Renault Twingo elétrico é o rival que queríamos para o BYD Dolphin Mini
A nova logomarca da Renault não será a única coisa que você vai reparar no remodelado Renault Twingo elétrico. O subcompacto abandonou o motor a combustão e passou a ser elétrico para ser uma solução de mobilidade e rivalizar com os modelos chineses, como o BYD Dolphin Mini.
Antes mesmo do lançamento do Twingo elétrico na Europa, algumas informações já são foram divulgadas. A primeira é de que seu preço de venda não deverá ultrapassar a casa dos 20 mil euros, algo em torno de R$ 124.978 em uma conversão direta. Esse preço é próximo dos R$ 115.800 cobrados pela versão de cinco lugares do subcompacto elétrico chinês, no Brasil.
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Além disso, o Twingo promete entregar 95 cv de potência, 20 a mais que os 75 cv do Dolphin Mini. A autonomia prevista é de 400 km, superior aos 340 km de alcance do modelo chinês no ciclo WLTP.
Como o Twingo compartilha da mesma plataforma AmpR Small de Renault 4 e 5, é provável que o subcompacto seja equipado com a versão mais básica dos irmãos elétricos, com 40 KWh de capacidade.
Vale lembrar que no ciclo do Inmetro, mais rigoroso, a autonomia do Dolphin é de 280 km, uma redução que também ocorreria com o Twingo, mesmo assim, o modelo francês ficaria acima.
A renovação no design do Twingo elétrico busca trazer o compacto para a atualidade. O teto é inteiro de vidro para dar mais luminosidade à cabine. Faróis e lanternas têm desenho que cria o efeito de anéis flutuantes de LED.
O interior também foi revelado recentemente e mostra um perfil bem futurista. A única coisa que se aproxima do que temos no Brasil são os comandos do ar-condicionado, presentes no Renault Kardian.
Outra coisa que chama atenção é o minimalismo no console central. As duas alavancas atrás do volante podem indicar os modos de transmissão à lá Mercedes-Benz. A marca francesa já adota essa solução no Renault 5. Os assentos ainda são revestidos com um material com desenho bem diferente.
Pensado para a cidade, o Twingo E-tech pode ser uma ótima solução e concorrente para o Dolphin Mini. Assim, a Renault já demonstrou o interesse de eletrificar sua frota no Brasil, mas ainda não confirmou se o Twingo pode ser um dos modelos que chegará ao país movidos a energia elétrica.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.