Renault desiste do Arkana (de novo) e lançará mais 3 elétricos no Brasil
A Renault rejeitou duas vezes o Arkana no Brasil. O SUV cupê compacto-médio, que chegou a ter sua produção cogitada para acontecer por aqui no final dos anos 2010, acabou cancelado. Mais recentemente, teve sua importação cogitada com motor híbrido. Um protótipo, inclusive, foi flagrado noPaís pelo Autos Segredos. Agora, a Mobiauto pode afirmar que o projeto foi cancelado de vez.
O motivo para a nova desistência do Renault Arkana foi simples: custo. Executivos da fabricante entenderam que seria difícil posicioná-lo no mercado em meio a competidores que ou são produzidos localmente (Toyota Corolla Cross) ou possuem mais apelo em relação a porte ou desempenho (BYD Song Plus ou GWM Haval H6 HEV).
Você também pode se interessar por:
- Renault Duster pode ter sucessor com outro nome para conviver com atual
- Exclusivo: novo SUV Renault será assim e pode ressuscitar nome famoso
- Renault: Sandero Stepway ganha motor turbo que estará no SUV HJF
- Novo Nissan Kicks conviverá com antigo e marca quer quadruplicar produção
Assim, o Arkana E-Tech 145, que traz um motor 1.6 híbrido de até 145 cv, terá como serventia o aproveitamento de seu conjunto mecânico para a futura gama de produtos nacionais híbridos flex da Renault, um projeto que ainda se encontra em estágio inicial e a Mobiauto antecipou em primeira mão em maio deste ano.
Isso não significa que a fabricante do losango tenha desistido de lançar produtos importados no País. Pelo contrário. Nossa reportagem teve acesso exclusivo ao plano de lançamentos da marca até 2026.
Dois novos elétricos em 2024, um em 2025
Além do SUV de entrada HJF e de uma nova família com três produtos compactos-médios, o cronograma prevê três inéditos modelos 100% elétricos a serem lançados nos próximos dois anos, dois em 2024 e um em 2025.
Quais são eles? Isso a Renault ainda não divulgou a seus concessionários, até porque sua gama de veículos elétricos ainda é restrita, mesmo na Europa. Por enquanto, a empresa conta com Kwid E-Tech (vendido como Dacia Spring), Zoe E-Tech, Kangoo E-Tech, Mégane E-Tech e Master E-Tech no Velho Continente.
Desses, apenas a Master elétrica não foi comercializada (ainda) no Brasil. A Mobiauto aposta que a van deve ser um dos lançamentos, porém já após uma troca de geração na Europa, chegando ao mercado ainda no ano que vem.
O SUV Renault 4 e o hatch esportivo Renault 5, ambos existentes ainda como conceitos, são candidatos caso virem modelos de produção, como carros de estilo e fortalecimento de imagem da marca. Ambos, inclusive, podem promover a morte do Zoe E-Tech.
Outro candidato a vir é o Scénic E-Tech, também previsto para ser lançado em outros mercados até 2024.
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Renault Kardian Techno: confira detalhes da versão intermediária em 30 fotos
- Novidades sobre carros
10 SUVs 0 km com preço de hatch que você não sabia
- Curiosidades
Nissan Terrano: como é o Duster com cara de Frontier que não veio ao Brasil
- Notícias
Novo Renault Kardian pode roubar as vendas de VW Nivus e Fiat Pulse?
- Novidades sobre carros
Novo Renault Twingo chega em 2026 e terá preço de BYD Dolphin Mini
- Novidades sobre carros
Novo Renault Captur: o que mudou no SUV e por que ele não vem ao Brasil
- Novidades sobre carros
10 SUVs pra você andar na moda por até R$ 60 mil
- Novidades sobre carros
Criticado pelo preço, Dolphin Mini já é o elétrico mais vendido do Brasil
- Novidades sobre carros
VW Saveiro a Renault Duster: os últimos carros do Brasil com motor 1.6 em 2024