Renault Kardian Evolution 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
O Renault Kardian Evolution na versão manual é o que se pode chamar de medida certa entre desempenho e custo x benefício. Por R$ 106.990, o SUV oferece uma dirigibilidade bem ajustada, com motor turbo competente que vai bem tanto na cidade quanto na estrada. Sem falar no consumo, que supera modelos híbridos no regime rodoviário.
Outro ponto é que nessa versão o receio pelo câmbio automatizado e dupla embreagem não existe. No lugar, a transmissão manual de seis marchas tem engates precisos e uma relação boa para as trocas. E foi esse conjunto que a Mobiauto colocou à prova para ver se o Kardian de entrada também “bebe” muito ou é “inimigo do posto”.
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Renault Kardian Evolution 2025 – Consumo de combustível
O guia de todos os carros para saber os dados de consumo é o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. No caso do Kardian manual, o consumo apontado é de 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina.
No nosso teste, rodando sempre na gasolina, o Kardian percorreu 115 km no ciclo urbano, com trechos mais travados e fluídos, seja pelo trânsito ou qualidade da via. Assim, o consumo ficou em 12 km/l na cidade, um pouco pior do que o Inmetro aponta.
Já no ciclo rodoviário, foram 110,7 km de deslocamento até a cidade de Elias Fausto (SP). Com uma variação de velocidade entre 100 km/h e 120 km/h, o SUV compacto atingiu uma média de 17,9 km/l de consumo. Isso representa um consumo melhor do que um Toyota Corolla Hybrid com 15,7 km/l declarado.
Vale ressaltar também que em ambos os ciclos, o ar-condicionado do Kardian esteve sempre ligado.
Renault Kardian Evolution 2025 – Desempenho
Optar por um SUV manual atualmente pode parecer um pouco fora de senso. Não é o caso do Renault Kardian. O modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem uma boa combinação entre o motor 1.0 turbo flex de 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque com o câmbio manual de seis marchas.
Para a cidade, as saídas e acelerações permitem um alongamento da troca da primeira para segunda marcha. É possível esticar o giro do motor para acima dos 3.000 rpm sem o som do propulsor invadir a cabine. Por falar nas trocas, os engates são precisos e curtos para quem fica no anda e para dos centros urbanos. Mas foi mantendo o restante trocas entre 2.500 e 3.000 rpm que chegamos às médias citadas acima.
A suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira com barra estabilizadora é bem comum para o segmento. Ainda assim, o Kardian absorve bem as imperfeições e não transfere tanto os impactos. Os ângulos de ataque de 20° e 36° de saída vão facilitar a vida diante das valetas.
Quando o Kardian vai para a estrada, não é só o consumo que chama a atenção. A luminosidade da central multimídia e do painel de instrumentos poderiam ser melhores, mas nada que afete a direção.
A transmissão de seis trocas faz toda a diferença para deixar o motor trabalhando em um ritmo mais suave, além de permitir uma redução para as ultrapassagens e retomadas, sem precisar recorrer à quarta marcha e subir o giro.
Soma-se ao diâmetro de giro de 10,5 m, bom para o SUV de 4,11 metros, e uma direção elétrica bem calibrada, o Kardian é facilmente uma das melhores escolhas, sem o medo do câmbio automatizado de dupla embreagem das versões superiores.
Renault Kardian Evolution 2025 – preços e versões
- Renault kardian Evolution MT – R$ 106.990
- Renault Kardian Evolution AT – R$ 118.090
- Renault Kardian Techno – R$ 129.990
- Renault Kardian Première Edition – R$ 138.990
Renault Kardian Evolution manual 2025 – ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm
Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm
Peso/potência: 9,52 kg/cv
Peso/torque: 53,9/kgfm
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11,4 s na gasolina e 11 s no etanol
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo Inmetro: 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina
Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/60 R16
Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.