Toyota rompe domínio de 90 anos da GM e vira líder de vendas nos EUA

Na liderança desde 1931, GM perde primeiro lugar nas vendas anuais de carros no país, enquanto rival japonesa se torna a 1ª estrangeira a ocupar o posto
Camila Torres
Por
05.01.2022 às 13:30
Na liderança desde 1931, GM perde primeiro lugar nas vendas anuais de carros no país, enquanto rival japonesa se torna a 1ª estrangeira a ocupar o posto

Foram 90 anos na liderança nas vendas de veículos nos Estados Unidos até a GM (General Motors), detentora de marcas como a Chevrolet, perder o trono para a japonesa Toyota em 2021.

A disputa foi suada, devido às adversidades que ambas enfrentaram no decorrer do ano, como a pandemia e, consequentemente, a escassez de chips. No fim, a Toyota ultrapassou a rival americana com folga por uma diferença de 114 milhões de veículos. 

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Enquanto a Toyota emplacou 2,332 milhões de automóveis nos EUA em 2021, a GM vendeu 2,218 milhões. No último século, apenas três marcas foram líderes de vendas no país: Ford até 1930, GM até 2020 e Toyota em 2021.

Vale citar que estes números representam as vendas dos grupos somados. No caso da Toyota, entra na conta a subsidiária de luxo Lexus, enquanto nos números da GM são contabilizadas marcas como Buick, Chevrolet, Cadillac e GMC.

Milhões e milhões de pessoas nasceram e morreram ser ver outra fabricante como número 1 em vendas de carros nos EUA que não fosse a GM.

Se para o brasileiro já foi surpreendente ver o Chevrolet Onix perder o trono que detinha há cinco anos consecutivos para a Fiat Strada, imagine como ficaram os americanos vendo a Toyota no degrau mais alto do pódio. 

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Marcas americanas perdem domínio 

Na liderança desde 1931, GM perde primeiro lugar nas vendas anuais de carros no país, enquanto rival japonesa se torna a 1ª estrangeira a ocupar o posto

Parece que em 2021 os americanos não foram tão patriotas como de costume, pelo menos não na compra de veículos. 

Claro que muitos foram motivados a comprar na concorrente japonesa pela falta de alguns modelos nas vitrines da GM, que enfrentou uma crise de semicondutores sem igual. Mas, se formos pensar, os clientes também tinham a Ford ou as marcas americanas do grupo Stellantis como opção.

Isso mostra que as marcas domésticas têm perdido força nos EUA e cedido espaço para várias concorrentes estrangeiras, não apenas a Toyota. A Hyundai, por exemplo, teve um crescimento de 19% nas vendas em 2021, enquanto Honda e Nissan viram suas vendas saltarem quase 9%.   

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O que também aconteceu é que a Toyota soube lidar melhor com a escassez de componentes, distribuindo de forma mais estratégica seus recursos. Isso resultou em um aumento de 10% no seu volume em relação a 2020, enquanto a GM teve uma queda de 13% no mesmo período. 

Atualmente, as vendas de fabricantes locais, tais como Ford, GM e Tesla, representam pouco mais de 30% do mercado americano. Mesmo que se acrescente o grupo Stellantis, detentor de marcas como Chrysler, Dodge e Ram, o domínio por fabricantes domésticas fica em torno de 43%, ou seja, menos da metade.

Ao se pronunciar sobre a liderança inédita, a Toyota mostrou gratidão aos clientes dos EUA, mas deixou claro principalmente que sua prioridade não é manter a liderança em 2022: 

“A Toyota é grata a nossos clientes fiéis por colocar sua segurança e confiança nos veículos Toyota e Lexus. Ser o nº 1 nunca é um foco ou prioridade. O foco da empresa sempre foi ser a melhor marca em termos de segurança, qualidade e valor na mente dos clientes", afirmou a marca, de acordo com o site Automotive News.

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Já a GM mostrou sua gana para voltar a ser a marca mais vendida nos EUA o quanto antes: 

“A escassez de semicondutores, entre outras coisas, criou um conjunto de circunstâncias sem precedentes em 2021. Mesmo assim, a GM estendeu sua liderança em picapes de grande porte e SUVs. 2022 começa com uma cadeia de suprimentos melhorando gradualmente, e isso deve levar ao crescimento, à medida em que lançamos vários veículos novos – incluindo elétricos e picapes reprojetadas.”, disse em nota a fabricante. 

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RAV4 foi o carro mais vendido da Toyota

Apesar do sucesso da Toyota, seu sedan grande Camry também foi destronado em 2021, só que pelo irmão, o SUV médio RAV4. Mesmo com uma queda de 5,3% em relação ao ano anterior, o RAV4 foi o carro mais vendido da fabricante em 2021 nos EUA, com 430.387 emplacamentos. 

Do lado da GM, o líder, ou melhor, a líder na terra do Tio Sam foi a picape média Silverado, com 380.715 emplacamentos registrados no ano passado.


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