Quais carros híbridos não pagam IPVA?
Com 101.642 unidades emplacadas em 2025, os carros híbridos estão conquistando, aos poucos, o coração do brasileiro. E para intensificar a escolha sustentável da população, alguns governos estaduais oferecem isenções e descontos para veículos parcialmente elétricos.
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é aplicado a todos os veículos que transitam no Brasil legalmente e possuem menos de 20 anos. A alíquota desse imposto varia entre 3% e 4% dependendo do estado. Porém alguns modelos eletrificados ganham vantagem dessas condições de acordo com a localização.
Você também pode se interessar por:
- 15 carros híbridos mais vendidos em julho de 2025
- Teste: BYD Song Plus é bom de estrada e faz 17,4 km/l
- Fiat Fastback Impetus Híbrido 2026: 60 fotos da versão 1.0 mais completa do SUV
- Jetour é mais uma marca chinesa que chegará ao Brasil; conheça
Falando especificamente sobre carros híbridos, dos 26 estados brasileiros apenas quatro oferecem alíquota zerada de IPVA para modelos parcialmente a combustão. Veja as condições:
- Distrito Federal: oferece isenção total de IPVA para todos os carros híbridos que foram adquiridos no estado
- Minas Gerais: oferece isenção total de IPVA para todos os carros híbridos movidos a gás natural ou etanol produzidos no estado
- Amapá: oferece isenção total para carros híbridos até 2026
- São Paulo: isenta o IPVA dos carros híbridos cujo motor a combustão é movido a etanol ou flex e custa até R$ 250 mil
Reprodução/Mobiauto
Ou seja, na verdade só o Distrito Federal, de fato, beneficia uma parcela significativa da população. Oferecendo condições que abrangem todos os carros elétricos e híbridos independente do ano e local de fabricação.
Em Minas Gerais, os únicos modelos híbridos que possuem fabricação local e entram na regra de isenção são o Fiat Pulse Hybrid e Fiat Fastback Hybrid. Fabricados em Betim, com o sistema híbrido-leve (MHEV) de 12V que não tem autonomia elétrica e não necessita de carregamento. O conjunto apenas auxilia o motor a combustão em momentos de necessidade com retomadas e ultrapassagens.
E em São Paulo, os modelos que se enquadram na regra de isenção são os híbridos flex Toyota Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid.
Reprodução/Mobiauto
Apesar de apenas esses estados oferecerem isenção de IPVA para carros híbridos, outros cinco estados cedem descontos para quem optar pela opção sustentável:
- Alagoas: oferece isenção para todos os carros híbridos apenas no primeiro ano. Com alíquota inicial de 0,75% que dobra nos anos seguintes (1,5%)
- Amazonas: oferece isenção parcial, na qual os carros híbridos pagam 3% de alíquota, ao invés de 4%
- Maranhão: oferece alíquota de 2,5 %, ao invés de 3%, para os carros híbridos comprados e licenciados no estado
- Mato Grosso do Sul: oferece 70% de desconto para carros com tração elétrica
- Rio de Janeiro: oferece isenção no primeiro ano e alíquota de 1,5% para todos os carros híbridos, ao invés de 4% nos anos seguintes
Ou seja, dos 26 estados do Brasil apenas nove possuem programas de incentivo a compra de veículos híbridos. E além desses, apenas seis (Bahia, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul) apresentam condições de descontos nas alíquotas de IPVA de carros totalmente elétricos.
Então a resposta para a pergunta “Quais híbridos não paga, IPVA?” é relativa, depende do estado. Mas em geral, todos os modelos se enquadram nos programas de isenção fiscal. Seja ele híbrido plug-in (PHEV), híbrido pleno (HEV) ou híbrido leve (MHEV).
Reprodução/Mobiauto
E se você mora em algum dos seguintes estados, não terá nenhum benefício fiscal por ter um híbrido na garagem
- Acre
- Tocantins
- Roraima
- Sergipe
- Mato Grosso
- Goiás
- Espírito Santo
- Santa Catarina
- Paraná
Embora o cenário não seja dos mais otimistas, a tendência é que mais estados incentivem a compra de modelos sustentáveis. E, independentemente do tamanho, qualquer “ajudinha” para diminuir os valores exorbitantes de impostos sobre os carros são bem-vindas.
Por Marcela Cavirro
