Teste: BYD Song Plus é bom de estrada e faz 17,4 km/l

Rodamos cerca de 800 km com o SUV e sua média superou os índices do Inmetro
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05.08.2025 às 17:10
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Rodamos cerca de 800 km com o SUV e sua média superou os índices do Inmetro

Quando se fala em comprar com um carro híbrido plug-in ou elétrico, um dos empecilhos é: mas e as grandes distâncias? É possível? Pensando nisso, a Mobiauto realizou um teste com o BYD Song Plus 2026 encarando a estrada e ele não decepcionou.

Mas antes, importante ressaltar que o Song Plus recebeu atualizações na linha 2026, a principal delas está no visual. O SUV ganhou o rosto da linha Ocean com elementos como grade minimalista e faróis afilados.

As lanternas também ganharam um novo arranjo, assim como o design das rodas de liga leve de 19”. No interior, foi adicionado uma nova manopla de câmbio e o head-up display, onde o motorista consegue ter espelhado no para-brisa algumas informações.

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Falando agora sobre a experiência, ao todo foram sete dias de teste, passando pelas cidades paulistas: São Paulo, Piracicaba, São José do Rio Preto e Mirassol. Foram 795 km rodados, sendo mais de 90% em rodovias, fazendo com que o SUV atingisse uma média de 17,4 km/l.

Lucas Frasson/Mobiauto

Lucas Frasson/Mobiauto

Entretando, o medidor na estrada pode te enganar, quando saí para a volta, de São José do Rio Preto para Piracicaba, o modelo marcava 395 km a serem rodados para o trajeto de 316 km. Porém, com o tempo, a diferença foi caindo, e o abastecimento se deu por uma questão de precaução, já que o odômetro marcava mais 96 km para rodar no modo híbrido e outros 57 km no modo elétrico e o trajeto ainda era de 87 km.

Lucas Frasson/Mobiauto

Lucas Frasson/Mobiauto

Na estrada, o conjunto híbrido de 235 cv e 40,8 kgfm de torque combinados é a melhor pedida, que se mostra bem ágil. Durante o trajeto, o modelo era ocupado com três pessoas, além das malas de cada um dos ocupantes, somado ao ar-condicionado ligado.

Já na cidade, o motor elétrico tem seus momentos, principalmente na hora que o trânsito está maior ou em pequenas retomadas é possível identificar o pequeno zunido causado pelo motor elétrico de 197 cv.

Mas e a recarga?

Quando se viaja em um modelo elétrico o ideal é se planejar. Como ficaria hospedado fora de casa uma noite, optei por um hotel que havia a possibilidade de carregar o modelo se necessário, o que não ocorreu

Além disso, hoje, é possível encontrar aplicativos que indicam onde há pontos de recarga para o trajeto. Como teste, na volta de São José do Rio Preto para Piracicaba, fiz uma pesquisa como curiosidade, e parei em dois postos indicados.

Lucas Frasson/Mobiauto

Lucas Frasson/Mobiauto

No Posto Bambina em Araraquara (SP), havia um carregador, que estava disponível. Já no Castello em São Carlos (SP), havia três carregadores, todos fornecidos pela Volvo, um deles sendo utilizados por um BYD Dolphin. Ou seja, cada vez mais a estrutura para viagens com esse tipo de veículo aumenta.

Bom na estrada e na cidade

Lucas Frasson/Mobiauto

Lucas Frasson/Mobiauto

Em termos de agilidade, o Song Plus 2026 não decepciona. O SUV híbrido entrega uma boa dirigibilidade em ambos os cenários. Na estrada, as respostas do acelerador são rápidas, assim como a frenagem.

Já na cidade, seu ponto positivo está no diâmetro de giro. Mesmo se tratando de um modelo de 4,70 metros de comprimento e 1,89 m de largura. A capacidade de manobra surpreende, o que faz com que o modelo não passe dificuldades mesmo em vagas ou curvas mais fechadas.

Conforto e tecnologia

Além do bom espaço interno, o conforto do BYD Song Plus chama a atenção. Os bancos possuem revestimento de couro e há locais com acabamento macio ao toque pela cabine, além da iluminação interna com luzes RGB.

Lucas Frasson/Mobiauto

Lucas Frasson/Mobiauto

A central multimídia é de 15,6 polegadas com Android Auto e Apple Car Play sem fio. Um ponto que divide opiniões é o acúmulo de funções na central de entretenimento, como ar-condicionado. Um pouco mais de comandos físicos facilitaria a vida do motorista, principalmente enquanto dirige.

