Toyota rompe domínio de 90 anos da GM e vira líder de vendas nos EUA
Foram 90 anos na liderança nas vendas de veículos nos Estados Unidos até a GM (General Motors), detentora de marcas como a Chevrolet, perder o trono para a japonesa Toyota em 2021.
A disputa foi suada, devido às adversidades que ambas enfrentaram no decorrer do ano, como a pandemia e, consequentemente, a escassez de chips. No fim, a Toyota ultrapassou a rival americana com folga por uma diferença de 114 milhões de veículos.
Enquanto a Toyota emplacou 2,332 milhões de automóveis nos EUA em 2021, a GM vendeu 2,218 milhões. No último século, apenas três marcas foram líderes de vendas no país: Ford até 1930, GM até 2020 e Toyota em 2021.
Vale citar que estes números representam as vendas dos grupos somados. No caso da Toyota, entra na conta a subsidiária de luxo Lexus, enquanto nos números da GM são contabilizadas marcas como Buick, Chevrolet, Cadillac e GMC.
Milhões e milhões de pessoas nasceram e morreram ser ver outra fabricante como número 1 em vendas de carros nos EUA que não fosse a GM.
Se para o brasileiro já foi surpreendente ver o Chevrolet Onix perder o trono que detinha há cinco anos consecutivos para a Fiat Strada, imagine como ficaram os americanos vendo a Toyota no degrau mais alto do pódio.
Leia também: Toyota é mais valiosa que Tesla, Ferrari e Land Rover juntas
Marcas americanas perdem domínio
Parece que em 2021 os americanos não foram tão patriotas como de costume, pelo menos não na compra de veículos.
Claro que muitos foram motivados a comprar na concorrente japonesa pela falta de alguns modelos nas vitrines da GM, que enfrentou uma crise de semicondutores sem igual. Mas, se formos pensar, os clientes também tinham a Ford ou as marcas americanas do grupo Stellantis como opção.
Isso mostra que as marcas domésticas têm perdido força nos EUA e cedido espaço para várias concorrentes estrangeiras, não apenas a Toyota. A Hyundai, por exemplo, teve um crescimento de 19% nas vendas em 2021, enquanto Honda e Nissan viram suas vendas saltarem quase 9%.
Leia também: Toyota Corolla deve ganhar versão movida a hidrogênio nos próximos anos
O que também aconteceu é que a Toyota soube lidar melhor com a escassez de componentes, distribuindo de forma mais estratégica seus recursos. Isso resultou em um aumento de 10% no seu volume em relação a 2020, enquanto a GM teve uma queda de 13% no mesmo período.
Atualmente, as vendas de fabricantes locais, tais como Ford, GM e Tesla, representam pouco mais de 30% do mercado americano. Mesmo que se acrescente o grupo Stellantis, detentor de marcas como Chrysler, Dodge e Ram, o domínio por fabricantes domésticas fica em torno de 43%, ou seja, menos da metade.
Ao se pronunciar sobre a liderança inédita, a Toyota mostrou gratidão aos clientes dos EUA, mas deixou claro principalmente que sua prioridade não é manter a liderança em 2022:
“A Toyota é grata a nossos clientes fiéis por colocar sua segurança e confiança nos veículos Toyota e Lexus. Ser o nº 1 nunca é um foco ou prioridade. O foco da empresa sempre foi ser a melhor marca em termos de segurança, qualidade e valor na mente dos clientes", afirmou a marca, de acordo com o site Automotive News.
Leia também: Seis itens de carros modernos que mais atrapalham do que ajudam
Já a GM mostrou sua gana para voltar a ser a marca mais vendida nos EUA o quanto antes:
“A escassez de semicondutores, entre outras coisas, criou um conjunto de circunstâncias sem precedentes em 2021. Mesmo assim, a GM estendeu sua liderança em picapes de grande porte e SUVs. 2022 começa com uma cadeia de suprimentos melhorando gradualmente, e isso deve levar ao crescimento, à medida em que lançamos vários veículos novos – incluindo elétricos e picapes reprojetadas.”, disse em nota a fabricante.
Leia também: Nove carros elétricos que queríamos muito ver no Brasil
RAV4 foi o carro mais vendido da Toyota
Apesar do sucesso da Toyota, seu sedan grande Camry também foi destronado em 2021, só que pelo irmão, o SUV médio RAV4. Mesmo com uma queda de 5,3% em relação ao ano anterior, o RAV4 foi o carro mais vendido da fabricante em 2021 nos EUA, com 430.387 emplacamentos.
Do lado da GM, o líder, ou melhor, a líder na terra do Tio Sam foi a picape média Silverado, com 380.715 emplacamentos registrados no ano passado.
Talvez você também se interesse:
Toyota é mais valiosa que Tesla, Ferrari e Land Rover juntas
Chevrolet S10 é a última picape média flex a ser extinta no Brasil
O adeus ao Uno: donos contam histórias do Fiat mais popular do Brasil
Como financiar um carro? 10 dúvidas mais frequentes
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.