Por que a Leapmotor desistiu de ter um rival contra o BYD Dolphin Mini no Brasil
O Leapmotor T03 não vem mais ao Brasil, pelo menos por enquanto. O desenho do plano da marca chinesa, parceira da Stellantis em solo brasileiro, era trazer o Leapmotor C10 e na sequência o T03, esse último um subcompacto elétrico, rival ideal para o BYD Dolphin Mini.
E o motivo da desistência tem nome e sobrenome. Estamos falando do Leapmotor B10, um SUV médio, que foi confirmado pela marca para desembarcar por aqui junto do C10 no segundo semestre de 2025.
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Mas o que levou a Leapmotors a mudar sua estratégia? A resposta é simples: posicionamento de marca. Inicialmente, a marca chinesa atacaria em duas frentes, com o C10 nos SUVs elétricos grandes e com o T03 nos subcompactos elétricos, exatamente onde o Dolphin Mini é soberano.
No entanto, a montadora analisou o mercado brasileiro e preferiu fazer como a Ford: atuar com produtos de maior valor agregado e, consequentemente, posicionar a marca em um patamar mais elevado.
Não estamos falando somente da semelhança de importadora que a Ford tem atualmente, mas também como marca que não oferece mais veículos abaixo dos R$ 150 mil, por exemplo.
Com o T03, a Leapmotors teria de praticar um preço competitivo contra o Dolphin Mini, vendido em duas versões por R$ 118.800 (quatro lugares) e R$ 122.800 (cinco lugares).
O Leapmotor T03 inclusive chegou a ser flagrado em testes no Brasil. Na Europa, o subcompacto elétrico tem um motor elétrico de 95 cv e oferece 280 km de autonomia no ciclo WLTP. Já seu porte é de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, praticamente o mesmo de um Renault Kwid E-Tech.
Mesmo assim, a Leapmotor preferiu tomar outro rumo. Até 2027, a marca planeja trazer mais dois carros para o Brasil. Então, quem sabe, o T03 não esteja nessa dupla que ainda está por vir.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.