O raro Fiat Mobi Furgão que só seu carteiro dos Correios pode dirigir

Hatch adaptado custou 63% do preço de um furgão convencional e pode acessar becos e vielas
Renan Rodrigues
Por
20.09.2023 às 15:21
Hatch adaptado custou 63% do preço de um furgão convencional e pode acessar becos e vielas

Você já deve ter se surpreendido com um carro com aspecto conhecido, mas “diferente" daquilo que estamos acostumados sendo dirigido por algum funcionário dos Correios, certo? Pois esse é o Fiat Mobi projetado especialmente para a estatal.

Os Correios atualizaram sua frota de veículos em 2023 com o objetivo de melhorar seus serviços de entrega. Os Mobi foram distribuídos para as regiões onde o Correios fazem ao menos 70 entregas por dia. Com isso, o pequeno furgão agiliza o trabalho do carteiro.

Você também pode se interessar por:

Segundo a estatal, esses novos carros são compactos e permitem realizar entregas em todos os locais, mesmos os mais apertados, como becos e vielas, auxiliando a deixar o serviço acessível a todos os lugares.

Além disso, a economia de combustível do Mobi é algo que chama atenção. Segundo a fabricante, o veículo é capaz de fazer 9,6 km/l na cidade, quando abastecido com etanol, e 13,5 km/l na gasolina. Já na estrada esses valores aumentam para 10,4 km/l e 15 km/l, respectivamente.

Outro ponto é com relação ao preço. Apesar de o valor não ter sido divulgado, os Correios afirmam que o Mobi adaptado custa apenas 63% do preço dos outros veículos da frota da empresa.

Adaptações

Internamente, o carro possui apenas o banco do motorista. Ao lado, no local do banco do passageiro, foi instalada uma caixa que permite aos carteiros colocarem correspondências.

Na parte traseira, nada de bancos. O Mobi ganhou uma divisória feita de plástico que lembra bastante a da Fiorino. As portas seguem funcionais, mas sem manivela para os vidros e apenas uma alavanca de emergência para abertura interna das portas.

O compartimento de carga possui iluminação e o que aparenta ser um acesso para o porta-malas. Aliás, a tampa do porta-malas segue funcional e ainda é de vidro, mas ganhou um revestimento de plástico para dificultar possíveis furtos.

Investimento nos Correios

Nos últimos anos, os Correios investiram cerca de R$ 350 milhões para melhorar e expandir sua frota de veículos. A estatal adquiriu 5.092 carros e 1.753 bicicletas de entrega com baús. Os novos carros Fiat Mobi foram adicionados à frota em agosto de 2022, e agora eles estão disponíveis em todo o país.

Comentários