Toyota Hilux elétrica terá autonomia menor que BYD Dolphin Mini

Montadora confirma que variante elétrica da picape será produzida no ano que vem
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27.03.2024 às 16:22
Montadora confirma que variante elétrica da picape será produzida no ano que vem

Foi anunciado pelo presidente da Toyota da Tailândia, Noriaki Yamashita, a produção da versão elétrica da Toyota Hilux até o final de 2025. A oficialização foi feita durante a abertura do Salão de Bangkok durante entrevista à agência Reuters nesta semana.

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O protótipo da picape elétrica havia sido apresentado em 2022, e a confirmação de sua fabricação em série nos próximos anos atesta que a montadora também caminha em direção a eletrificação. A nova Hilux elétrica já havia sido flagrada em testes na Austrália no fim do ano passado, mas até o momento ainda não há muitos detalhes da novidade.

 

Ainda não se sabe onde a Hilux elétrica será fabricada, mas Yamashita garantiu que o veículo passará por um período de testes em Patay, cidade da Tailândia, antes de entrar em produção. Espera-se que sejam destinadas 12 unidades da picape para serem utilizadas para transporte público. Vale lembrar também que o país do sudeste asiático é um dos grandes mercados da picape média no mundo.

Quanto a detalhes sobre seu motor elétrico e baterias, a montadora não revelou nada até agora, mas há rumores de que serão os mesmos do SUV BZ4x da marca. Caso isso seja confirmado, a caminhonete terá um propulsor de 217 cv de potência e 34,2 kgfm de torque, enquanto a autonomia deverá ficar em 250 km graças a uma bateria de 64 kWh. Se o seu alcance realmente for esse, ele será menor que o de um BYD Dolphin Mini, que roda 280 km com uma recarga. 

O que se sabe sobre seu visual se resume ao protótipo apresentado em 2022, que revela uma cabine simples, mas quando ser produzida em série certamente haverá cabine dupla. Chama atenção sua dianteira aerodinâmica fechada sem saídas de ar, rodas escurecidas e estribos laterais.

 

O anúncio parece ser uma resposta ao mercado, uma vez que foi feito logo após a Isuzu, marca concorrente da Toyota na Tailândia, confirmar a produção de sua própria picape elétrica por lá, a D-MAX.

Sobre uma possível chegada a outros mercados, Emmanuel Beaune, executivo da marca na Europa, falou que a empresa recebeu consultas sobre uma picape elétrica e revelou que a montadora estuda a possibilidade de lançar a Hilux elétrica no mercado europeu. Vale ressaltar que a montadora comanda 30% do segmento de picapes no velho continente.

 

Para o Brasil não há qualquer confirmação, mas é importante lembrar que o mercado tailandês é referência no quesito picape e geralmente serve de referência para as unidades sul-americanas da Toyota. O que pode chegar ao Brasil é a variante híbrida-leve da Hilux, já presente em outros mercados pelo mundo e que deve dar as caras na América do Sul em 2025.

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