Renault desiste do Arkana (de novo) e lançará mais 3 elétricos no Brasil

Mobiauto teve acesso ao plano atualizado de eletrificação da marca, que deixará o motor híbrido para produtos nacionais e apostará em importados elétricos
LF
Por
24.07.2023 às 17:57
Mobiauto teve acesso ao plano atualizado de eletrificação da marca, que deixará o motor híbrido para produtos nacionais e apostará em importados elétricos

A Renault rejeitou duas vezes o Arkana no Brasil. O SUV cupê compacto-médio, que chegou a ter sua produção cogitada para acontecer por aqui no final dos anos 2010, acabou cancelado. Mais recentemente, teve sua importação cogitada com motor híbrido. Um protótipo, inclusive, foi flagrado noPaís pelo Autos Segredos. Agora, a Mobiauto pode afirmar que o projeto foi cancelado de vez.

O motivo para a nova desistência do Renault Arkana foi simples: custo. Executivos da fabricante entenderam que seria difícil posicioná-lo no mercado em meio a competidores que ou são produzidos localmente (Toyota Corolla Cross) ou possuem mais apelo em relação a porte ou desempenho (BYD Song Plus ou GWM Haval H6 HEV).

Você também pode se interessar por:

Assim, o Arkana E-Tech 145, que traz um motor 1.6 híbrido de até 145 cv, terá como serventia o aproveitamento de seu conjunto mecânico para a futura gama de produtos nacionais híbridos flex da Renault, um projeto que ainda se encontra em estágio inicial e a Mobiauto antecipou em primeira mão em maio deste ano.

Isso não significa que a fabricante do losango tenha desistido de lançar produtos importados no País. Pelo contrário. Nossa reportagem teve acesso exclusivo ao plano de lançamentos da marca até 2026.

Dois novos elétricos em 2024, um em 2025

Além do SUV de entrada HJF e de uma nova família com três produtos compactos-médios, o cronograma prevê três inéditos modelos 100% elétricos a serem lançados nos próximos dois anos, dois em 2024 e um em 2025.

Quais são eles? Isso a Renault ainda não divulgou a seus concessionários, até porque sua gama de veículos elétricos ainda é restrita, mesmo na Europa. Por enquanto, a empresa conta com Kwid E-Tech (vendido como Dacia Spring), Zoe E-Tech, Kangoo E-Tech, Mégane E-Tech e Master E-Tech no Velho Continente.

Desses, apenas a Master elétrica não foi comercializada (ainda) no Brasil. A Mobiauto aposta que a van deve ser um dos lançamentos, porém já após uma troca de geração na Europa, chegando ao mercado ainda no ano que vem.

O SUV Renault 4 e o hatch esportivo Renault 5, ambos existentes ainda como conceitos, são candidatos caso virem modelos de produção, como carros de estilo e fortalecimento de imagem da marca. Ambos, inclusive, podem promover a morte do Zoe E-Tech.

Outro candidato a vir é o Scénic E-Tech, também previsto para ser lançado em outros mercados até 2024.

Comentários