Os SUVs mais potentes e furiosos do mundo

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira
FV
Por
19.05.2022 às 10:17
Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

A Cadillac revelou na última semana os detalhes do Escalade-V, o carro mais potente e caro de sua história. Desenvolvido pela V-Series, a divisão de alto desempenho da marca, o modelo combina luxo a uma mecânica poderosa para entrar no seleto grupo dos SUVs mais poderosos do mundo.

O motor 6.2 V8 Supercharged movido a gasolina é sobrealimentado por um compressor mecânico para gerar nada menos que 692 cv de potência e 90,2 kgfm de torque. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

Combinado a um câmbio automático de dez marchas e ao sistema de tração integral, esse conjunto permite ao Escalade-V levar os seus mais de 2.800 kg da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

Os dados técnicos e de desempenho do Escalade-V são realmente impressionantes por se tratar de um veículo grande e pesado, mas saiba que há outros SUVs tão ou mais potentes e rápidos que o Cadillac. Confira a seguir:

Leia também: BMW iX, o SUV elétrico que parece sala de cinema com peças de cristal

Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

A versão mais nervosa do Porsche Cayenne combina o motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv de potência e 78,5 kgfm de torque a um propulsor elétrico de 136 cv e 40,8, para entregar parrudos 680 cv e 91,8 kgfm combinados. Com esse conjunto, o SUV alemão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 295 km/h.

Um detalhe importante: apesar de toda essa disposição para acelerar, o Cayenne Turbo S E-Hybrid tem consumo médio declarado de 25,6 km/l  no ciclo NEDC. Rodando apenas no modo elétrico, o SUV pode percorrer 40 km sem gastar uma gota de gasolina. Há ainda a função E-Charge, que prioriza o uso do motor V8 para que ele recarregue as baterias de 14,1 kWh.

Leia também: Apple, Sony e Xiaomi correm para fabricar carros elétricos. Vão conseguir?

Aston Martin DBX707

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

A marca favorita do agente secreto James Bond apresentou no começo do ano uma versão ainda mais potente do SUV DBX. Como o seu próprio nome já destaca, o DBX707 é movido por um motor 4.0 V8 biturbo fornecido pela Mercedes-Benz, que gera 707 cv de potência e 91,8 kgfm de torque. São 157 cv e 20,4 kgfm a mais que a variante convencional.

Dotado de suspensão pneumática e tração integral, o DBX707 troca o câmbio automático epicíclico por uma caixa automatizada de nove marchas e dupla embreagem banhada a óleo, para priorizar o desempenho e suportar a potência extra. 

De acordo com a Aston Martin, o DBX707 precisa de apenas 3,3 segundos para ir da imobilidade até os 100 km/h, e atinge a maior velocidade máxima entre todos os SUVs de produção em série no mundo: 310 km/h.

Leia também: Avaliação: Mercedes-GLB, o rival de luxo de Jeep Commander e Toyota SW4

Jeep Grand Cherokee Trackhawk

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

Ele já ocupou o posto de SUV mais potente e rápido do mundo, mas perdeu o título para o “primo” Dodge Durango Hellcat pouco tempo depois. Ainda assim, o Jeep Grand Cherokee Trackhawk apela para o motor Hemi 6.2 V8 Supercharged a gasolina do cupê Dodge Challenger Hellcat. Assim, consegue fritar o asfalto.

São 717 cv de potência e 89,1 kgfm de torque, enviados às quatro rodas por meio de tração integral combinada a um câmbio automático de oito marchas fornecido pela ZF. Mesmo pesando mais de duas toneladas, o Jeep mais potente de todos os tempos precisa de apenas 3,5 segundos para sair da inércia até os 100 km/h.

Leia também: Picapes elétricas invadem mercado com muito estilo e força de caminhão

Dodge Durango Hellcat

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

Embora seja equipado com o mesmo motor do Jeep Grand Cherokee Trackhawk, o Durango Hellcat consegue extrair um pouco mais de potência do V8 sobrealimentado por compressor mecânico: 720 cv, sendo os mesmos 89,1 kgfm de torque do Jeep.

O grandalhão utiliza amortecedores adaptativos, freios Brembo e pneus Pirelli Scorpion Zero para lidar com toda essa cavalaria, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h. 

A usina de força sob o capô, combinada ao mesmo câmbio automático de oito velocidades e a um sistema similar de tração integral, confere ao SUV da Dodge uma capacidade de reboque de quase 4 toneladas.

Leia também: Como a China comunista fez vendas de carros superluxo baterem recordes

Tesla Model X Plaid

Sofisticados e com potência acima dos 650 cv, estes seis grandalhões fazem muito esportivo consagrado comer poeira

Enquanto a maioria dos fabricantes investem na eletrificação para reduzir as emissões de carbono, a Tesla mostra que é capaz de ir além. A versão mais potente do SUV Model X utiliza três motores elétricos para gerar impressionantes 1.034 cv de potência e mais de 100 kgfm de torque combinados.

O desempenho do Model X Plaid é insano: 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e velocidade máxima de 262 km/h. Para efeito de comparação, o Porsche Taycan Turbo S precisa de 2,8 segundos para atingir os 100 km/h.

Dotado de uma bateria de 100 kWh, o Tesla Model X Plaid tem autonomia urbana estimada de 625 km. Além disso, é equipado com um supercomputador que permite aos ocupantes se distraírem com jogos do Playstation 5, por exemplo.

Você também pode se interessar por:

24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022
Por que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio em SP
Os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2021
Cinco razões para pensar bem antes de comprar um SUV

Comentários