalmente insuportável para você nunca esquecer de usar o cinto.

Fiat Argo

Os mesmos itens recebidos pelo Mobi também chegaram no Fiat Argo, que passa a contar desde a versão de entrada básica Argo 1.0 os controles eletrônicos de tração e estabilidade. O hatch compacto parte agora de R$ 83.490 ante os R$ 80.990, o que acaba revelando também que os acréscimos dos itens de segurança refletiram no preço. Mas o hatch ganhou outros equipamentos como luz diurna nos faróis (não é de LED, mas halógena), regulagem de altura dos faróis, repetidores de seta nos retrovisores, bem como assistente de partida em rampa.

Fiat Cronos

O sedan derivado do Argo, o Fiat Cronos, ganhou os mesmos itens de segurança. Assim desde a versão de entrada o hatch compacto traz os controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de todos os itens acima descritos para o hatch. É importante relembrar que os itens de segurança estavam disponíveis anteriormente tanto para o Argo como o Cronos em suas versões mais completas com motor 1.3 Firefly, com a novidade dos itens sendo basicamente para as configurações com propulsor 1.0.

Renault Logan

Sucesso no passado como carro familiar com custo benefício e até mesmo entre os motoristas de aplicativo, o Renault Logan ainda permanece entre nós. Apesar de andar ultimamente esquecido no mercado por conta do seu projeto mais defasado, a marca não foi ingrata com o passado glorioso do seu sedan e aplicou o controle de estabilidade no Logan 1.0. Assim como os veículos da Fiat, o sedan também ganhou assistente de partida em rampa, repetidores de seta nos retrovisores e ajuste de altura dos faróis para poderem continuar sendo produzido. Vale lembrar que esses recursos de segurança passaram a ser obrigatórios também a partir de 2024 (exceto o assistente de partida em rampa).

Renault Stepway 1.0

Prestes a ganhar companhia na gama com a chegada do novo Kardian, o Renault Stepway (antigo Sandero Stepway) segue vendido no Brasil até segunda ordem. O mais curioso é que somente o Stepway Zen com motor 1.0 adotou o controle de estabilidade, enquanto as variantes Zen 1.6 e Zen 1.6 CVT curiosamente não trazem o sistema de segurança ativa. Esse é um indício que ambas as versões com motor 1.6 devem sair de linha por conta da chegada do Kardian.

Como atua o controle de estabilidade

A principal função do controle eletrônico de estabilidade é evitar que o motorista perca o controle do carro em situações de mudanças bruscas de direção, como o desvio repentino por conta de um animal na pista ou mesmo uma fechada por outro veículo na via. O controle de estabilidade tem capacidade de interpretar se tal movimento no volante feito pelo condutor é mesmo a direção em que ele quer ir.

Caso o sistema entenda que o motorista está virando o volante para o lado oposto que o carro está indo, o controle de estabilidade é acionado. Há vários sensores que detectam tal situação, assim, se o ESC interpretar algum risco, será ativado automaticamente rapidamente para frear as rodas de forma independente e até cortar a aceleração do motor. Tudo isso acontece para o carro retomar a sua trajetória tão logo seja possível. Mas vale ficar ligado, pois o sistema não é imune a abusos de direção como numa entrada de curva muito acima da velocidade natural, assim, a física é implacável e o acidente irá ocorrer.

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