Toyota prepara Corolla Cross de 7 lugares para competir com Commander
Depois de anos dispersa do mercado de SUVs, a Toyota, aparentemente, entendeu que é isso que o consumidor quer. Por isso, já apresentou ao menos três modelos no mercado global: os compactos Hyryder (Índia) e Yaris Cross (Europa), e o compacto-médio Corolla Cross (global).
Vem mais por aí, como o projeto D03B, chamado por enquanto de Yaris Ativ Cross, que marcará o ingresso da marca no segmento de SUVs compactos no Brasil, com motorização híbrida flex. Além disso, agora a fabricante japonesa estuda atacar o mercado de SUVs de sete lugares.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Yaris 2023: tudo sobre a família de hatch e sedan
- Nova Toyota Hilux híbrida, é você? Picape registrada no Brasil dá a letra
- Toyota Corolla e Corolla Cross: entenda como funciona o sistema híbrido flex
- Novo Toyota Yaris sedan é registrado no Brasil
Para isso, usará justamente o Corolla Cross como base para enfrentar rivais como o Jeep Commander, vendido como Meridian na Índia, e o Hyundai Grand Creta - também vendido como Creta Grand ou Alcazar, a configuração de sete lugares do Creta, que também está em estudo para o Brasil.
A informação foi revelada pelo site Autocar India, que ainda revelou alguns detalhes do projeto. Como sabemos, o Corolla Cross usa a plataforma TNGA-C, a mesma do Corolla sedan. No SUV de cinco lugares, são 2.640 mm de entre-eixos, contra 2.700 mm do sedan. No futuro modelo de sete lugares, essa medida deve aumentar para quase 2.800 mm.
Isso acarretaria mudanças na suspensão traseira, que pode manter o eixo de torção atual ou optar pela arquitetura independente multilink, que é mais refinada. As portas laterais traseiras seriam maiores, justamente para facilitar o acesso à terceira fileira.
Por fim, os bancos da terceira e última fileira de assentos seriam rebatíveis em direção ao assoalho, aumentando a capacidade do porta-malas caso o objetivo seja transportar até cinco passageiros.
Espera-se, ainda, mudanças nas colunas “C” e “D”. Esta última teria um pilar mais fino para ajudar na visibilidade da terceira fileira. Externamente, espera-se visual exclusivo ou a adoção do design aplicado no Japão, onde o atual SUV de cinco lugares é chamado de Corolla Cross Z.
O motor seria aproveitado de outro SUV indiano da Toyota, o Hycross. Estamos falando de um 2.0 combinado a dois motores elétricos para chegar a 200 cv.
Caso o projeto saia do papel, será que teria espaço no mercado brasileiro? Por aqui, costumamos seguir apenas a cartilha do que a Toyota lança na Tailândia, embora tanto a fábrica de Sorocaba quanto a de Indaiatuba, ambas no interior de São Paulo, estejam adaptadas à plataforma TNGA.
Imagens: Reprodução/AutoCar India, Divulgação/Toyota, Renan Bandeira/Mobiauto e Divulgação/Hyundai
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.