Renault Kardian Evolution 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada

SUV compacto surpreendeu na cidade e atingiu números melhores que carros híbridos na estrada
Vinicius Moreira
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01.04.2025 às 20:17 • Atualizado em 29.04.2025
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SUV compacto surpreendeu na cidade e atingiu números melhores que carros híbridos na estrada

O Renault Kardian Evolution na versão manual é o que se pode chamar de medida certa entre desempenho e custo x benefício. Por R$ 106.990, o SUV oferece uma dirigibilidade bem ajustada, com motor turbo competente que vai bem tanto na cidade quanto na estrada. Sem falar no consumo, que supera modelos híbridos no regime rodoviário.

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Outro ponto é que nessa versão o receio pelo câmbio automatizado e dupla embreagem não existe. No lugar, a transmissão manual de seis marchas tem engates precisos e uma relação boa para as trocas. E foi esse conjunto que a Mobiauto colocou à prova para ver se o Kardian de entrada também “bebe” muito ou é “inimigo do posto”.

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Renault Kardian Evolution 2025 – Consumo de combustível

O guia de todos os carros para saber os dados de consumo é o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. No caso do Kardian manual, o consumo apontado é de 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina.

No nosso teste, rodando sempre na gasolina, o Kardian percorreu 115 km no ciclo urbano, com trechos mais travados e fluídos, seja pelo trânsito ou qualidade da via. Assim, o consumo ficou em 12 km/l na cidade, um pouco pior do que o Inmetro aponta.

Já no ciclo rodoviário, foram 110,7 km de deslocamento até a cidade de Elias Fausto (SP). Com uma variação de velocidade entre 100 km/h e 120 km/h, o SUV compacto atingiu uma média de 17,9 km/l de consumo. Isso representa um consumo melhor do que um Toyota Corolla Hybrid com 15,7 km/l declarado.

Vale ressaltar também que em ambos os ciclos, o ar-condicionado do Kardian esteve sempre ligado.

Renault Kardian Evolution 2025 – Desempenho

Optar por um SUV manual atualmente pode parecer um pouco fora de senso. Não é o caso do Renault Kardian. O modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem uma boa combinação entre o motor 1.0 turbo flex de 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque com o câmbio manual de seis marchas.

Para a cidade, as saídas e acelerações permitem um alongamento da troca da primeira para segunda marcha. É possível esticar o giro do motor para acima dos 3.000 rpm sem o som do propulsor invadir a cabine. Por falar nas trocas, os engates são precisos e curtos para quem fica no anda e para dos centros urbanos. Mas foi mantendo o restante trocas entre 2.500 e 3.000 rpm que chegamos às médias citadas acima.

A suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira com barra estabilizadora é bem comum para o segmento. Ainda assim, o Kardian absorve bem as imperfeições e não transfere tanto os impactos. Os ângulos de ataque de 20° e 36° de saída vão facilitar a vida diante das valetas.

Quando o Kardian vai para a estrada, não é só o consumo que chama a atenção. A luminosidade da central multimídia e do painel de instrumentos poderiam ser melhores, mas nada que afete a direção.

A transmissão de seis trocas faz toda a diferença para deixar o motor trabalhando em um ritmo mais suave, além de permitir uma redução para as ultrapassagens e retomadas, sem precisar recorrer à quarta marcha e subir o giro.

Soma-se ao diâmetro de giro de 10,5 m, bom para o SUV de 4,11 metros, e uma direção elétrica bem calibrada, o Kardian é facilmente uma das melhores escolhas, sem o medo do câmbio automatizado de dupla embreagem das versões superiores.

Renault Kardian Evolution 2025 – preços e versões

  • Renault kardian Evolution MT – R$ 106.990
  • Renault Kardian Evolution AT – R$ 118.090
  • Renault Kardian Techno – R$ 129.990
  • Renault Kardian Première Edition – R$ 138.990

Renault Kardian Evolution manual 2025 – ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável

Taxa de compressão: 11,0:1

Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm

Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm

Peso/potência: 9,52 kg/cv

Peso/torque: 53,9/kgfm

Câmbio: manual de seis marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 11,4 s na gasolina e 11 s no etanol

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo Inmetro: 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina  

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg

Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/60 R16

Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus

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