Stock Car se torna SUV para matar de vez os sedans no Brasil

Maior categoria de automobilismo da América Latina anunciou um pacote de mudanças que serão implementadas em 2025
LF
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15.12.2023 às 13:45
Maior categoria de automobilismo da América Latina anunciou um pacote de mudanças que serão implementadas em 2025

A Stock Car anunciou na última quinta-feira (14), uma nova bolha para a categoria. A bolha consiste na carroceria do esportivo e geralmente remete a um carro de produção. As novidades estarão nas pistas a partir de 2025. Pela primeira vez na história, a categoria irá utilizar SUVs para a disputa.

A iniciativa foi tomada a partir de pesquisas que mostraram o crescimento da preferência por SUVs no mercado brasileiro. Consequentemente, há uma forte queda nos emplacamentos de sedans. Para se ter uma noção, hoje nas pistas da Stock Car as bolhas são derivadas dos modelos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, porém, este sairá de linha no fim do ano.

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Para representar melhor essa crescente em números, uma recente pesquisa da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos), mostra que 42% dos veículos emplacados em 2023 são SUVs, enquanto os sedans representam apenas 12,4%.  Como parâmetro, em 2010, apenas 7% das vendas eram de SUVs.

Querendo utilizar carros que representem o mercado, mas com receio de uma rejeição inicial referente aos espectadores da categoria, a Vicar, promotora da Stock realizou um estudo com 180 fãs divididos em dois grupos, o “fanático” e o “padrão”. Os resultados apresentados mostram que uma grande aprovação para a mudança: 77% e 54% respectivamente.

Na apresentação da nova era da Stock Car, foram mostrados dois modelos de carros, com as marcas já existentes no grid hoje, portanto, esboços de Toyota Corolla Cross e Chevrolet Tracker. A categoria também confirmou a entrada de outras duas marcas.

Os boatos dão conta que uma das marcas pode ser Volkswagen, que utilizaria a bolha do Nivus, uma vez que já é utilizado pela TC2000, a versão argentina da Stock Car. Outra aposta seria o retorno da Renault, que já teve o Fluence nas pistas.

Assim a categoria terá 32 carros em 2025, com oito veículos para cada marca. Segundo a Vicar, as novas fabricantes não foram reveladas pois os modelos que entrarão para a categoria ainda estão em estudos, mas os contratos já estão assinados. O objetivo é tornar a bolha o mais equilibrada possível.

Falando em equilíbrio, esse é um dos pilares que a categoria promete construir para a próxima geração de carros, para isso, uma das medidas será a limitação na quantidade de fornecedores. Outro ponto está na construção das bolhas, que utilizará aço reforçado para garantir mais segurança aos pilotos. Novas tecnologias também serão implementadas, tal como conectividade 5G em diversos sensores do carro, além de asa móvel traseira.

Como nem tudo são flores, uma das mudanças está na motorização. Nada de V8 para a próxima geração, em seu lugar, um motor 2.1 turbo com quatro cilindros capaz de entregar 500 cv de potência e 59,1 kgfm de torque, acoplado a um câmbio sequencial e semiautomático de seis marchas acionadas por borboleta no volante, a tração continuará sendo traseira.

Vale lembrar que a final da Stock Car 2023 acontece nesse domingo (17) no autódromo de Interlagos em São Paulo.

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