Peugeot e-208 GT é elétrico com pegada esportiva e parte de R$ 244.990

Diferentemente das versões 1.6, argentinas, versão elétrica do hatch vem importado da Europa para ser opção mais cara e equipada do modelo no Brasil
Renan Bandeira
Por
28.09.2021 às 10:44
Diferentemente das versões 1.6, argentinas, versão elétrica do hatch vem importado da Europa para ser opção mais cara e equipada do modelo no Brasil

A Stellantis apresentou nesta terça-feira (28) o Peugeot e-208 GT. A versão elétrica do hatch da marca francesa estará disponível apenas em concessionárias de São Paulo e Rio de Janeiro, em um primeiro momento, e custará R$ 244.990.

O plano do grupo é expandir a oferta do modelo posteriormente para novos estados. Diferentemente dos 208 equipados com motor a combustão, que vêm importados da Argentina, o elétrico será trazido diretamente da Europa.

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Acabamento interno e visual

Até por isso, o e-208 GT oferece um acabamento interno mais sofisticado, que a Mobiauto pôde conferir de perto durante o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, que aconteceu na última semana, em São Paulo capital.

O volante é o multifuncional i-cockpit, que já vemos nas versões convencionais, com diâmetro reduzido e bases inferior e superior achatadas. Ele fica posicionado abaixo do cluster 100% digital 3D, como nas versões convencionais. No caso da versão elétrica, ele ainda carrega a assinatura GT. 

Diferentemente das versões 1.6, argentinas, versão elétrica do hatch vem importado da Europa para ser opção mais cara e equipada do modelo no Brasil

O envolvente do painel de instrumentos tem acabamento macio ao toque em toda a parte, e não só na faixa central, como no 208 a combustão argentino. A central multimídia é maior, com 10 polegadas (3 polegadas a mais do que as versões flex), e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo.

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O e-208 GT ainda conta com alavanca do câmbio automático do tipo joystick e uma porta USB-C para carga lenta na primeira fileira. Os bancos possuem apoios laterais mais proeminentes e utilizam revestimento com tecido reciclado no centro e faixas de couro nas bordas.

Por fora, pouco muda em relação às versões convencionais. Os faróis seguem full-LED com os “dentes de sabre” também em LED, mas as lanternas enfim ganham os LEDs que o 208 flex ignorou. 

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Outra diferença está no conjunto roda-pneu, que no 208 elétrico é de 17 polegadas, com pneus 205/45 de perfil baixo e tecnologia runflat. As caixas de roda possuem molduras em preto brilhante e a grade é estilizada com pontilhados amarelos. Aliás, a cor amarela para a carroceria é exclusiva da opção.

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Motor e bateria

O motor elétrico único, posicionado no eixo dianteiro do Peugeot e-208 GT, rende 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio que, como em todo modelo elétrico, tem uma relação fixa de apenas uma marcha. Ele ainda tem três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e, segundo a Stellantis, acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.

Sabemos que são propostas diferentes, mas, como base para comparação, o 208 1.6 aspirado flex rende 115/118 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,1 kgfm de torque. Seu torque, inclusive, supera em 1 kgfm o do esportivo VW Polo GTS.

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O novo 208 elétrico, na verdade, é ainda mais potente e forte que o recém-lançado Fiat 500e, que também pertence ao grupo Stellantis e oferece 118 cv e 22,4 kgfm. 

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As baterias do e-208 são de íon-lítio e têm 50 kWh de capacidade, o que gera uma autonomia de até 340 quilômetros em ciclo WLTP. Elas recebem auxílio dos freios regenerativos, que, por meio do sistema B-mode, recuperam a energia dissipada nas frenagens para recarregá-las.

Em um carregador do tipo rápido DC, de 100 kWh, é possível recarregar 80% da autonomia do e-208 GT em 30 minutos. No entanto, em um wall box AC de 7,4 kWh, o tempo vai para seis horas; em um de 22 kW, são quatro horas. Em tomadas domésticas de 1,8 kW, carregar 80% leva 25 horas.

Segundo a Stellantis, o Peugeot e-208 GT terá garantia de oito anos ou 160.000 quilômetros.

Dimensões e especificações técnicas

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O e-208 GT é construído sobre a plataforma e-CMP, uma versão da já conhecida estrutura modular da Stellantis preparada para receber a tecnologia elétrica. Em relação às dimensões do 208 com motor térmico, muda apenas a altura em relação ao solo, em que o térmico tem suspensões 2,3 cm mais elevadas.

Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 1.960 mm de largura (com espelhos); 1430 mm de altura; 2.540 mm de entre-eixos; Porta-malas: 311 l; altura mínima do solo (um condutor / todos os ocupantes): 141 / 112 mm.

As suspensões são do tipo McPherson na dianteira, e travessa deformável panhard na traseira. Já a direção tem assistência elétrica variável.

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Expansão da rede e portfólio

A marca promete expandir a oferta para Brasília, Curitiba, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul até o início de 2022. Além disso, pretende dominar o segmento de elétricos no Brasil com o e-208.

Os 20 primeiros clientes receberão o wallbox de 7,4 kW gratuitamente, porém a instalação será cobrada a parte. A marca ainda promete lançar mais um elétrico no Brasil este ano, a van e-Expert.

Principais itens de série do e-208

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A versão GT do 208 elétrico chega para ser a opção de topo do portfólio. A configuração é a mesma vendida na Europa, mas ganha proteção em chapas de metal para o banco de baterias, reforço na bandeja das suspensões, pneus run-flat e uma nova calibração do ar-condicionado para ter melhor desempenho.

Além disso, conta com itens como piloto automático, alerta de colisão com frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de fadiga, reconhecimento de placas, assistente de farol alto, carregador por indução e câmera 180º que mostra uma visão aérea do veículo e auxilia nas manobras.

Imagens: Divulgação / Peugeot

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