Por que a Chevrolet desistiu de vender Onix Plus na China

Competição interna no mercado chinês e rejeição do motor três-cilindros é o que motivaram o fim do sedan no país asiático
LF
Por
02.08.2023 às 16:40
Competição interna no mercado chinês e rejeição do motor três-cilindros é o que motivaram o fim do sedan no país asiático

O Chevrolet Onix Plus, líder de vendas da categoria de sedans no Brasil, sumiu do publicador da marca na China e não é encontrado mais para compra. O três-volumes já dava sinais de “fim de linha” no país asiático há um tempo, e parece ter deixado de vez as lojas.

O número de vendas era o que mais demonstrava a má aceitação do Chevrolet Onix Plus na China. Em seu auge, chegou a ter 10.000 carros vendidos por mês e um total de 100.000 no ano. Números bons para o Brasil, mas ruins em relação ao mercado local, onde os líderes vendem, em média, mais de 30 mil unidades mensais.

No último ano, a marca foi ainda pior: o sedan da Chevrolet vendeu 2.841 unidades em seu melhor mês.

Você pode se interessar por:

Com o baixo volume de vendas, a Chevrolet passou a ofertar o modelo com até 45% de desconto, tendo a versão de topo Redline, por exemplo, custando R$ 39.000 (na conversão direta). Já as outras, mais básicas, tiveram preços reduzidos para uma média de R$ 30.000, na conversão direta. E mesmo assim a marca teve dificuldades para zerar seus estoques.

O principal motivo disso tudo é que o público chinês não aceitou bem o motor três-cilindros, projeto que nasceu no próprio País, segundo a Quatro Rodas. As mídias especializadas chinesas alegam ruído elevado, vibrações excessivas do carro, além de acelerações mais ariscas nas versões com câmbio automático.

Vale lembrar que o Onix Plus era comercializado, nas opções de entrada, com motor 1.3 aspirado três-cilindros de até 107 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. Sendo que as nas configurações mais completas, contava com um 1.0 turbo de até 125 cv de potência e câmbio automático de seis.

Outro motivo para o fim da linha do Onix Plus foi a chegada do novo Chevrolet Monza, que também é um sedan, mas conta com motor quatro-cilindros 1.5. Maior e sem contar com motor de três cilindros, o Monza jogou o Onix Plus para escanteio, que agora será produzido em apenas dois países: Brasil e Uzbequistão.

Comentários