Skoda Slavia é primo do VW Virtus e leva item que queríamos no nosso sedan
Lançado há pouco mais de um ano no Brasil, a reestilização do Volkswagen Virtus sem dúvidas deu outro fôlego para o sedan compacto no mercado nacional. O detalhe é que o modelo tem um primo da República Tcheca: o Skoda Slavia, que é basicamente um Virtus voltando para o mercado indiano e que traz um item que seria bem-vindo no nosso Virtus.
Produzido com base na plataforma MQB A0-IN (uma variante da plataforma destinada para a Índia), o Skoda Slavia tem proporções bem semelhantes ao nosso VW Virtus. Assim o modelo três-volumes tem seus 4.541 mm de comprimento, 1.752 mm de largura, 1.487 mm de altura e 2.651 mm de entre-eixos.
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Na prática, o sedan da marca tcheca acaba sendo um pouco menor ao ter 2 cm a menos de comprimento, sendo também um pouco mais baixo (- 1,1 cm ao todo). Já o porta-malas tem a mesma capacidade que o irmão brasileiro feito em São Bernardo do Campo (SP): 521 litros no total. O visual é próprio dos carros da marca tcheca, com grade destacada com filetes verticais e faróis maiores, enquanto as lanternas são recortadas.
Item que poderia ter no VW Nivus
O Skoda Slavia é comercializado na Índia em algumas versões, que vão desde uma sem sobrenome, na de entrada, até a topo de linha batizada de Slavia Style Edition, exatamente essa com um recurso que sem dúvidas os proprietários de VW Virtus no Brasil gostariam de ter por aqui: o teto solar.
Apesar de não ser nenhum teto panorâmico, o item usado no Skoda Slavia ao menos tem dimensões um pouco maiores do que um teto solar convencional, trazendo uma persiana de acionamento manual. Detalhe, o sedan compacto ainda tem padronagem clara do interior, com a porção central dos bancos e a parte inferior do painel em tom claro.
Além do teto solar indisponível no Virtus feito no Brasil, o Skoda Slavia ainda conta com outros recursos não vistos por aqui como os bancos com ventilação para motorista e passageiro. No mais, itens como ar-condicionado automático digital Climatronic com comandos sensíveis ao toque, seis airbags, assistente de partida em rampas e carregador por indução são familiares.
Motor mais moderno
Sob o capô o Skoda Slavia tem melhores opções perante o nosso VW Virtus, principalmente por conta da motorização mais moderna nas versões mais caras. No mercado indiano o sedan tem o 1.0 TSI e o 1.5 TSI, sempre a gasolina. As versões mais em conta e intermediárias trazem o motor 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgfm de torque, que pode trabalhar junto a um câmbio manual ou automático de seis marchas.
Já a variante mais cara ostenta o 1.5 turbo que rende até 150 cv e 25,5 kgfm de torque, exatamente as mesmas especificações do nosso Virtus Exclusive com propulsor 1.4 TSI. A diferença é que o 1.5 TSI tem a tecnologia ACT (Active Cylinder Technology), que desativa dois dos quatro cilindros em baixas e médias rotações para melhor economia de combustível. Além disso, tal motor pode ser combinado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automatizada DSG de sete marchas.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.