Toyota Corolla Cross europeu dá surra de tecnologia no brasileiro

Versão do SUV lançada na Europa é mais potente, tem tração integral, suspensão mais refinada e outros itens que o nosso ignorou
Camila Torres
Por
06.12.2021 às 13:23
Versão do SUV lançada na Europa é mais potente, tem tração integral, suspensão mais refinada e outros itens que o nosso ignorou

“Os últimos serão os primeiros”, diz o ditado, e não é que é verdade? O Toyota Corolla Cross escolheu a Europa como seu último destino, mas deixou para lá a sua melhor versão, a mais potente, equipada e refinada de todas. 

Já o Brasil, um dos primeiros mercados a recebê-lo e aparentemente satisfeito com o que veio - foram quase 30.000 unidades emplacadas até novembro, o que mostra o quão bem aceito ele foi -, depara-se agora com um modelo muito inferior ao vendido na gringa. 

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Talvez os consumidores brasileiros não estivessem espiritualmente preparados para tamanha disparidade tecnológica, mas desta vez não fomos só nós que ficamos para trás. Até a versão do Corolla Cross vendida nos EUA fica devendo ao europeu.

Versão do SUV lançada na Europa é mais potente, tem tração integral, suspensão mais refinada e outros itens que o nosso ignorou

Se você não quiser ficar frustrado, recomendamos não ler a lista (um tanto extensa) de diferenças entre o Toyota Corolla Cross gringo e o nosso. 

8 Diferenças entre o Toyota Corolla Cross europeu e o brasileiro

1 - Motor

O Toyota Corolla Cross já tem a opção do sistema híbrido de quinta geração, que é composto por um motor 2.0 de quatro cilindros com ciclo Atkinson e outro elétrico, que juntos entregam 199 cv. 

Comparando com o nosso Corolla Cross, são 77 cv a mais que a configuração híbrida flex e 22 cv de vantagem sobre a versão 2.0 flex só a combustão.

Enquanto o Corolla Cross Hybrid europeu precisa de apenas 8,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h, o nosso Corolla Cross híbrido flex precisa de longos 13 segundos. Já nossa versão 2.0 Dynamic Force leva 9,8 segundos, ainda perdendo para a variante europeia. 

Em relação ao Corolla Cross norte-americano, pelo menos, o brasileiro leva uma vantagem de 28 cv no comparativo entre os motores flex e a gasolina, já que por lá eles ainda não têm o modelo com tecnologia híbrida. 

Leia também: Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV anda bem e é econômico mesmo lotado?

2 - Suspensão independente e tração nas quatro rodas

Versão do SUV lançada na Europa é mais potente, tem tração integral, suspensão mais refinada e outros itens que o nosso ignorou

Se levamos uma pequena vantagem na potência em relação ao Toyota Corolla dos Estados Unidos, além de dispormos de uma configuração híbrida que os americanos ignoraram, ela acaba aqui. 

Isso porque tanto o modelo vendido nos EUA como na Europa contam com suspensão traseira independente, do tipo MultiLink (o nosso usa o velho e barato eixo de torção), além de tração nas quatro rodas nas versões de topo, componente que não passou nem perto de ser cogitado em voz alta para Terras Tupiniquins. 

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross XRE, a versão que mais será vendida

3 - Painel 

Enquanto do outro lado do Oceano Atlântico o Corolla Cross é equipado com um belíssimo quadro de instrumentos 100% digital de 12,3 polegadas, aqui na América, tanto nos na Terra do Tio Sam como no Brasil, o display tem apenas 7 polegadas e conta com alguns elementos analógicos. 

4 - Multimídia

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As diferenças não param no painel de instrumentos não: as telonas de 10,5 polegadas com processador mais rápido são exclusivas de quem vai pagar pelo Corolla Cross em Euros. Compradores que usarem dólares ou reais terão de se contentar com uma  multimídia menor e menos moderna, de 8 polegadas. 

Há ainda o pacote Toyota Smart Connect, através do qual os europeus terão acesso ao navegador em nuvem com informações rodoviárias atualizadas online. Pelo aplicativo MvT, ainda é possível consultar avaliação da condução, localização do automóvel e acionar ar-condicionado e partida remotamente. 

Leia também: Toyota Corolla Cross: os itens que o SUV terá e o sedan não

5 - Freio de estacionamento eletrônico 

Enquanto vários SUVs médios ou compactos-médios no Brasil e no mundo já usam o freio de estacionamento eletrônico (aquele por botão), o do Toyota Corolla Cross nacional não é nem o popular freio de mão, mas sim o quase extinto freio por pedal. Quer saber o motivo? 

A Mobiauto já explicou o motivo disso neste outro artigo, mas vale o resumo: como o projeto não previa espaço para um freio de mão - afinal, ele seria eletrônico e por tecla em mercados mais modernos, a Toyota teve a ideia de equipar o SUV em mercados emergentes com o freio de estacionamento por pedal. 

6 - Airbag frontal central 

Versão do SUV lançada na Europa é mais potente, tem tração integral, suspensão mais refinada e outros itens que o nosso ignorou

O nosso Corolla Cross tem sete airbags, disso não podemos reclamar. Mas a versão europeia conta com uma tecnologia nova que gostaríamos de ter também. Trata-se do airbag frontal central, que serve para evitar choque entre o motorista e o passageiro dianteiro em casos de colisão lateral.

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7 - Assistentes de condução 

O Toyota Corolla Cross europeu tem ainda leitor de placas de trânsito, que seria muito útil no Brasil, com a quantidade de radares espalhados por aqui em vias que mudam a velocidade máxima a cada metro. Modelos como os irmãos Jeep Compass e Commander já oferecem a tecnologia.

8 - Abafador do escapamento

Versão do SUV lançada na Europa é mais potente, tem tração integral, suspensão mais refinada e outros itens que o nosso ignorou

Para finalizar, o polêmico abafador do escapamento do nosso Corolla Cross não foi usado no europeu. Por lá, o SUV ganhou uma peça transversal que se encaixa melhor na parte inferior traseira e fica escondida, diferente do brasileiro que é grande e aparente.

[vídeo]

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