Toyota confirma que Hilux terá versão híbrida diesel em 2024

Versão tão aguardada finalmente chegará no início do próximo ano, mas os brasileiros terão de esperar mais pela novidade
LF
Por
05.07.2023 às 08:00
Versão tão aguardada finalmente chegará no início do próximo ano, mas os brasileiros terão de esperar mais pela novidade

A Toyota Hilux finalmente ganhará uma versão híbrida. A informação foi confirmada recentemente pelo Diretor Geral da Toyota Austrália, Sean Hanle. Trata-se de uma tecnologia híbrida leve, diferente do que vemos nos Corolla e Corolla Cross nacionais, e parecido com o sistema de Kia Stonic, Kia Sportage e Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid.

A previsão é que Toyota Hilux híbrida diesel seja lançada no primeiro semestre do próximo, e a promessa é de que haja uma economia de 10% do combustível. Calculando sobre os dados atuais do Inmetro da picape nas opções convencionais, o modelo passaria de um consumo de 10,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada para até 11,33 km/l na cidade e 12,98 km/l na estrada.

Você pode se interessar por:

Esse sistema híbrido conta com um esquema elétrico de baixa capacidade, com 48 volts, e um motor elétrico gerador substituindo o alternador. Ele trabalhará junto da já conhecida usina 2.8 turbo diesel de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Não há dados combinados do conjunto mecânico, mas podemos esperar um pequeno ganho em potência e torque.

Para o propulsor bater os 10% de economia, terá a ajuda do sistema start stop. Além disso, o motor elétrico deve trabalhar nas partidas, onde as usinas a combustão mais consomem combustível, e também em velocidades de cruzeiro.

“Estamos nos esforçando continuamente para reduzir o consumo de combustível de nossos veículos para ajudar a reduzir os custos contínuos para os clientes, além de ajudar a reduzir nosso impacto ambiental, e a adição da tecnologia de 48 volts à nossa linha de veículos mais vendida contribuirá para isso”, explica Sean Hanle, que completa afirmando que a “nova tecnologia não apenas melhorará o consumo de combustível, mas os clientes também se beneficiarão do desempenho aprimorado dentro e fora da estrada”

Truque para diferenciar Hilux híbrida

O sistema híbrido leve da Toyota não é considerado em alguns mercados um híbrido de fato. Por isso, a marca usou um truque para acabar com as confusões desse tipo, principalmente se lançar configuração híbridas HEV ou PHEV da picape.

De acordo com o site Headlight Magazine, a marca registrou o sistema MHEV na Austrália como Toyota Kinetic Assist. Com isso, a Hilux com sistema 48V não receberia sobrenome “Hybrid”, por exemplo, e a marca guardaria a inscrição para configurações hibridas mais parrudas.

Infelizmente, a Hilux hibrida ainda está um pouco longe do Brasil. A novidade será apresentada para Austrália e Nova Zelândia na primeira metade do próximo ano, e por aqui não há previsão de chegada do modelo.

Comentários