Segredo: Fiat Argo 1.3 Automático já tem data para chegar. Veja quando

Configuração com o trem de força 1.3 CVT, já usado por Pulse, Strada e Cronos, deve estrear no hatch ainda no primeiro trimestre do ano que vem
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21.11.2022 às 09:00 • Atualizado em 19.01.2023
Configuração com o trem de força 1.3 CVT, já usado por Pulse, Strada e Cronos, deve estrear no hatch ainda no primeiro trimestre do ano que vem

A Stellantis tinha tudo engatilhado para lançar o pequeno facelift de meia vida do Fiat Argo já com a configuração 1.3 automática que estreou no Pulse e, depois, foi aplicada às versões de topo da Strada. A configuração vem sendo estudada desde 2019, conforme revelado pelos colegas do Autos Segredos.

Porém, a crise no fornecimento de matérias-primas fez a fabricante dar um passo atrás e lançar a linha 2023 do hatch apenas com versões 1.0 e 1.3 manuais. Por enquanto, o conjunto mecânico com o câmbio CVT de sete marchas simuladas foi aplicado apenas ao irmão Cronos.

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Configuração com o trem de força 1.3 CVT, já usado por Pulse, Strada e Cronos, deve estrear no hatch ainda no primeiro trimestre do ano que vem
Flagra mostra o Argo Trekking 1.3 Automático visto de frente

Quando chega o Argo 1.3 automático

No entanto, a Mobiauto apurou que o aguardado Argo 1.3 automático já tem novo prazo para estrear: março de 2023. E, possivelmente, ele marcará a troca de ano-modelo do dois-volumes para linha 2024.

Ainda de acordo com nossas apurações, a configuração virá em duas versões de acabamento: a urbana Drive e a aventureira Trekking, esta última com os costumeiros ajustes de suspensão e altura do solo, além de adesivos na carroceria, molduras laterais e pneus de uso misto.

As imagens de flagras deste artigo, gentilmente cedidas pelo amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, mostram unidades justamente dessas duas versões, indo ao encontro de nossas informações.

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Quanto custará o novo Argo 1.3 automático

Os preços ficarão na faixa de R$ 90.000 para o Argo Drive 1.3 CVT, e perto de R$ 95.000 para o Argo Trekking 1.3 CVT. Serão, assim, a nova opção mais barata de carro automático da Fiat no Brasil, logo abaixo dos cerca de R$ 100.000 do Cronos 1.3 CVT e dos R$ 105.000 do Pulse 1.3 CVT.

Configuração com o trem de força 1.3 CVT, já usado por Pulse, Strada e Cronos, deve estrear no hatch ainda no primeiro trimestre do ano que vem
A traseira deste protótipo entrega a insígnia do Argo Drive 1.3 CVT no canto inferior direito da tampa do porta-malas

Como será o novo Argo 1.3 automático

Os pacotes de equipamentos devem ser os mesmos das versões homônimas com câmbio manual, enquanto o visual seguirá o sutil facelift pelo qual o hatchback passou em julho, incluindo um novo desenho de grade 

Já o motor é o conhecidíssimo 1.3 Firefly aspirado flex de quatro cilindros e oito válvulas (duas por cilindro), recentemente recalibrado para atender às novas normas de emissão nacionais, o Proconve L7.

São 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol, sendo 13,2 kgfm de torque com o combustível derivado do petróleo e 13,7 kgfm com o de origem vegetal. O comando de válvulas é acionado por corrente em vez de correia dentada e a injeção é eletrônica, indireta e multiponto. 

O câmbio é continuamente variável fornecido pela Aisin, com simulação de sete marchas, tração dianteira e bloqueio eletrônico de diferencial, o chamado TC+. No Cronos, tal conjunto leva o sedan de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, gerando um consumo de até 13 km/l na cidade e 15,9 km/l em rodovias, segundo o Inmetro.

No Pulse, o 0 a 100 km/h acontece em 12,2 segundos e o consumo alcança 12 km/l em ciclo urbano, sendo 14,6 km/l no rodoviário. No caso do hatch, podemos esperar por números muito similares aos dois irmãos de plataforma.

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Argo Drive 1.3 Automático será mais simples e barato que o Trekking

A volta do Argo automático

Vale lembrar que esta não será a primeira vez de um Argo com câmbio automático. Quando o hatch foi lançado, em 2016, dispunha de versões de topo com caixa epicíclica de seis marchas da Aisin, aliadas ao veterano motor 1.8 16V E.torQ.

Ocorre que esse propulsor deixou de ser oferecido pela Stellantis por não atender ao Proconve L7 – e por não haver interesse em atualizá-lo, visto que a fabricante acabara de estrear os mais modernos motores 1.0 e 1.3 turboflex da família GSE, substitutos diretos do E.torQ.

Assim, o Argo 1.8 AT6, que em seus últimos tempos de vida existiu justamente na versão aventureira Trekking, assim como na esportivada HGT, saiu de linha no final de 2021.

Imagens: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos/Mobiauto

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