BYD Song Plus 2026 – Ficha Tecnica

Lucas Frasson/Mobiauto

Lucas Frasson/Mobiauto

Motor: 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina com injeção direta, 98 cv de potência e 12,4 kgfm de torque.
Motor elétrico dianteiro: 197 cv de potência e 30,6 kgfm de torque
Potência e torque combinados: 235 cv e 40,8 kgfm
Bateria: 18,3 kWh
Potência de recarga: 6,6 kW (AC)
Autonomia elétrica (Inmetro): 63 km
Autonomia combinada (Inmetro): 1200 km
Câmbio: automático eCVT de 1 marcha.
Dimensões: 4,70 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1.68 m de altura, 2.76 m de entre-eixos, porta-malas de 57 litros e tanque de combustível de 57 litros.

BYD Song Plus 2026 – Itens de série

  • Teto solar elétrico panorâmico com anti-esmagamento
  • Amortecedor pneumático do capô
  • Antena Shark
  • Abertura e fechamento elétricos do porta-malas
  • Faróis Full Led Crystal Diamond
  • Faróis inteligentes
  • Função Follow me Home
  • Sensor crepuscular
  • Luzes indicadoras de direção dinâmicas traseiras
  • Daytime Running Light (DRL)
  • Luz de neblina traseira
  • Lanterna traseira em LED
  • Luz ambiente configurável (cor e intensidade)
  • Luzes de leitura touch em LED
  • Volante multifuncional
  • Painel de instrumentos TFT de alta resolução e personalizável de 12.3"
  • Recarregamento wireless de celular
  • Cortina de teto retrátil
  • Apoio de braço central com 02 porta-copos
  • Tomada 12V
  • Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação
  • Bancos com Revestimento em revestimento Premium Sustentável
  • Ajuste elétrico do banco do motorista (8)
  • Ajuste elétrico do banco do passageiro da frente (4)
  • Encosto do banco traseiro com ajuste reclinável
  • Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
  • Head-up display (HUD)
  • Limpador de parabrisa automático
  • Direção elétrica
  • Freio de estacionamento elétrico (EPB)
  • Autohold (AVH)
  • Keyless (abertura/fechamento e partida remotos)
  • Airbags laterais dos bancos dianteiros
  • Airbags de cortina
  • Aviso do uso de cinto de segurança (todos os assentos)
  • Sensor de pressão dos pneus (TPMS)
  • Freio ABS
  • Controle de estabiidade (ESC)
  • Controle de tração (TCS)
  • Sistema eletrônico anticapotamento (RMI)
  • Controle dinâmico do veículo (VDC)
  • Piloto automático adaptativo inteligente (ACC + stop n' go)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Frenagem automática de emergência (AEB)
  • Assistente de mudança de faixa (LCA)
  • Assistente de permanência em faixa (LKA)
  • Detector de Ponto Cego (BSD)
  • Sistema de detecção para abertura de portas (DOW)
  • Assistente de descida (HDC)
  • Chave presencial
  • Freios regenerativos inteligentes
  • Assistente de partida em rampa (HHC)
  • Airbags frontais
  • Sensores de estacionamento (frontal e traseiro)
  • Retrovisores externos elétricos rebatíveis com aquecimento
  • Retrovisor traseiro fotocrômico
  • Função NFC no celular
  • 4 entradas USB
  • Bluetooth
  • Câmera 360° 3D panorâmica
  • Otimização de som premium Infinity
  • 10 alto falantes
  • Chamada bluetooth com Noise Reduction
  • Multimídia com tela flutuante de 15,6"
  • Rotação elétrica da tela multimídia
  • Cartão NFC
  • Esterilização do ar por Alta Temperatura
  • Saída de ar para os bancos traseiros
  • Ar condicionado automático dual zone

BYD Song Plus 2026 – vale a pena comprar?

Claro que o valor de R$ 249.990 pesa, contudo, o modelo pode ser uma boa escolha. Principalmente para quem roda uma boa quilometragem na cidade. No entanto, como nosso teste provou, o Song Plus pode ser capaz de rodar bastante na estrada sem um único abastecimento, graças ao bom casamento do conjunto híbrido plug-in.

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Jornalista Automotivo

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Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.